Shawn James fala sobre carreira, The Last of Us e revela spoilers de novas músicas!

Uma das vozes mais potentes e emotivas do blues/folk rock mundial, Shawn James conquistou o público brasileiro nessa última semana com turnê pelo país. O músico teve em sua rota cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, onde apresentou músicas que marcaram sua carreira ao longo da última década, incluindo o super hit "Through The Valley", do jogo The Last of Us Part II. Aproveitando sua passagem, nos encontramos com o artista para falar sobre os shows, seu processo criativo e o sucesso com a franquia The Last Of Us. Já adianto também que teve spoiler do próximo single e EP de Shawn. Temos data e um gostinho do que vem aí. Vocês vão amar!

Confira a entrevista completa a seguir:

KT: Para começar esse bate-papo, acho muito importante termos artistas como você que trazem essa verdade para o mundo da música, de forma nua e crua. É muito honesto. O que mais te inspira na hora de compor?

Shawn: Bem, depende de um momento, porque são várias coisas. E se eu tiver em momentos difíceis ou mais feliz, vou fazer diferentes músicas. Mas geralmente são experiências pessoais ou, às vezes... Eu sou um grande fã de mitologia, lendas e folclore.  Então, às vezes, eu crio um personagem na minha cabeça e crio cenários pelos quais eles estão passando em seu ambiente e, em seguida, escrevo uma música da perspectiva deles. Eu adoro fazer isso. Minhas inspirações estão por toda parte.


KT: Aproveitando que estamos falando de processo criativo, me conta alguma música ou algum trabalho que surgiu de forma inusitada ou diferente do comum pra você!


Shawn: Boa! Bem, normalmente, eu escrevo músicas que são apenas com minha voz e violão ou piano e voz. E neste novo álbum que fizemos, A Place In The Unknown, eu toquei muita bateria. Eu aprendi bateria durante a pandemia, pois precisava fazer algo, sabe? E com o novo álbum, eu sabia que queria que fosse um disco de rock. Então, eu abordei a composição de uma maneira completamente diferente do que fazia antes. Escolhi primeiro os grooves, as batidas da bateria e o ritmo. E então eu escrevi a música a partir disso, o que foi muito diferente para mim do que fiz no passado. Isso foi bem diferente. Porque eu nunca tinha tentado fazer o ritmo primeiro, sabe?


KT: Que bacana! É uma forma diferente de fazer música mesmo. E a cada novo lançamento, você tem ganhado mais fãs. Eu me pergunto aqui: qual foi o momento em que você realmente percebeu que tinha chegado a um novo nível de reconhecimento mesmo?

Shawn: Ah, The Last Of Us! Quando "Through The Valley" apareceu no trailer, eu lembro que fiquei tipo "uau", porque, de repente, havia milhares e milhares de pessoas ouvindo a música. E essa faixa costumava ser a menos popular na época. Uma semana depois, já estava com um milhão de streams. Aí nos primeiros shows depois disso, foi gigante. Todo mundo cantando junto foi lindo. Esse foi o maior momento até então!

KT: E falando em The Last Of Us, em qual outro universo de série, filme ou jogo você gostaria de ter uma música?

Shawn James: Essa é uma boa pergunta! Talvez algo sombrio e épico como a série American Gods. Ou até a série 1883, que tem essa pegada de conto de faroeste. Eu ia amar fazer música para algum filme, série ou algo desse tipo.



KT: Inclusive, muita gente está na expectativa de ouvir sua música na segunda temporada de The Last Of Us. Alguma chance?


Shawn James: Espero que sim! Mas eu realmente não posso dizer. Bem, o fato de terem usado "Through The Valley" e "The Guardian" no segundo jogo... Eu realmente espero que eles usem, porque seria épico. Ou pelo menos, espero que eles me deixem ser um zumbi, ser morto ou algo assim (risos).


KT: Seria realmente incrível! E como falamos, muita gente te conheceu com a música do jogo. Então, mais gente ainda iria conhecer seu som. E se você fosse apresentar só três músicas para alguém que está virando seu fã agora, quais você escolheria?


Shawn James: Nossa, essa é difícil! Eu diria que "The Curse of the Fold" é uma delas. Ela é muito inspiradora. Porque ela fala sobre se levantar após lidar com um problema e isso é algo que me inspira. E agora indo mais para o lado rock n' roll, eu diria "Haunted" ou "Delilah", por terem um groove e um blues diferente. Mostra um outro lado. Bom, eu provavelmente também teria que escolher "Through The Valley", né? (risos). Mas eu escolheria "The Thief and the Moon", por ir nessa linha de contos sombrios, lendas, folclore e mitologia. Ela é uma das minhas favoritas. 

KT: Maravilha! E falando em música, eu ouvi falar que você tem um novo EP chegando, novas músicas e tudo mais. Algum spoiler que pode me dar? 


Shawn James: Posso dizer a você que o primeiro single que chega no dia 1º de maio. E este single tem um ritmo mais latino-espanhol. Não é uma produção de rock completa, nada disso. É mais um violão de cordas de nylon. Bem flamenco, de certa forma, mas é uma música forte. E acho que todo mundo vai gostar. E o EP em que estou trabalhando segue a linha conceitual estilo faroeste.

KT: Nossa, isso deve estar ficando muito legal! E o que pode me falar dos shows aqui no Brasil?


Shawn James: Estou muito animado por estar vindo dessa vez com a banda completa. Teremos ainda um set mais acústico e intimista. Mas também teremos muito mais rock and roll, com as favoritas das antigas e algumas mais novas. Uma mistura de tudo, bem dinâmico.

KT: E não é sua primeira vez por aqui, né? Me conta como foi sua experiência aqui e o que mais gosta do nosso país!


Shawn James: Da última vez foi lindo, sério. Eu sempre quis vir e todo mundo tem me pedido. Nós experimentamos muita comida nova e conhecemos tantas pessoas legais. Minha parte favorita foram as pessoas. Eu nunca tive uma multidão tão apaixonada assim e cheia de energia. Estou animado por estar de volta e experimentar ainda mais.

KT: Que legal ouvir isso! Você já conquistou tanta coisa legal e para finalizar, eu te pergunto: qual ainda é um grande sonho para você?


Shawn James: Uma coisa que eu nunca fiz e que eu gostaria é fazer a música de score (instrumental) para um videogame, um filme ou um programa de TV. Fazer pensando nas cenas que estão acontecendo. Isso é algo que eu realmente gostaria de fazer eventualmente, mas nunca fiz. Mas sinto que poderia fazer muito bem.

KT: Eu acho que ia ser maravilhoso! E Shawn, foi um prazer conversar com você? Para encerrar, pode mandar uma mensagem final para seus fãs brasileiros?

Shawn James: Bem, vocês têm sido alguns dos fãs mais animados e apaixonados. E nunca pensei em um milhão de anos que seria capaz de me conectar com pessoas de todo o mundo. E ainda mais aqui no Brasil, especificamente. Sabe, eu nunca pensei que países que nem têm o inglês como primeira língua poderiam se conectar com minha música. Então eu quero que vocês saibam que eu aprecio isso demais. Eu sinto o amor e o que vocês fazem por mim, todo o apoio, e eu admiro isso. Mal posso esperar para ver vocês em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário