Um ano do fenômeno "Drivers License", de Olivia Rodrigo!

Hoje, 08 de janeiro de 2022, faz um ano que o mundo descobria e idolatrava o talento de Olivia Rodrigo com seu single de estreia, a power ballad "Drivers License". Com uma decepção amorosa e uma produção minimalista com piano, bumbo e harmonias, a jovem com 17 anos se tornou a maior revelação na música no ano e garantiu seu lugar no topo das paradas mundialmente. Vamos relembrar um pouco mais do impacto deste hit?

Quem era Olivia Rodrigo antes de Drivers License?

Para quem não sabe, Olivia Rodrigo já estrelava na época a então recém-lançada série do Disney+, High School Musical: The Series. Ela inclusive já possuía uma composição para chamar de sua dentro da trilha sonora, "All I Want". Apesar de já ser queridinha dos fãs da série, a música fez sucesso apenas dentro da bolha deste público.


Mas tudo parecia estar caminhando para um acontecimento divisor de águas na carreira da artista. Quando a série foi renovada para a segunda temporada em 2021, a cantora assinou contrato com a Geffen Records, onde ela lançaria a princípio um EP. Após ter falado de seu primeiro single algumas vezes em 2020, no dia 04 de janeiro de 2021 a canção foi anunciada e no dia 08 foi lançada, junto de um videoclipe icônico. Impossível não lembrar da figura tão emblemática de Olivia Rodrigo dirigindo pelas zonas suburbanas do Estados Unidos, com um céu lilás de fundo e versos lamentando um amor perdido. Ninguém conhecia, de forma massificada, Olivia Rodrigo. Muitos nem tinham ouvido falar até este momento. Mas em menos de 24 horas, todo mundo só falava dessa música, fotos do clipe se espalhavam pelas redes sociais e a música era compartilhada incontrolavelmente por pessoas de todas as idades, que reconheciam, aplaudiam e se surpreendiam com a maturidade artística de um novo talento que chegava aos holofotes.

Background da Música

O sucesso comercial instantâneo da canção justifica o fenômeno da cena bedroom pop, caracterizada pelo estilo DIY onde jovens da Geração Z conseguiram destaque ao produzirem músicas em seus próprios quartos de uma forma muito intimista em quase qualidade de estúdio, assim como Billie Eilish, Clairo e Tate McRae. "Drivers License" traz elementos do power pop com uma leva atmosfera de indie rock. Entre as inspirações estão Taylor Swift, Lorde e Gracie Abrams. Surpreendendo com um alcance vocal louvável, versos honestos e uma produção primorosa de Dan Nigro, Olivia Rodrigo fez história ao cantar sobre a frustração de um amor que não vingou. 


A música já é boa por si só, possui um clipe hipnotizante, mas quando tem fofoca por trás, os comentários vão a outro patamar e não dá nem pra negar. A canção é uma possível shade para Joshua Bassett, com quem contracena na série de High School Musical, Há boatos que os dois namoraram em 2019 durante as filmagens e terminaram no início de 2020. Em junho do mesmo ano, Joshua e Sabrina Carpenter foram visto juntos pelos tabloides. Foi aí que surgiram os tão icônicos versos: "And you're probably with that blonde girl / Who always made me doubt / She's so much older than me / She's everything I'm insecure about". A cantora fala de uma garota de cabelos loiros e mais velha que ela. Isso já gerou tanta polêmica que até a própria Sabrina e Joshua fizeram músicas em respostas ao hit. 

O Impacto e Recepção Calorosa

A música foi um sucesso assim que foi lançada, tanto para os críticos musicais quanto comercialmente. "Drivers License" quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 100 milhões de streams no Spotify. Também quebrou o recorde para o maior número de streams globais em uma primeira semana na história da Amazon Music. e se tornou a música mais solicitada em um único dia no Alexa.

A canção estreou no topo da Billboard Hot 100, dando a Rodrigo seu primeiro single número um nos Estados Unidos, e fazendo dela a primeira artista feminina não participante do American Idol a ter seu primeiro single debutando em número um desde Lauryn Hill em 1998. No Reino Unido, a canção esteve entre as mais ouvidas e também foi primeiro lugar em diversas paradas e rádios, fazendo com que a novata da música desbancasse recordes antes tidos por veteranos como Ed Sheeran e Zayn. Ao todo foram 25 países em que ela foi #1.

No Brasil, Olivia Rodrigo se tornou a artista internacional mais ouvida no Top 200 Brasil do Spotify em 2021, além de ser a artista internacional mulher com maior número de faixas neste mesmo ranking. Todas do álbum SOUR entraram para a lista.

A canção levou prêmio de 2 VMAs, 1 Apple Music Awards e 3 Indicações ao Grammy, que ainda está para ser entregue em 2022, mas ela é uma forte concorrente. "Drivers License" entra na disputa pelo gramofone nas seguintes categorias: "Record of The Year", "Song of The Year" e "Best Pop Solo Performance".

O tão aguardado álbum de estreia SOUR

Após a sentimental "Drivers License", muitos ficaram curiosos pelo que podia vir pela frente. Foi aí que recebemos o pop atmosférico brilhante de "Deja Vu" e depois mais um grande hit para a coleção: "Good 4 U", onde a cantora mostrou suas influências inusitadas do pop punk e encabeçou toda uma nova geração do gênero mundo afora. A faixa foi a segunda a alcançar o topo da Billboard 200. 


E foi em maio que Olivia Rodrigo mostrou ao mundo, de uma vez por todas, que veio para ficar. Estou falando do álbum de estreia, SOUR, que possui esses hits e muitas outras faixas que se entrelaçam em um mix de bedroom pop, baladas viscerais e uma acidez pop punk que faz toda a diferença. Repetindo o feito dos singles, o disco quebrou mais recordes e figurou novamente no topo das paradas globais, consolidando o fenômeno em ascensão que é Olivia Rodrigo. Além disso, SOUR foi nomeado pela Billboard e Rolling Stone como o melhor álbum de 2021 e concorre ainda ao Grammy nas categorias de "Album of The Year" e "Best Pop Vocal Album".

Dica: se você gosta de faixas lentinhas e sentimentais como "Drivers License", recomendamos você a ouvir hoje algumas baladas incrivelmente memoráveis deste álbum, como é o caso de "Traitor", "Happier", "Enough For You" e "1 Step Forward, 3 Steps Back". Sobre essa última, inclusive, o Keeping Track teve a oportunidade de receber um áudio exclusivo explicando sobre a faixa, onde a cantora conta: "Eu escrevi essa música quando eu estava no carro e alguém me mandou mensagem sobre sua dieta, produtividade ou algo assim. E falou tipo 'Tudo anda bem, mas aí piora. Sempre parece um passo adiante e três para trás'. E eu pensei que era uma forma interessante de colocar. Nunca tinha ouvido algo assim. Então, pensei que seria legal trazer a ideia para um relacionamento, quando tudo é muito instável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário