Saiba o que esperar dos shows do Ghost no Brasil

Depois de seis anos, o Ghost finalmente voltará ao Brasil. Liderada por Tobias Forge, a banda sueca, que veio ao país em 2013, 2014 e 2017, tem dois shows marcados em São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro, no Espaço Unimed. As apresentações fazem parte da “Re-Imperatour”, recentemente finalizada nos Estados Unidos.

Confira o que esperar das performances na capital paulista abaixo.

*Lembrando que, apesar dos ingressos estarem esgotados para as duas datas, algumas entradas acabam aparecendo disponíveis no site da Live Pass.

Conceito e estrutura

O Ghost é conhecido justamente pela performance teatral, conceitual e misteriosa. Apenas o vocalista Tobias Forge tem a identidade revelada, enquanto os outros instrumentistas, apelidados de “Nameless Ghouls” (anteriormente ligados a elementos como água, fogo, terra e ar), permanecem anônimos, utilizando máscaras em cima do palco. A figura central do grupo é a de um papa “demoníaco”, atrelado aos seus servos.

Ao longo dos anos, o frontman do grupo “encarnou” diferentes personagens religiosos (distintos pela pintura facial), ligados a ciclos. O atual é o Cardinal Copia, promovido a Papa Emeritus IV no fim de 2020 e protagonista do álbum Impera (2022). Há suposições de que a despedida da persona aconteça justamente na “Re-Imperatour” - segunda etapa de divulgação do disco, precedida pela "Imperatour".

Diante de todo esse contexto, o show do Ghost é uma experiência, justamente pelo caráter sombrio da sonoridade combinado ao aspecto visual. Nos shows mais recentes, a estrutura contou com, além de projeções de vitrais de igrejas, uma escada posicionada no fim do palco, muita fumaça e luzes coloridas.

Entre as músicas, Tobias, ou melhor, Papa Emeritus IV, faz várias trocas de figurino e interage com a plateia. Obviamente, há discursos protocolares, perguntando como o público está e pequenas introduções antes das faixas. Mas também rolam momentos bem-humorados e agradecimentos! Durante a faixa “Cirice”, o líder costuma até a segurar a mão de alguém.


Atração de abertura

A banda brasileira de death metal Crypta - que recentemente lançou o seu segundo álbum de estúdio Shades of Sorrow e que ganhou destaque nas paradas da Billboard - ficará encarregada da abertura. Em julho último, Tobias Forges revelou ser fã das meninas durante entrevista à Metal Hammer, afirmando:

“Crypta explodiu a minha mente. Elas são uma combinação descolada de Death Metal e Black Metal mas ainda assim super acessível, de um jeito que você pode cantar tudo que a vocalista Fernanda Lira canta. Elas são fantásticas e eu desejo a elas tudo de melhor."

Fundada em 2019 e atualmente composta por Fernanda Lira (voz/baixo), Tainá Bergamaschi (guitarra), Jéssica di Falchi (guitarra) e Luana Dametto (bateria), o grupo, que apresentou-se por toda Europa neste ano, segue em turnê pelo Brasil. Em 2023, elas ainda integraram o lineup da primeira edição nacional do Summer Breeze. Você pode conferir tudo que rolou no show em tal ocasião clicando aqui.

Setlist

O esperado é de que a setlist do Ghost não mude tanto em relação às executadas nos últimos tempos. Veja o repertório da performance no Kia Forum, na Califórnia, nos Estados Unidos, no último dia 12 - com duração de mais de duas horas. Nesse caso, surpreenderam a inclusão de "Twenties" e "If You Have Ghosts":
  1. Kaisarion
  2. Rats
  3. Faith
  4. Spillways
  5. Cirice
  6. Absolution
  7. Ritual
  8. Call Me Little Sunshine
  9. Con Clavi Con Dio
  10. Watcher in the Sky
  11. If You Have Ghosts (Roky Erickson and the Aliens cover)
  12. Twenties
  13. Year Zero
  14. He Is
  15. Miasma
  16. Mary on a Cross
  17. Mummy Dust
  18. Respite on the Spitalfields
  19. Kiss the Go-Goat
  20. Dance Macabre
  21. Square Hammer

Nenhum comentário:

Postar um comentário