Atração do Lollapalooza 2020, Rex Orange County impressiona com a jornada inspiradora do seu novo álbum "Pony"

Nosso querido Rex Orange County está de volta com seu terceiro álbum, Pony, que inclui o single “10/10” e as faixas “Face to Face” “Pluto Projector”. O disco é o sucessor do incrível Apricot Princess, que fez com que o músico estourasse dentro da cena alternativa como grande revelação.

O tão aguardado projeto foi escrito e gravado quase todo por ele mesmo, contando também com a ajuda de seu colaborador de longa data Ben Baptie, que assina a co-produção. O resultado não poderia ser melhor. Em questões de sonoridade, Rex Orange está ainda mais maduro que seu último disco, explorando agora uma complexidade instrumental muito mais robusta, que beira o clássico e o contemporâneo em uma união grandiosa do indie pop com neo soul.

É uma celebração de instrumentos de sopro de metais, combinado com sons orquestrais e sintetizadores, que constrói um caminho iluminado para essa nova fase de Rex Orange County. Esse cenário serve de ambientação para uma composição confessional e cheia de esperança. Vemos isso ganhar vida logo no extrovertido carro-chefe “10/10”, em que ele revela que está vindo de um ano que quase o fez perder a cabeça. É sobre este período que o músico constrói sua narrativa de amor, insegurança e superação durante todo o álbum.


Estamos falando aqui do ano de 2018, quando Rex Orange County explodiu. Por um lado, ele estava conquistando o mundo com seu doce disco Apricot Princess, fazendo parceria com Tyler, The Creator para o álbum Flower Boy e sendo apontado como artista revelação por vários veículos de peso. Ele estava na estrada, fazendo vários shows e no auge da sua carreira. Mas mal sabíamos que ele estava passando por problemas tão sérios de ansiedade e outras frustrações. 

Após o otimismo de “10/10”, Rex nos emerge um pouco no momento em que se deu conta que precisava procurar ajuda. “Always” é uma faixa emotiva e angelical que ilustra bem esse momento: “It took a while to see that I was in need / Of help from somebody else”. No meio tempo, passeamos um pouco pelas angústias do jovem em ter que lidar com amigos falsos, nas faixas “Stressed Out” “Laser Lights”, ou até vivenciamos um pouco da tristeza de estar longe de casa, sem conforto ao desamparo, como vemos na incrível “Face to Face”.


Agora um dos ápices do projeto fica por conta de “Never Had the Balls”, faixa que encoraja todos a falar sobre os seus problemas e não guardar eles para você mesmo: “When I found my own way out / Was to open my mouth and be honest”, canta o músico em tom pacificador. Com uma vibe retrô e cinematográfica, vamos de cantos de passarinhos a instrumentais animados de forma brilhante. Sua namorada Thea Morgan-Murrell, que Rex Orange tanto canta sobre, até aparece de segunda voz em um certo momento, tornando tudo ainda mais bonito.

A partir daí, tudo começa a tomar uma direção mais positiva. “Pluto Projector” traz instrumentais orquestrais inacreditáveis, que faz jus à composição romântica e genuína do músico. Ela nos prepara para um dos momentos mais crus e sinceros do disco: “Every Way”, uma bela declaração de amor que realmente dá cor ao nosso coração de um jeito muito natural e puro. Já chegando ao fim, “It Gets Better” traz batidas modernas e inusitadas que transformam toda melancolia em uma musicalidade mais extravagante, mas na medida certa. 

E, fechando com chave de ouro, a balada “It’s Not the Same Anymore” floresce e sintetiza o projeto com lágrimas em uma composição tocante que está no topo da discografia do cantor. Rex Orange County faz de sua dor uma bela poesia que, com muito sentimento, ganha forças em um instrumental mágico e enriquecedor. Chega a arrepiar.

Pony é um conto de dor, esperança e amor que é traduzido pelas palavras iluminadas de Rex Orange County. Com sua composição sincera, cheia de empatia e positividade, ele nos faz refletir sobre a vida e nos incentiva a buscar o melhor de nós mesmos a ponto de podermos exclamar: “It’s not the same anymore / It’s better”. É uma jornada harmônica e inspiradora para todos.

Mal podemos esperar para ver como o artista vai traduzir toda sua evolução para os palcos. Rex Orange County é uma das atrações do Lollapalooza Brasil 2020. Certamente o músico será uma das maiores revelações dessa edição do festival. Vai ser 10/10!