Zayn mergulha no pop e R&B e vive romance em novo álbum "Icarus Falls"

Para a nossa alegria, finalmente, Zayn Malik volta aos holofotes com mais um trabalho. Icarus Falls conta com 27 faixas que criam a narrativa completa de um relacionamento. A história de Ícaro, da mitologia grega, serve de embasamento para o conceito criado em cima da mistura de gêneros musicais, tais como o R&B e o pop.

Logo na primeira frase do álbum sweet baby, our sex has meaning” nos é introduzida a sua ideia. O relacionamento entre os personagens está ganhando um tom mais sério, passando da fase da curtição. Por isso, depois já entramos em contato com um universo totalmente romântico, tranquilo e angelical que é essa primeira parte.

De “Let Me”, até “Icarus Interlude” a narrativa se baseia em declarações de amor, estar lá para o que precisar. Seguir os passos um do outro, compartilhar todos os segredos e fatos da vida e até sentir uma conexão maior ao passar das faixas. A maioria das letras vão direto ao ponto sem muitos rodeios. A mais poética talvez seja "Stand Still", a qual narra a maior aproximação do casal através de trechos como “Lift the rocks up, tide getting stuck. Nothing can stop us”.


Depois de “Icarus Interlude”, com as batidas mais carregadas em R&B, após toda aquela paixão de início de relacionamento cessar, o lado “ruim” começa a aparecer e as coisas passam a não ser mais tão idealizadas. O ex-integrante da One Direction primeiramente conta sobre suas inseguranças e o seu lado mais sombrio. “Don't you fall for me, girl. I'm not the right kind” é uma das letras de “Good Guy”, faixa presente nesta fase do álbum.

Em seguida, a narrativa passa a mostrar os problemas do relacionamento antes dito como perfeito. "Satisfaction", por meio da atmosfera melancólica e até da influência pop utilizada pela sua antiga  boyband. Ele mostra que a vida começa a entrar no caminho de seu relacionamento, o que não está sendo fácil. Tanto que em "Scripted" ele já não sente a mesma coisa. Até que isso chega ao auge em "Entertainer". Nela, o narrador percebe ter sido usado todo esse tempo. Assim, volta a fase de curtição, como é mostrado em seu videoclipe, e só espera a parceira precisar dele para “se vingar”.


O pop melancólico misturado ao R&B continua conseguindo minar toda a ideia. Porém, a tristeza tranquila acaba em "Good Years", uma das faixas mais pessoais de Icarus Falls. Nela, Malik se abre para falar sobre a sua ansiedade. “Need a chance just to breathe, feel alive” resume o seu sentimento neste ponto. Ele ainda faz menção a um show que cancelou devido a esse problema e basicamente descreve os seus pensamentos em meio a uma crise. Sugere querer sumir e tudo a sua volta o perturbar.

Então, as batidas passam a ser mais pesadas e, mesmo que acompanhando a narrativa, se inicia a grande mistura entre os dois estilos já citados. O personagem principal aparenta sofrer uma mistura de tristeza, fúria e indiferença sobre os acontecimentos. “Insomnia” nos lembra o som feito por The Weeknd. Enquanto “Rainberry” tem até uma influência rock e pop anos 80, voltando ao estilo da ex-banda. É uma colisão. Uma mistura de sentimentos, de cores, ternuras e pensamentos. 

Mas o que a história mitológica de Ícaro tem a ver com o álbum? Começando por um resumo do conto. Ícaro, preso a ilha de Creta juntamente ao seu pai Dédalo, começaram a criar asas de cera, para ser possível a sua fuga. O seu pai, por sua vez, o alertou para não voar muito perto do sol para que elas não derretessem. Ícaro, tamanha a sua atração pela luz acabou chegando perto demais e caindo. Zayn utiliza da metáfora para manifestar os seus sentimentos. No começo do álbum, ele mostra grande atração e admiração pela sua parceira. Porém, caminhando para o final percebemos que ele foi enganado e acabou se “afundando” em suas emoções por antes estar muito “entretido” como a própria faixa 19 diz.

Assim como na mitologia, não tivemos um final feliz para o casal da trama. "Too Much", parceria com Timbaland, finaliza a obra com um R&B eletrônico e sem esperanças para a retaliação entre os personagens. Um dos lados estava se esforçando muito mais do que o outro para a relação acabar bem.  

Icarus Falls também conta com uma parceria com a Nicki Minaj, que segue o mesmo estilo da última. Os ritmos do álbum ainda parecem um pouco bagunçados. As faixas mais puxadas para o R&B são executadas com excelência. Porém, não há grandes motivos para a inserção de alguns gêneros como o rock ou o pop que lembram muito a sua fase na boyband e por isso, destoam um pouco do restante. Zayn Malik parece querer ousar em sua influência R&B, mas ainda não se desvinculou totalmente de suas raízes no pop. Ainda assim, devemos aplaudí-lo por uma narrativa tão bem construída e um conceito pensado e executado com genialidade e muito talento. Amamos muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário