5 documentários para relembrar a trajetória e vida de Kurt Cobain

Hoje, dia 5 de abril, faz 27 anos que Kurt Cobain, fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana, morreu, também aos 27 anos. Nascido em Aberdeen, nos EUA, Cobain fez história ao lado de sua banda. O Nirvana revolucionou o grunge e deu voz à toda uma geração que se sentia rejeitada, influenciando, até hoje, músicos e jovens. Separamos 5 documentários que contam a história do astro:

1- Montage of Heck (2015)


Dirigido por Brett Morgen e feito com a cooperação de Courtney Love, esposa de Kurt, e Frances Bean, filha dele, o documentário, que demorou oito anos para ser realizado, traz um retrato da personalidade de Cobain de forma humana e profunda, contando desde a infância conturbada do cantor até seu apogeu com o Nirvana. Ao longo do filme, são mostrados fragmentos de diários, vídeos caseiros, gravações e trechos de entrevistas com Kurt, que vão deixando o telespectador mais familiarizado com os seus traços e características. Pessoas que foram próximas à Cobain também fizeram sua participação, como Krist Novoselic, baixista do Nirvana, e a própria Courtney.

Dessa forma, é possível conhecer mais sobre quem foi Kurt Cobain, sua mente e seus feitos. Mesmo que o documentário tenha um ritmo confuso em alguns momentos, não há como não ficar preso à narrativa contada, que foi feita de forma detalhada, íntima e cuidadosa.

2- Classic Albums: Nevermind (2005)


O segundo álbum de estúdio do Nirvana, Nevermind (1991), mudou a história da música e virou um clássico. Neste filme, consegue-se entender a genialidade de Kurt como músico e o motivo do disco ter se tornado tão grandioso. Krist Novoselic e Dave Grohl, integrantes do Nirvana, contam vários detalhes sobre o processo de composição do álbum, assim como Butch Vig, que foi responsável pela produção.

O documentário ainda inclui outros depoimentos, gravações originais, imagens e curiosidades do Nevermind.

3- Bare Witness: Nirvana Unplugged (1999)


O MTV Unplugged do Nirvana de 1994 foi, sem dúvida, um dos shows mais memoráveis da carreira da banda. A atmosfera fúnebre, a setlist (que foi composta, em sua maioria, por covers e sem os maiores hits), a nova versão de cada música, as interações de Kurt com o público e todo o conjunto fizeram daquele concerto único. Neste pequeno documentário, incluso na versão em DVD do show, a produção e os fãs que estavam presentes no evento contam os bastidores e a sensação de ter visto algo daquela magnitude e importância ao vivo. É de arrepiar!

4- The Last 48 Hours of Kurt Cobain (2006)


Em “The Last 48 Hours of Kurt Cobain” são recriados os últimos dois dias de Kurt com vida: o que ele fez, por onde passou, além de entrevistas com as pessoas que o cantor teve contato, como Duff McKagan, ex-baixista do Guns N’ Roses. Charles R. Cross, biógrafo oficial de Kurt Cobain, contribuiu no documentário, mostrando sua perspectiva a respeito do que poderia estar passando na cabeça de Kurt na época.

Outras figuras que conviveram com Cobain dão os seus depoimentos e por consequência, a história dele e do Nirvana também são abordadas, trazendo um cenário contextualizado e completo não só dessas 48 horas, como da vida de Kurt.

5- Autopsy: The Last Hours of Kurt Cobain (2017)


Este episódio da série documental Autopsy da Discovery Channel foca no suicidio de Cobain e em outras teorias relacionadas ao seu falecimento, trazendo especialistas para debaterem o assunto. Aqui, a autópsia da morte do cantor é analisada e são feitas diversas simulações para tentar entender o que aconteceu naquele 5 de abril. Por esse motivo, o conteúdo pode ser forte e incômodo. Apesar de ter alguns momentos dispensáveis, o episódio procura explicar com clareza os acontecimentos e argumentos mencionados.

Escrito por: Maria Eloisa Barbosa

Um comentário: