O icônico álbum de estreia da Madonna


Já se passaram trinta e cinco anos desde o lançamento do debute da rainha Madonna e, por incrível que pareça, o álbum continua sendo uma forte influência na música pop até os dias de hoje! “Holiday”, “Lucky Star” e “Everybody” são apenas três das pérolas presentes em Madonna.

Em 1982, a rainha do pop era apenas uma iniciante, mas já nos mostrou a que veio, com o single da maravilhosa “Everybody”. No ano seguinte, ainda antes do álbum, tivemos “Burning Up”, que não mostrava nada que o single anterior já não tivesse. Com o lançamento de Madonna, descobrimos que as non-singles também eram incrivelmente boas, com destaque para a ótima “Think Of Me”.


Nos meses seguintes ao lançamento do álbum, as rádios foram dominadas pelos singles “Lucky Star” e “Borderline”. Sim, sabemos que a essa altura, você já está se perguntando, onde está “Holiday”. Pois bem, deixamos o melhor para o final, afinal, o primeiro grande hit de Madonna realmente merece uma atenção especial.


Lançada apenas um dia antes de “Lucky Star”, “Holiday” explodiu nas rádios de todo o mundo e até hoje é um dos maiores sucessos da rainha, tendo sido inclusive remixada em 1987 para a compilação de remixes You Can Dance e relançada em 1991 como parte da compilação de grandes êxitos The Immaculate Collection. Mesmo já tendo sido regravada por inúmeros artistas, a versão original nunca foi superada e continua a mais memorável de todas.


A sonoridade post-disco do álbum de estreia de Madonna foi extremamente importante e influente, dando novos ares à sonoridade da então extinta disco music. O álbum explorou bem a tecnologia da época e mesclou muito bem a crueza dos sintetizadores com a doce voz da cantora, além de conter alguns toques de funk, especialmente nas guitarras bem sutis de “Holiday” e “Lucky Star”.

O primeiro álbum de Madonna é a prova de que a rainha revoluciona a música pop desde o início da carreira. Comemore os 35 anos dessa obra prima ouvindo com a gente:

2 comentários: