Descobertas, despedidas e liberdade: por trás do álbum "Pirata", do Jão

Ao longo de 11 faixas de “Pirata”, Jão canta sobre amor, sexo, liberdade, descobertas, despedidas e também sobre todos os meninos e meninas que já amou.

“Ele é sobre a liberdade, mas ele é muito sobre quem eu quero ser e quem eu almejo ser. É um lugar que eu quero alcançar – e a simbologia do ‘Pirata’ significa isso”, diz Jão.

Na primeira faixa do álbum, “Clarão” traz angústias e dores com batidas eletrônicas, demonstrando à primeira vista a nova era do cantor, “Eu sinto o vento trazendo algo novo que ainda vai nascer”. Jão abre o álbum de uma forma impecável, com uma letra extremamente poética e pessoal, a música tem um mix de sentimentos que podemos perceber ao longo da música.

Não Te Amo”, segunda faixa do álbum, tem uma pegada tecno/pop dançante, veio acompanhada do clipe e segue o mesmo caminho de “Clarão”.


Quem nunca criou expectativas, né? Em “Idiota”, Jão se afasta um pouco do eletrônico presente nas músicas anteriores, mas mesmo assim consegue manter um pop - um hit bem chiclete, não que isso seja algo ruim. “Idiota" conversa muito com a próxima faixa do álbum, chamada “Santo”.

Acontece” talvez lembre alguns trabalhos antigos do cantor, uma baladinha com uma pitada de sofrência.

Você Me Perdeu”, a sexta faixa, talvez esteja em outra extremidade do álbum, uma extremidade mais tranquila, com os instrumentais bem presentes, longe do tecno/pop e uma canção bem sincera.

Uma letra bem confessional, “Meninos e Meninas” retorna com o pop dançante do começo do álbum e apresenta até um trecho de meio reggae ao longo da música

Coringa” foi o lead single de “Pirata”, talvez já dando uma pista de que seria um álbum mais pop e cheio de experiências.


Doce”, se é que entendem, traz algumas alusões e é sem dúvidas uma música perfeita para escutar correndo na chuva. Jão conseguiu misturar romance com o mundo dos “doces” e manter um pop bastante dançante

A décima faixa, “Tempos de Glória” retorna para o lado mais tranquilo do álbum, sem muitos instrumentos, mas com um solo de guitarra bem marcante. Jão fala sobre os bons tempos após algumas batalhas vividas.

Encerrando o álbum, “Olhos Vermelhos” fecha o álbum com grande maestria, com vocais e instrumentos bem marcantes e uma letra extremamente profunda e fazendo bastante relações com coisas relacionadas aos piratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário