AJR no Lollapalooza Brasil 2020: conheça a história da banda!

Sendo uma das grandes surpresas do lineup deste ano, quando foi anunciado que todos os fãs poderiam assistir AJR no Lollapalooza Brasil 2020, não podemos negar que muitos ficaram se perguntando: que banda é essa? Bom, estamos aqui para te contar tudo sobre esse trio de irmãos que promete ser uma das maiores revelações do festival.

Você sabia que esse é um dos principais propósitos do festival? Focado em trazer artistas poucos conhecidos para as terras tupiniquins, este ano teremos Adam, Jack e Ryan em solo brasileiro! 

Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes sobre AJR para que você conheça mais sobre esse trio de irmãos que já lançou três álbuns e está há 13 anos na estrada. Boa leitura! 

História

Formada em 2007, AJR é uma banda americana do gênero Indie Pop. Cantando desde muito novos, os irmãos Adam, Jack e Ryan (sendo a união de suas iniciais a origem do nome da banda) começaram a fazer sucesso por meio de covers lançados no YouTube, assim como pelo lançamentos de músicas autorais que foram produzidas em seu próprio apartamento que fica em Manhattan, Nova York. 

Seu maior sucesso (levando em consideração as posições em listas oficiais) até agora é a música "I’m Ready", que estreou na posição #65 na Billboard Hot 100. Mas a banda também é conhecida por outras músicas, como por exemplo "Infinity", "Burn The House Down", "Weak" e "100 Bad Days"


Falando sobre lançamentos, o trio de irmãos possui três álbuns, todos eles com ótimas posições nas listas oficiais da Billboard. Neotheater, seu último lançamento, estreou em #1 na Billboard's Top Alternative Albums e Billboard’s Top Rock Albums, além de se classificar em #8 na lista geral de álbuns mais famosos nos Estados Unidos, a Billboard Hot 200

Adam, Jack e Ryan ainda não possuem uma gravadora oficial para realizar seus lançamentos, apesar de seu segundo álbum de estúdio ser distribuído pelo Warner Music Group. Mas apesar de tudo, a banda conta com muitos fãs ao redor do mundo e esgotam ingressos por onde passam.

O canal oficial da AJR no YouTube conta com mais de 300 milhões de visualizações, além de mais de 1 milhão de inscritos. Eles também são famosos no Spotify, possuindo mais de 6 milhões de ouvintes mensais, além de "Weak" possuir quase 500 milhões de reproduções. Seu último single, nomeado "Bang!", já foi ouvido mais de 4 milhões de vezes em menos de 10 dias.

Sobre as produções, a banda faz grande parte de suas músicas com sintetizadores e um dispositivo chamado 808, mas também contam com instrumentos reais que, muitas vezes, editam para dar a impressão de um som inovador e diferente. Durante shows ao vivo, contam com a ajuda de um trompetista, JJ Kirkpatrick, e de um baterista, Chris Berry, que deixam toda a experiência mais completa.

Possuindo influências de artistas como The Beach Boys, Simon and Garfunkel, Vampire Weekend, Jon Bellion, Imagine Dragons, The Beatles, Kanye West, Macklemore, Twenty One Pilots, e até mesmo Fun, esse ano teremos AJR no Lollapalooza Brasil 2020 no sábado, dia 04 de abril, trazendo um som autêntico e bem alto astral. 

Conheça os integrantes da AJR!

Por mais que trabalhem muito bem juntos, cada integrante da AJR possui características únicas e se destaca por algum ponto positivo, dentro e fora dos palcos. Com isso em mente, reunimos algumas informações que você precisa saber sobre os irmãos Met. 

Adam Met

Além de trabalhar como baixista e percussionista da AJR, Adam Metzger também é conhecido por seu grande trabalho dirigindo uma organização não governamental chamada Sustainable Partners, em parceria com a ONU e por sua constante luta para todos nós vivermos em um planeta melhor. 

Formado pela Columbia University em 2012, ele possui um mestrado e agora está estudando para conseguir um doutorado em Direitos Humanos.

Sendo uma das pessoas que mais fala abertamente sobre política na banda, Adam tem 29 anos e está com seus irmãos desde a formação da AJR. O irmão mais velho também faz participação vocal em algumas músicas da banda, como "Infinity" e "Growing Old on Bleecker Street", por exemplo. 


Ryan Met

Sendo o irmão do meio do trio, Ryan Met tem 25 anos e é o responsável por toda a produção das músicas que já foram lançadas pela AJR. Além disso, ele também canta em algumas músicas - como "Pitchfork Kids", "Call My Dad" e "Turning Out Pt. ii", - e toca ukulele, teclado, sintetizador, trompete, bateria e percussão.

Como dissemos anteriormente, Ryan é a principal “cabeça” de tudo o que é lançado pela banda, produzindo todas as músicas em seu apartamento, onde mora com o irmão mais novo, Jack. Também se formou pela Columbia University ao mesmo tempo que já trabalhava na banda, assim, conseguiu colocar em prática tudo o que aprendia em sala de aula. 


Jack Met

Sendo o mais novo do trio, Jack ajudava e participava dos trabalhos da AJR enquanto ainda estava no ensino médio, já que quando a banda começou a atuar de forma profissional, tinha apenas 14 anos (quando o primeiro EP foi lançado, Jack tinha 16). 

Atualmente com 22 anos, Jack Met é conhecido por fazer muitas caras e bocas nos shows, além de ser considerado pelo fandom como “o mais excêntrico” dos três irmãos.

Dentro da banda ele trabalha como cantor e toca violão, além de bateria, percussão, teclado, sintetizador, trompete e drum pad. Jack é o vocalista principal e canta em todas a músicas, além de sempre atuar nos videoclipes da AJR.

Álbuns e lançamentos para começar a se preparar para AJR no Lollapalooza Brasil 2020!

Apesar de estarem ativos há um bom tempo, apenas em 2013 (seis anos depois da criação) que a AJR começou a lançar material próprio (com autoria e produção feitas por eles mesmos). A banda lançou então o EP - extended play em inglês, nome dado a um álbum curto - chamado I'm Ready, logo depois do sucesso da música de mesmo nome.

O primeiro trabalho de Adam, Jack e Ryan contava com cinco músicas até então não ouvidas por todos os fãs que os acompanhavam pelo YouTube. Também em 2014 o trio de irmãos lançou mais um EP, que levou o nome de Infinity.

Com os fãs pedindo um álbum de estúdio, o primeiro álbum da AJR foi finalmente lançado em 2015, nomeado Living Room (referência ao local no qual os três produzem todas as músicas até hoje, sua sala de estar). 

Trabalhando sem parar, o trio veio com mais um EP em 2016, o What Everyone's Thinking, possuindo cinco faixas. A primeira música disponibilizada foi “Weak”, que é conhecida pelo público até hoje. Curiosidade: a canção citada anteriormente teve sua letra composta em menos de um dia. 


Depois de disponibilizar muitos remixes de canções que estavam em seu terceiro EP, os músicos trouxeram seu segundo álbum de estúdio para o mundo em 2017, que ganhou o nome de The Click. Com treze músicas, esse mesmo trabalho foi relançado um ano depois com mais 4 músicas, entre elas "Burn House Down", umas das músicas mais famosas da banda. 

Passado mais de um ano realizando shows em boa parte do mundo, AJR voltou a produzir músicas para seu próximo lançamento. Em 2019 todos nós pudemos conferir o resultado de todo esse trabalho: Neotheater, terceiro álbum de estúdio dos irmãos. 

Neste disco, 12 novas músicas que falam sobre fama, política, crescimento na indústria e outros foram lançadas, sendo até então, o álbum que mais se deu bem dentro das listas de bons desempenhos musicais. 


Sobre parcerias, o trio de irmãos não possui muitas: AJR já colaborou com a cantora Ingrid Michaelson na música The Lotto em 2016, além de contribuir com o DJ Steve Aoki e o rapper Lil Yatchi na faixa "Pretender" em 2018 (canção que foi lançada em formato acústico na versão deluxe do The Click). 

OVERTURE: conheça o mashup que AJR faz com suas próprias músicas 

Por motivos de produzir seus próprios lançamentos, AJR possui liberdade para mixar suas faixas da forma como quiser, onde também assumem todos os possíveis riscos de fracasso. E com isso em mente, a banda possuía a tradição de lançar uma faixa (que também era colocada de propósito como a primeira a ser reproduzida) chamada "Overture" eu seus dois primeiros álbuns. 


Podendo traduzir "Overture" como “Abertura”, Adam, Jack e Ryan reuniram várias partes das músicas que estavam nos álbuns Living Room e The Click como uma forma de apresentar uma prévia de cada faixa. Lançado antes de o álbum chegar oficialmente nas principais plataformas musicais, o Overture é a primeira faixa encontrada nesses dois álbuns, sendo cada parte uma grande aventura musical pelas faixas de cada um. 

Questionados sobre um possível "Overture" de seu terceiro álbum, Neotheater, AJR respondeu via Twitter que ainda não possui intenções de lançar uma faixa como essa, mas caso você tenha interesse em saber como isso ficaria, um fã produziu uma versão não oficial dessa música. Confira abaixo. 


Uma informação interessante é que o "Overture" do álbum The Click faz parte da trilha sonora do filme Soul, da Pixar Animation Studios. O trailer oficial com a música foi lançado no dia 07 de novembro de 2019, tendo seu lançamento previsto para 19 de junho de 2020 nos Estados Unidos. 


Quero começar a acompanhar essa banda e ver AJR no Lollapalooza Brasil, qual música ouvir? 

Devido a não ter um grande tempo de show, a apresentação de AJR no Lollapalooza Brasil 2020 deve acontecer na parte da tarde, onde provavelmente Adam, Jack e Ryan irão tocar cerca de 10 a 12 músicas, mas você pode ouvir todas as canções já lançadas para entrar no clima do show!

Há um playlist com todos os lançamentos da banda até agora, organizada pela AJR Brothers Brasil, fonte oficial de notícias dos meninos aqui no nosso país. Há também uma playlist com as músicas “essenciais”, aquela que mandamos para os amigos conhecerem a banda que mais gostamos. Vale a pena seguí-los, pois irão cobrir todo o show em parceria com a gente do portal Keeping Track. A AJR Brothers Brasil possui perfis no Twitter e no Instagram.

E você, o que acha da AJR? Já conhecia? O que acha de se preparar para o show deles aqui no Brasil e começar a ouvir todos os lançamentos? Depois conta pra gente o que achou nas redes sociais!

Um comentário:

  1. Amei conhecer mais sobre AJR! Vou incluir na minha lista de shows do Lollapalooza BR, obrigada!

    ResponderExcluir