Jonathan Costa concede entrevista sobre o novo single "Brisa Na Vibe"

O produtor Jonathan Costa lançou recentemente o seu mais novo single “Brisa na Vibe”, parceria com Os Hawaianos. Conhecido por seus sucessos no funk, ele conversa um pouco com a gente sobre o estilo musical em que está inserido em seus 20 anos de carreira, o processo criativo que originou a nova faixa, os projetos que gostaria de participar e muito mais!



Confira a seguir:

KT: Você que já está no funk a tanto tempo, queria saber como você enxerga o cenário funk atualmente?

Jonathan: O funk é um dos ritmos musicais mais fortes do nosso Brasil e eu posso dizer que atualmente é o ritmo número 1 em exportação para o mundo todo. O mundo inteiro anda consumindo funk. O funk continua sendo o que é da origem, ele só evolui com o tempo. As pessoas passam a ter mais acesso e ele foi se profissionalizando cada vez mais. O funk é autentico e traz a realidade que está sendo vivida, de quem está cantando.

KT: E falando do novo single “Brisa na Vibe”, qual é a sensação de se reunir com Os Hawaianos depois de tanto tempo?

Jonathan: A sensação é muito legal porque aconteceu de uma maneira espontânea. Eu estava aqui no Instagram e fazia um tempo que eu não falava com o Yuri, que é o vocalista dos Hawaianos, e a gente estava trocando uma ideia de ter um novo estúdio em casa e eu falei “Yuri vem aqui em casa, vamos resenhar mais” e ele “beleza, então to indo ai” e quando ele chegou aqui ele trouxe uma estrofe, eu coloquei outra, a gente já começou a fazer o beat e em questão de 3 dias já tava na rua. Os fãs que acompanham os shows tanto do JonJon O Baile tanto dos Hawaianos já estão ouvindo essa música a 20 dias.

A gente ouviu quando tocamos no primeiro final de semana e pensamos “o que é isso cara?”. Como a faixa foi um sucesso a gente programou o lançamento do clipe, um clipe feito com muito carinho, um clipe sensacional. Essa música ela vem muito da origem do funk, que é uma boa coreografia criada em um beat que não deixa ninguém parado né? Melhor do que eu falar é eu estar convidando vocês para assistirem o clipe, que vocês vão entender a energia que envolve.


KT: Como é a sintonia na hora de criar uma faixa?

Jonathan: Cada produtor tem a sua particularidade. A minha é o seguinte: bateu o santo, a gente começa a fazer. Às vezes eu estou no aeroporto, voltando de um show, eu ouvi alguma coisa e começo a escrever, compor uma música. Acontece muito quando eu estou viajando para o interior, que geralmente tem uma música que é característica da cidade, e encontro algum elemento legal para colocar em um beat de funk, eu gravo no meu telefone, escuto, escrevo em um bloco de notas e quando chego em casa já faço logo. Então assim, não tem muito uma métrica, uma regra. Para mim, a criação é sem regra, quando vem já era, tem que escrever para não esquecer.

KT: O que essa música significa para você e para o seu momento de carreira?

Jonathan: Cara! É uma música onde a gente traz o que é o amor, o que é diversão. No clipe, inclusive, fala sobre isso. O funk ele tem vindo tão forte nos últimos anos e mesmo assim a gente enfrenta muito preconceito, a criminalização que tentam fazer em volta do funk. E a música traz toda a alegria que o funk traz, entendeu? As pessoas têm que abraçar o funk em si como um movimento brasileiro. As pessoas têm que curtir e aqueles que não curtem tem que respeitar. Assim como todas as outras culturas e ritmos do nosso país.

KT: E você já fez de tudo um pouco, né? Tem algo que você ainda tem muita vontade de fazer na sua carreira em um futuro próximo?

Jonathan: Eu gosto de me reinventar né? Eu comecei cantando, fui proibido de cantar, aí comecei a apresentar os programas de TV, de rádio, hoje eu sou DJ. Mas tem uma coisa que eu não fiz: atuar. Quem sabe? Fazer algum papel maneiro, uma serie, mas tem que ser uma parada voltada também para o funk.

KT: Como está sendo para você trabalhar com uma agenda tão lotada?

Jonathan: Para mim está sendo incrível, porque estamos com 2 anos de JonJon O Baile e 20 anos de carreira atuando no funk. Está sendo algo contagiante de mais, sem contar as músicas que estão por vir. Então a galera pode esperar muita coisa boa nesse ano de 2020. Tem muito funk bom e de verdade chegando para vocês. Curtam e compartilhem “Brisa Na Vibe”, essa energia única de JonJon O Baile e os Hawaianos.