Depois de seis anos, o Ghost finalmente voltará ao Brasil. Liderada por Tobias Forge, a banda sueca, que veio ao país em 2013, 2014 e 2017, tem dois shows marcados em São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro, no Espaço Unimed. As apresentações fazem parte da “Re-Imperatour”, recentemente finalizada nos Estados Unidos.
Confira o que esperar das performances na capital paulista abaixo.
*Lembrando que, apesar dos ingressos estarem esgotados para as duas datas, algumas entradas acabam aparecendo disponíveis no site da Live Pass.
Conceito e estrutura
O Ghost é conhecido justamente pela performance teatral, conceitual e misteriosa. Apenas o vocalista Tobias Forge tem a identidade revelada, enquanto os outros instrumentistas, apelidados de “Nameless Ghouls” (anteriormente ligados a elementos como água, fogo, terra e ar), permanecem anônimos, utilizando máscaras em cima do palco. A figura central do grupo é a de um papa “demoníaco”, atrelado aos seus servos.
Ao longo dos anos, o frontman do grupo “encarnou” diferentes personagens religiosos (distintos pela pintura facial), ligados a ciclos. O atual é o Cardinal Copia, promovido a Papa Emeritus IV no fim de 2020 e protagonista do álbum Impera (2022). Há suposições de que a despedida da persona aconteça justamente na “Re-Imperatour” - segunda etapa de divulgação do disco, precedida pela "Imperatour".
Diante de todo esse contexto, o show do Ghost é uma experiência, justamente pelo caráter sombrio da sonoridade combinado ao aspecto visual. Nos shows mais recentes, a estrutura contou com, além de projeções de vitrais de igrejas, uma escada posicionada no fim do palco, muita fumaça e luzes coloridas.
Entre as músicas, Tobias, ou melhor, Papa Emeritus IV, faz várias trocas de figurino e interage com a plateia. Obviamente, há discursos protocolares, perguntando como o público está e pequenas introduções antes das faixas. Mas também rolam momentos bem-humorados e agradecimentos! Durante a faixa “Cirice”, o líder costuma até a segurar a mão de alguém.
Atração de abertura
A banda brasileira de death metal Crypta - que recentemente lançou o seu segundo álbum de estúdio Shades of Sorrow e que ganhou destaque nas paradas da Billboard - ficará encarregada da abertura. Em julho último, Tobias Forges revelou ser fã das meninas durante entrevista à Metal Hammer, afirmando:
“Crypta explodiu a minha mente. Elas são uma combinação descolada de Death Metal e Black Metal mas ainda assim super acessível, de um jeito que você pode cantar tudo que a vocalista Fernanda Lira canta. Elas são fantásticas e eu desejo a elas tudo de melhor."
Fundada em 2019 e atualmente composta por Fernanda Lira (voz/baixo), Tainá Bergamaschi (guitarra), Jéssica di Falchi (guitarra) e Luana Dametto (bateria), o grupo, que apresentou-se por toda Europa neste ano, segue em turnê pelo Brasil. Em 2023, elas ainda integraram o lineup da primeira edição nacional do Summer Breeze. Você pode conferir tudo que rolou no show em tal ocasião clicando aqui.
Setlist
O esperado é de que a setlist do Ghost não mude tanto em relação às executadas nos últimos tempos. Veja o repertório da performance no Kia Forum, na Califórnia, nos Estados Unidos, no último dia 12 - com duração de mais de duas horas. Nesse caso, surpreenderam a inclusão de "Twenties" e "If You Have Ghosts":
- Kaisarion
- Rats
- Faith
- Spillways
- Cirice
- Absolution
- Ritual
- Call Me Little Sunshine
- Con Clavi Con Dio
- Watcher in the Sky
- If You Have Ghosts (Roky Erickson and the Aliens cover)
- Twenties
- Year Zero
- He Is
- Miasma
- Mary on a Cross
- Mummy Dust
- Respite on the Spitalfields
- Kiss the Go-Goat
- Dance Macabre
- Square Hammer
Nenhum comentário:
Postar um comentário