Foo Fighters retorna com single "Rescued" e anuncia novo álbum. Por que o lançamento é tão importante?

“Música foi a única coisa que me curou a minha vida inteira”, disse Dave Grohl anteriormente. Pensando assim, o anúncio surpresa do Foo Fighters de um novo álbum de estúdio, But Here We Are, junto do lançamento do single carro-chefe "Rescued", fez total sentido - mesmo diante do atual contexto da banda. 

O Foo Fighters, que começou como um projeto solo de Grohl após o fim do Nirvana, está em atividade basicamente desde 1994. Por mais que o grupo tenha passado por altos e baixos ao longo de sua trajetória - sobretudo durante o processo de criação do One By One (2002) - era nítida a paixão de cada um dos integrantes pelo palco e pelo legado que criaram juntos.

Contudo, após a trágica morte do baterista Taylor Hawkins no ano passado, quase às vésperas do Lollapalooza Brasil, o futuro do Foo Fighters parecia incerto. O cara das baquetas pode não ter sido um “membro original” - já que substituiu William Goldsmith - , mas a sua performance cheia de força moldou a sonoridade e o caráter do Foo Fighters clássico, principalmente ao vivo. Era difícil imaginar o grupo criando coragem para voltar sem um de seus integrantes mais simbólicos.

Então, após a realização de dois shows tributos em homenagem ao amigo, também ficou difícil imaginar o Foo Fighters encerrando sua história ali. Até que o guitarrista Chris Shiflett trouxe uma pontada de esperança ao contar há alguns meses, em entrevista ao The Plug With Justin Jay, que as coisas em relação ao falecimento de Hawkins poderiam tornar-se mais complicadas “quando lançarmos um novo disco como Foo Fighters e voltarmos a divulgar”.

Explicitamente, a banda revelou sua volta no fim de 2022, por meio de uma nota - com muita ligação, inclusive, à temática do novo disco: “O Foo Fighters nasceu há 27 anos para representar o poder de cura da música e a continuação da vida. E pelos últimos 27 anos nossos fãs construíram uma comunidade, uma rede de apoio que ajudou todos nós a superarmos momentos sombrios juntos. Um lugar para compartilhar alegrias e dores, esperanças e medos, e nos unir através da música. Sem Taylor, nós nunca teríamos nos tornado a banda que somos. E sem Taylor, sabemos que seremos uma banda diferente daqui para frente”.

O projeto mais recente do Foo Fighters - tirando uma coletânea de covers do Bee Gees e a soundtrack do filme “Studio 666” -, Medicine at Midnight, saiu no início de 2021, adiado por conta da pandemia. No mesmo ano, Grohl contou à revista Rolling Stone que tinha ideias vagas para o próximo disco, citando a vontade de fazer um “rock progressivo insano”.

E 2023 começou com muitas novidades para os fãs dos roqueiros. Diversos shows em festivais pelo mundo, incluindo o The Town, no Brasil, foram agendados. Com os compromissos, a seguinte pergunta pairou no ar: vai ter material inédito?

Tudo indicou que sim quando Chris Moyles, DJ da Radio X, disse em fevereiro que a banda estava prestes a disponibilizar um novo disco. As pistas a respeito só vieram de fato no dia 12 de abril, com uma postagem “misteriosa” acompanhada de um instrumental e da legenda “Are you thinking what I’m thinking?”

Finalmente, no dia 19, “Rescued” chegou em todas as plataformas digitais. A música combinou elementos responsáveis por um retorno triunfal: uma letra semelhante à de “Learn To Fly”, uma possível referência ao livro “Kings, Queens, and In-Betweens”, de Tanya Boteju, vocais emocionantes e uma bateria bem marcada (cujo músico encarregado ainda não foi revelado, podendo ser o próprio Grohl). Assista ao lyric video, com a letra do vocalista, a seguir:


Como mencionado, a faixa faz parte do álbum But Here We Are, com lançamento previsto para o dia 2 de junho e produção de Greg Kurstin (produtor também dos antecessores Medicine at Midnight e Concrete and Gold). Segundo comunicado, o disco “é um retorno após um ano de perdas, introspecção pessoal e lembranças agridoces”, “um testemunho dos poderes de cura da música, da amizade e da família” e “o som de irmãos encontrando refúgio na música que os uniu há 28 anos”.

Ao todo, terão 10 faixas - sendo “The Teacher” a maior, com mais de 10 minutos. Tudo indica que a música é sobre Virginia Grohl, mãe de Grohl e professora, que infelizmente também nos deixou no ano passado. A última canção, cujo título é “Rest” (“descanse”, em português) deve ainda expressar os períodos de luto.

Para a era, o Foo Fighters mudou sua identidade visual. A banda trocou o logo escuro pela cor branca, assim como na capa do disco e em todas as artes. Isso remete à paz e à espiritualidade, o que conversa diretamente com o conceito de “cura” e “amor em ocasiões difíceis" presentes no But Here We Are.

Confira o tracklist completo abaixo:
  1. “Rescued”
  2. “Under You”
  3. “Hearing Voices”
  4. “But Here We Are”
  5. “The Glass”
  6. “Nothing At All”
  7. “Show Me How”
  8. “Beyond Me”
  9. “The Teacher”
  10. “Rest”

Nenhum comentário:

Postar um comentário