No auge da sua expressão artística, Tori Kelly nos entrega o impecável “Inspired By True Events”

Após dedicar-se exclusivamente à sua carreira gospel, Tori Kelly finalmente retornou com um disco pop cheio de inspiração. Inspired By True Events traz canções que vão ficar na sua cabeça logo na primeira ouvida. 

O disco é dividido em 4 seções: cada uma com uma parte de sua vida, registrado em datas específicas. Isso é interessante para a organização do álbum frente ao ouvinte, e acaba funcionando perfeitamente neste registro.


Abrindo com “Coffee”, Tori fala sobre relacionamentos à distância e a necessidade do toque físico - de forma sutil e calma, ela expressa o momento abrindo o álbum de forma maestral. Após o primeiro interlude, o single “Change Your Mind” se inicia mostrando o potencial bubblegum pop de Tori - a canção seria facilmente um hit na voz de Ed Sheeran, por exemplo. O que a diferencia aqui é a paixão mostrada nos vocais, que simplesmente te impressionam no primeiro refrão. 


Já em “Language”, a influência jazz & blues é bem forte, com uma introdução acapella e um instrumental minimalista, valorizando os vocais da cantora ao máximo. Além da letra inteligente e sentimental, a evolução de Tori é evidente - e satisfatória. “2 Places” flerta com a instabilidade emocional que temos ao conhecer alguém - e apesar de uma canção simples, não soa como uma tentativa de somente preencher o álbum. Não é um destaque, mas não é uma falha.

Após o segundo interlude, “Kid I Used To Know” nos é apresentada. Relembrando a felicidade de sua infância, Tori consegue mudar a sonoridade mostrada sem se perder na essência do álbum. Agora, o que toma conta é um easy-listening digno das rádios adultas - e todos sabemos o potencial de Tori para qualquer gênero. “Pretty Fades” não é tão expressiva, mas assim como “2 Places”, não parece desnecessária. 

Entrando na vibe mais emocional, depois do terceiro interlude temos “Sorry Would Go A Long Way”, uma balada extremamente sentimental que fala sobre a falta de comunicação entre amantes. É uma bela composição, e a melodia se complementa à letra. “Actress” vem em seguida, falando sobre atuar na frente de todos quando por dentro, você se sente diferente. Os vocais estão suaves e o arranjo é discreto, mas com melodia marcante e pegajosa. É promissor ver tantas faixas coesas, mas ainda assim, tão diferentes.


“The Lie” parece ser uma autobiografia da exposição que a cantora teve em seu álbum de estreia Unbreakable Smile. Não é uma grande surpresa, mas ainda soa muito bem ao ouvinte. “Until I Think Of You” é, provavelmente, a mais bela canção do álbum. Unindo a beleza de uma melodia única e uma letra linda, Tori consegue nos dar uma marcante balada influenciada pelo doo-wop e jazz, algo similar ao estilo que Amy Winehouse fazia anos atrás. 

Ainda na vibe da canção anterior, após o último interlude temos “Your Words”. Da mesma forma que a anterior, a emoção toma conta da canção - mas agora, num arranjo extremamente atual e diferenciado. A dor na voz de Tori nos aproxima do sentimento que a cantora tinha no momento da gravação - e isso é raro nos dias de hoje. “Before The Dawn” fecha o projeto na versão digital, de forma simples e sucinta. O foco é no que Tori sabe fazer de melhor: cantar, e a voz dela está em evidência nesta simples mas marcante balada.

Em conclusão, Inspired By True Events marca um novo passo na carreira de Tori - ela não quer mais ser a cantora pop de seu álbum de estreia, e nem tão de nicho como seu último álbum gospel. Ela quer apenas expressar seus sentimentos através da música, entregando um trabalho que vai agradar desde seus fãs até os mais curiosos pelos talentos emergentes. Ela nunca esteve tão sincera e fiel ao seu trabalho - e isso é o mais gratificante de seu novo trabalho.