Conheça MC Tha, a funkeira que vai te envolver no Lolla 2020

Você piscou e agora estamos há menos de dois meses da próxima edição do Lollapalooza Brasil, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de abril no Autódromo de Interlagos. Como de costume, elaboramos uma série de publicações para vocês aquecerem os motores para o maior e mais esperado festival do ano. E, para começar bem, vamos de MC Tha!

Começamos com uma cantora que ainda é pouco conhecida, mas que tem talento de sobra e foi uma das nossas apostas de que estaria no lineup desse ano! MC Tha vem de um ótimo momento em sua carreira. Rito de Passá, seu álbum de estréia, teve um longo processo de produção, mas o resultado foi recompensador. Tha figurou entre as principais lsitas de revelação do ano passado e assinou um dos álbuns nacionais mais aclamados de 2019.

Artista completamente independente, MC Tha teve um início de carreira bem tímido. "Olha Quem Chegou", de 2014, foi sua primeira música lançada nas plataformas digitais. A partir de então, sabíamos que Tha tinha um apreço pelos sons dos bailes funks. Depois, com "Pra Você", ficou perceptível que as melodias sensuais de Tha não se restringiam ao funk, misturando-se com ritmos mais tropicais e com percussão

Depois,"Bonde da Pantera" serviu para pavimentar seu caminho como a "cantora indie do funk brasileiro". Ainda que as músicas da cantora estejam longe do que o funk daquele momento vinha fazendo, é impossível ouvir "Bonde da Pantera", ou até mesmo "Valente", sem colocar a mão no joelho e descer até o chão. 


Um tempo depois, MC Tha se dedicou a finalizar seu primeiro álbum, que contaria com o funk já enraizado em sua música, e elementos de ritmos provenientes de religiões africanas, das quais a cantora Tha se identifica, em especial a umbanda. Somando isso à sua proposta como artista, e a produção de Pedrowl, nasceu finalmente o Rito de Passá, resultando em um álbum pop pouco previsível e diferente dos sons que estavam em alta. 

A canção "Rito de Passá" já introduz a religiosiade fortemente presente no álbum tanto na letra quanto no ritmo, ainda mais com sua interlude "Abram os Caminhos". Em seu clipe, inclusive, Tha mostra como seu lado religioso influencia em sua vida e compartilha conosco um pouco de suas experiências na umbanda. 


São também pontos altos do álbum as faixas "Clima Quente" e "Onda". A tropicalidade envolvente da primeira faixa e o clima litorâneo trazido pela segunda, com a harmonia dos instrumentias e das vozes, ainda com a participação de Jaloo nesta última, são de impressionar qualquer um.

Ainda que continue sendo uma artista independente, MC Tha tem talento para concorrer com grandes nomes da música de igual para igual. Na semana passada, inclusive, lançou clipe para "Coração Vagabundo", sua aposta para o carnaval desse ano. A faixa, além de muito alegre e divertida, traz consigo o melhor do clima do carnaval, seja pela percussão carregada, ou pela letra completamente desapegada de paixões fixas. Afinal, que maneira melhor de passar o carnaval se não estiver disposto a se envolver com todo mundo?


Com seus trabalhos lançados até hoje, MC Tha já se mostrou ser uma artista completa. Suas letras autorais preenchem vazios existenciais contemporâneos, enquanto a produção de suas músicas fica longe de deixar a desejar. A cantora é dona de um dos shows que não tiraremos os olhos no próximo Lollapalooza. Nas palavras de seu amigo Jaloo, Tha "é luz e paz, esperança e elegância". E mal podemos esperar para ver isso tudo em ação no palco do Lolla!