"Sala Dois": o marco de renovação na carreira da Zimbra!

Entre versos reflexivos e arranjos que levaram a banda para fora de sua zona de conforto, Zimbra apresentou um trabalho acolhedor com o novo disco Sala Dois, primeiro álbum lançado pela gravadora Midas Music. O projeto conta com 10 faixas autorais e produção assinada por Andherson Miguez (SONGZ) e Rick Bonadio, que também foi responsável pela direção artística e geral.

Conhecida como um dos principais nomes da atual cena do pop rock nacional, Zimbra vem fazendo história de forma independente desde 2011. Já tocou nos maiores festivais brasileiros, trabalhou junto de grandes nomes do meio e até música em trilha sonora de série já teve. Foram muitas conquistas nessa última década, mas o Sala Dois veio como mais um ponto marcante para a carreira da banda. Trata-se do primeiro projeto lançado por uma grande gravadora. É como se estivessem começando do zero, literalmente.

"Estar em uma grande gravadora mudou desde o processo de gravação no estúdio; de criar arranjos, toda linguaguem e identidade; até o pós gravação. Tiveram mais pessoas contribuindo para o projeto, o que levou a algo um pouco diferente de quando fazíamos tudo sozinho", explica o vocalista e guitarrista Bola.

O guitarrista Vitor Fernandes também pontuou o quanto foi importante ter acesso a tantos novos recursos para a gravação do projeto: "Pelo tamanho que a gravadora é, ela possui equipamentos que não se encontra em qualquer estúdio do Brasil. Isso reflete 100% no som do álbum. Dificilmente se conseguiria esse resultado fora de uma gravadora deste porte", contou ele.


Inclusive, este quarto disco da banda consegue atingir um ponto de amadurecimento muito grande. Ao mesmo tempo que ele dialoga com todos seus trabalhos anteriores, novas texturas musicais são introduzidas. "Trabalhamos com novos timbres, samples diferentes, loops de bateria, entre outras coisas, que eram coisas que já havíamos flertado no passado, mas nunca tínhamos utilizado como ferramenta mesmo. Dá para notar perfeitamente um pouco da Zimbra do passado e desse novo som, tudo no mesmo disco", completou o baterista Pedro Furtado.

A introdução de ambiências mais sintéticas traz uma roupagem moderna ao pop rock alternativo de sempre da banda. Inclusive, Pedro logo lembrou de um loop existente em “As Coisas São Como São” que cria essa espécie de melodia diferente que a Zimbra tanto reforça neste disco. São pequenos elementos como este que fazem toda diferença.


E para essa nova roupagem, a banda reuniu suas melhores composições engavetadas de tempos atrás, além de canetadas mais atuais. “Abismo”, por exemplo, começou a ser escrita em 2012, mas teve seu refrão feito quase que dez anos depois para o disco. A música fala sobre recalcular rotas, ser mais honesto consigo mesmo e entender a complexidade do mundo, tema que certamente teve influência da pandemia, assim como várias outras faixas apresentadas.

"A gente viveu um período histórico que vai ser lembrado pelo resto da humanidade. Pra gente, impactou muito: paramos todo o nosso trabalho, shows e músicas. Então, quando fomos gravar o álbum ainda na pandemia, em torno de 2020 e 2021, era impossível gravar como se fossem nos anos anteriores. Este é um disco que vai ser lembrado como um disco feito na pandemia, sim. Ele tem um peso diferente do outro por todo ambiente ao redor. As músicas são muito reflexivas e nem sempre dava para cantar como se estivesse feliz o tempo inteiro, por exemplo. Tudo influencia um pouco na hora de registrar", revelou Bola.

Em 2019, um ano antes da pandemia, o baixista Guilherme Goes lembrou que foi o ano que a Zimbra mais viajou pelo Brasil em turnê, com cerca de 90 shows. Em 2020, tudo parou. E, após dois anos sem turnê, as expectativas com esse retorno definitivo aos palcos está grande. Ao serem perguntados sobre o maior sonho atual, todos concordam que é voltar à estrada com essa sequência de shows a todo vapor, um desejo compartilhado no sorriso e brilho dos olhos de cada um deles. Essa retomada da Zimbra promete!

Anota aí na agenda: no dia 30 de abril, o grupo apresenta o show de lançamento do Sala Dois em São Paulo, com participações especiais de Ana Gabriela, Vicka e Esteban Tavares. A apresentação será a partir das 17h, no Carioca Club Pinheiros e você já pode garantir seus ingressos AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário