Alessia Cara reúne histórias de seu último verão em novo EP de faixas divertidas

A doce Alessia Cara presenteia o mundo do pop com um incrível EP. This Summer é mais um trabalho pessoal em que ela reúne pequenas histórias de seu último verão.

Metade das faixas já estavam disponíveis, o que nos deram uma breve ideia de como tudo seria. A melancolia parece ter ficado em The Pains of Growing, deixada lá em 2018. Afinal, a sonoridade dos últimos lançamentos cultivou muito mais a descontração e leveza.

Invés de lamentar a nova vida adulta e as responsabilidades que chegam junto a ela em clima R&B, a cantora traz a influência anos 90 e passa a olhar para os acontecimentos da vida por outra perspectiva. Uma perspectiva mais positiva e tranquila. Assim como ela mesma alegou em entrevista para o Zach Sang Show.

I’ve been writing from a place [that’s] more confident, a place of peace within myself, and seeing things from a different perspective. 

Com um pop alegre e calmo, o álbum é inaugurado com a mesma ideia de mudança. “I think it's safe to say that you will always change” é o primeiro trecho de “Ready”. Com ele, nem é necessário falar muita coisa.

Depois, chega a debochada “What’s On Your Mind”. Faixa que mesmo depois de algumas considerações mais diretas, demonstra indiferença invés de revolta e agressividade perante a uma situação chata de falta de comunicação. Porque mesmo com a fase tranquila que a artista se encontra, nem tudo são rosas. As pessoas ainda podem tentar colocá-la para baixo. Porém, canta “I'm tired of cracking codes/If you want me, let me know”.

“Like You”, por sua vez, brinca com os sons eletrônicos e o de bateria, além de prosseguir com a ideia da última. “I mind my business and I still get burned/I'm too young to care, too old to let it hurt” ela canta em meio aos vocais arrastados e atmosfera divertida. A essa etapa, temos certeza que nada atinge a sua estabilidade.

Em “Okay Okay” Alessia abusa dos vocais angelicais e fala sobre relacionamentos e manipulação. Contudo, evidencia toda a independência que conquistou nos últimos anos. O que a faz se importar cada vez menos com os pequenos impasses. Depois, “Rooting For You” brinca com os sintetizadores e instrumentos da família do trompete para novamente mostrar indiferença. Agora em relação a uma amizade que não era tão reciproca assim. Ela expõe os problemas, mas no final mostra não se importar como antes.



Tudo caminha até chegarmos a importante “October”. Antes de seu lançamento, em carta postada no Twitter pessoal da cantora, ela demonstra o seu valor sentimental. 

Eu escrevi essa canção sobre um período muito recente, na qual eu me senti mais alinhada do que nunca. É sobre se curar e descobrir que alguns sentimentos são tão bonitos quanto inevitáveis e fugazes. 
Sua sonoridade é a que traz maior leveza. É uma das únicas que contém uma pitada de melancolia. Contudo, uma melancolia tranquila, que expressa a saudade de algo que ainda nem acabou. A saudade desse verão. Uma época tão importante para a sua vida profissional e pessoal.

Sem dúvidas esse é um EP sobre uma conquista de independência pessoal e emocional. As correntes que antes a puxavam contra a sua vontade para a vida adulta não estão mais presentes. O amadurecimento a tornou mais forte e os problemas que antes a atingiam, não o fazem mais. Com o doce This Summer ela conta histórias de sua vida como se fossem passageiras. Mesmo que narrem problemas, o ritmo divertido mostra que além de passarem com tranquilidade, já não a atingem mais.