Em entrevista exclusiva, Xavier Rudd reflete sobre a carreira e sua conexão com a natureza

O cantor australiano Xavier Rudd esteve em turnê pelo Brasil para divulgar seu novo disco “Storm Boy”, lançado em 2019. Com um estilo que transita o indie-folk, o artista já possui nove discos de estúdio e oito ao vivo, e viaja o mundo todo divulgando sua música. Antes de ir embora do Brasil,  Xavier conversou com a gente sobre o atual momento na carreira, o disco mais recente, sua relação com a natureza e também a conexão que tem com os fãs brasileiros.

Confira a seguir:

KT: Oi Xavier, primeiramente muito obrigada pelo seu tempo. Como nós já sabemos, você tem mais ou menos duas décadas de carreira. Qual foi o maior aprendizado que você teve durante esses anos?

Xavier: Uau, essa é uma pergunta muito importante. Eu me considero muito sortudo porque eu viajo bastante ao redor do mundo, eu vi muitas coisas, conheci muitas pessoas. Eu vi muitas coisas e situações, pessoas felizes, pessoas tristes, momentos felizes, momentos tristes. Eu diria que eu estou aprendendo todos os dias. Alguns dias são bons, outros são ruins e é assim que a vida funciona. E estamos aqui como resultado das lições que aprendemos no caminho.

Eu diria que a maior delas é o amor. Esse é o remédio mais poderoso no planeta. Porque só o amor pode mudar as circunstâncias da vida de alguém, trazer felicidade, aquela sensação de segurança. E mesmo quando estamos de coração partido, temos que olhar pra dentro de nós e procurar pelo amor. Porque mesmo quando estamos sofrendo, eu acredito que tudo faz parte da nossa jornada e isso traz aprendizado para a nossa vida e nós precisamos passar por isso. O que aprendi é que essa é a melhor solução diante de qualquer momento de dificuldade que alguém pode passar na vida.

KT: Qual foi o momento favorito da sua carreira? 

Xavier: Ah, eu diria que eu não tenho um momento favorito, em nada na minha vida. Eu não sou esse tipo de pessoa. Na verdade, eu tento agradecer diariamente, eu deixo a vida me levar, eu tento não planejar muito. Mas claro que agora estou em um lugar muito bom na minha vida, estou em um lugar onde minha carreira está indo bem, minha vida é incrível. Eu realmente não tenho nada do que reclamar. Eu estou muito feliz!


KT: Você tem uma conexão muito grande com a natureza e o meio ambiente que é notável na sua música e clipes. Como a natureza te inspira, e o que isso significa pra você na criação de suas musicas?

Xavier: Sim, eu sou parte da natureza. E você também. Nós todos fazemos parte e a gente precisa entender isso. Assim como as árvores, os animais, nós somos parte dela. Mais em algum momento nós passamos a viver como se estivéssemos na terra e esquecemos que nos temos uma conexão com o nosso planeta, e precisamos dele. 

KT: E não apenas a natureza, eu diria que você se conecta os humanos e a terra através da música de uma maneira muito positiva. Quais artistas ou álbuns o inspiram nessas idéias?

Xavier: Olha, eu diria que a minha inspiração vem de todo lugar, tudo que eu vejo, vivo, ouço, as pessoas que eu conheço. Tudo isso é uma fonte de inspiração. Não tem uma coisa em particular. Mais se eu tivesse de citar uma pessoa, meu cantor preferido acabou de falecer há umas semanas atrás; Vaughn Benjamin, do Midnite. Ele dizia coisas muito fortes e importantes em suas letras. Foi uma perda irreparável. Muito triste. Esse é só um exemplo mais eu ouço muitas musicas diferentes.


KT: E agora falando do seu último álbum “Storm Boy”, como esse álbum te representa espiritualmente e como artista? 

Xavier: Eu penso que cada álbum representa um capítulo, um momento no espaço do tempo, sabe? As letras, melodias, são basicamente sobre as coisas que estou vivendo e vendo naquele momento. Eu vou escrevendo e em um momento eu vejo que é a hora de colocar essas ideias em um novo álbum. E com Storm Boy não foi diferente, o álbum representa uma fase da minha vida, que acabou e agora eu estou em um novo ciclo e estou escrevendo um novo capitulo sobre esse tempo. A gente ta sempre aprendendo, sempre mudando, a gente cai, levanta… A vida é um ciclo, a vida é constante.

KT: E ainda falando sobre o album, tem alguma coisa que os fãs não saibam sobre ele que você possa compartilhar com a gente?

Xavier: Hmmm, não sei. Eu gravei o álbum na minha casa. E foi um momento lindo, também tive a participação de artistas incríveis. Na verdade, é um pouco difícil de dizer porque eu não sei o que as pessoas sabem ou não. 

KT: E ainda falando sobre os fãs, a gente decidiu fazer uma enquete no nosso instagram e perguntamos se alguns de seus fãs gostariam de te fazer uma pergunta e eu estou aqui com a pergunta da Vitoria que diz o seguinte:
Xavier, você inspirou a mim e a outros milhares de brasileiros a viver pelo coração, seguindo nossos sonhos e criando um mundo melhor. Sua música, amor e energia mudaram minha vida completamente e eu a tenho como um guia para o meu caminho. No entanto, apesar de lutarmos, resistirmos e acreditarmos na verdade e no amor, às vezes nos sentimos sem esperança. O Brasil está passando por uma grande crise ambiental, como reflexo da crise política e social. Todos os dias enfrentamos mais e mais destruição e temos que ouvir notícias terríveis de líderes que não protegem nossa terra e nossos ancestrais, e isso dói profundamente. Ontem, foi realmente importante para mim, e ouvir de você que a mudança está chegando. E e quero acreditar nisso, quero sentir que não estamos perdendo tudo e quero continuar forte, apesar de estarmos sofrendo junto com a natureza. O que você diria para nós, brasileiros, para nos mantermos fortes em tempos difíceis como esse?"
Xavier: Eu diria faça o que você pode, o que está ao seu alcance, respeite o nosso planeta, esteja conectado com o seu país. Quando eu disse que a mudança está vindo, eu quero dizer que nós fazemos parte do nosso planeta. Não somos diferentes de uma árvore, dos animais, e de alguma forma nós perdemos a visão e temos essa ideia de que estamos no controle de tudo. Sim, o nosso planeta esta passando por muitos problemas, e sim, tem muitas coisas que precisam ser mudadas e que a gente precisa lutar contra, mas não estamos no controle, nosso planeta esta no controle e vai ficar tudo bem. A gente precisa não se perder, e não se deixar levar. E sim, é importante ser uma boa pessoa e lutar pelas coisas que a gente acredita, mas se nos deixarmos levar pelas coisas ruins e deixar isso nos trazer pra baixo, isso pode destruir o nosso espírito e ai não vamos estar em condições de fazer o que fomos chamados para fazer. 


KT: Antes da gente se despedir, que mensagem você gostaria de deixar para os fãs brasileiros?

Xavier: Eu me diverti muito aqui. Eu quero muito voltar ao Brasil porque eu não tive muito tempo para aproveitar o país, ir para Amazônia, fazer as coisas que eu gosto. Quero passar um tempo com a natureza. Eu me diverti muito com as pessoas, as pessoas aqui são incríveis... É como se elas precisassem de mim aqui, da minha música, eu me sinto muito bem vindo aqui. Eu adoraria passar um tempo nessa parte do mundo, coisa que eu nunca fiz, então eu estou muito ansioso para voltar. Eu adoraria voltar!