Elekfantz traz novidades exclusivas sobre a nova era do duo

Elekfantz é duo de música eletrônica baseado no sul do Brasil que já estourou mundialmente! Do fim de 2019 para cá as novidades não param. E para iniciar bem o 2020 eles prepararam o mais novo single "She's So Funky" para animar com tudo! Aproveitamos o momento para conversar sobre o lançamento. Confira a entrevista.

Eles nos apresentam elementos techno com outros meio pop, meio dance. Por fim, nos cativam com o que lançam! Foi o que fizeram no primeiro álbum, Dark Tales & Love Songs (2014), e o que pretendem para o próximo disco.

Falando nisso, tivemos a oportunidade exclusiva de ouvir o novo single e assistir ao videoclipe que sai daqui a pouco! "She's So Funky" tem um ritmo animado e contagiante que vocês descobrirão já, já! Enquanto isso, descubra o que vem por aí com o nosso bate-papo com a dupla:


KT: Qual é o principal fator que vocês levam em conta ao produzir uma faixa?

Elekfantz: Cara, assim... às vezes vem de uma outra música que nos inspirou, às vezes de uma batida ou bateria que compôs, às vezes tipo quando você agora já com uma melodia do refrão na cabeça e grava a música na hora... é difícil ter uma regra, mas sempre tem alguma coisa que produz a faísca para fazer rolar a música. Muitas vezes a gente está cansado e tal, mas vem escutando uma música no avião... chega em casa, no estúdio e aí você já pensou numa melodia. Esse tipo de coisa...

KT: E como vocês trabalham no estúdio como dupla? Como funciona essa dinâmica entre vocês?

Elekfantz: As músicas normalmente começam com o Leo. O nosso estúdio fica na casa dele e as idéias começam por lá. Então, quando surgem as músicas como a gente falou... a partir daí, o Leo compõe muito, quase todo dia e são inúmeras idéias e quando ambos gostamos, a gente leva para frente. Evolui até quando levamos para o nosso produtor que é o terceiro membro da Elekfantz, o Gui Boratto, que não sobe no palco com a gente, mas ele participa da produção de todas as músicas.

KT: Por curiosidade, como falaram que algumas vezes as inspirações podem vir de outras músicas, tem alguma que estão viciados no momento que contribui nas composições?

Elekfantz: Eu escuto muitas músicas dos anos 1980 ali... e dos artistas atuais, um cara que estou escutando muito que eu não sei como está no Brasil, é o The Weeknd. Mas eu escuto mais os discos antigos dele. Estou gostando dos produtores (Max Martin) e os caras que trabalham com ele. As coisas mais tecno, assim... Gosto da voz dele, da composição, acho ele foda, mas fico também pensando nisso: ideias de produção e tem várias coisas legais do disco que o Max Martin produziu com ele, então ele é um que estou escutando.

Hoje em dia, com o Spotify, a gente escuta de acordo com o algoritmo. As playlists de sugestões são muito boas para isso.  Cada vez que você abre um Descobertas da Semana, aparecem coisas interessantes baseadas no que a gente já escuta, enfim... é um universo. Tem muita música aí, de todas as épocas para escutar e se inspirar.

KT: E amanhã chega o novo single “She’s So Funky”. O que essa faixa representa pra vocês e por que escolheram ela para iniciar 2020?

Elekfantz: Ótima pergunta! Cara... é assim, a gente está quase que no pré-lançamento do disco. O segundo disco do Elekfantz. Então, o primeiro disco de 2014, nele a gente empacotou tudo e lançou. Teve um single só que era de Diggin’ On You, com o remix do Solomun. Depois veio So Damn Classy e várias músicas ficaram de fora.

Claro, as pessoas escutaram, conheceram. Elas eram músicas muito boas que ficaram meio no limbo assim... e só escutavam mais quem ia no show e enfim, elas não foram trabalhadas como single. E agora no segundo disco, a gente decidiu trabalhar uma a uma, praticamente. A gente já lançou quatro singles, esse vai ser o quinto.

Ela [“She’s So Funky”] é uma música super gingada que se comunica até com "So Damn Classy", do primeiro álbum, que também é uma música bem funk... tem continuação... ela meio que seria a "So Damn Classy" desse segundo disco. Então “She’s So Funky” é bem dançante, bem para cima. A gente está soltando no meio do verão, como está sendo aqui no Brasil, acho que foi um bom momento.

E para lançar a gente já tem várias outras músicas engatilhadas, mas agora o momento é dela: “She’s So Funky”!


KT: E junto com a música vem o clipe, não é?! Teve alguma parte mais legal sobre a gravação? Algo que também inspirou vocês a criar o vídeo?

Elekfantz: O diretor do videoclipe é daqui de Florianópolis também. A gente já gravou clipes em vários lugares do mundo. Gravamos em Barcelona (“Work It Out”), gravamos na Holanda (“Diggin’ On You”), gravamos também em Paris (“She Knows”) e agora “She’s So Funky” em Florianópolis que é onde a gente está baseado. Eu nasci em Florianópolis e o Leo está desde jovem, desde os 11 ou 12 anos. Se mudou para cá e a gente se conheceu aqui nessa época.

Mas foi tudo legal que foi a primeira vez que a gente gravou um clipe aqui e com um diretor local, o Eric Bart.

KT: Ah que legal isso! E como que foi o processo de compor essa música e como ela se diferencia dos seus antigos singles?

Elekfantz: Cara, essa música tem uma história legal porque aconteceu exatamente isso: eu tinha chegado de um show, fui dormir, não sei o quê... e aí no dia seguinte quando acordei, eu tinha a melodia do refrão na cabeça e já era meio “não sei o que funky...” eu falava e daí acho que foi algum sonho, alguma coisa que rolou... porque às vezes rola isso, né?! Acontece isso de você acordar com uma melodia na cabeça. E esse dia eu lembro que acordei e gravei. Registrei rápido a ideia para não esquecer e abriu um processo... aí rolou.

Num outro dia eu estava com o Dan no estúdio e a gente estava trabalhando na letra, enfim... e rolou esse astral do negócio de voyeurismo, porque depois na madruga quando eu fui embora, estava assistindo a um vídeo da Sophia Loren... alguma coisa. Não se era um throwback ou algo na TV, e acho que o nome do filme era Duas mulheres.  E a cena era essa: ela olhando um casal romântico numa janela e tinha um vento, numa noite, numa penumbra, sabe?! E eu gostei da ideia! A letra tava meio que com isso, tipo, você olhando uma mulher que é muito bonita, enfim... aquela coisa de letra surgindo, começando a aparecer.

A gente queria que fosse uma letra fácil e ela nasceu já com o refrão “she’s so funky”, então tudo foi em cima disso. Uma mulher super funky, super bonita... num nível Sophia Loren, vamos dizer assim (risos).

KT: Como vocês enxergam a cena nacional da música eletrônica hoje, considerando que vocês são um dos grandes nomes do estilo aqui no Brasil?

Elekfantz: É muito bacana ver a música eletrônica crescendo tanto no Brasil nos últimos anos. Era um nicho muito pequeno há uns anos atrás... Comecei como DJ em 2005 e de lá para cá mudou totalmente. Tinha poucos produtores de música eletrônica nessa época... era um nicho mais voltado para São Paulo e o sul do país e agora está no Brasil inteiro.  Não só com festas acontecendo, eventos e festivais... como também produtores surgindo do interior até Belém do Pará... tem gente produzindo música eletrônica e despontando. É muito bacana ver essa cena.

Claro que a gente passa por um processo de amadurecimento, mas tem muita coisa boa saindo também. E os próximos anos prometem!

KT: Que bom! Por falar do futuro, o que vocês esperam do próximo álbum? Estão ansiosos para isso tudo?

Elekfantz: O segundo álbum sai no dia 20 de março e estamos bem ansiosos para o lançamento. Esse primeiro semestre vai ser muito em cima disso – do novo disco. A turnê que acompanha... um novo show. Mas antes do lançamento do álbum a gente tem a parte 2 (Elements EP) do EP com músicas inéditas que fazem parte do disco também.

Esse ano promete! Ano de lançamento, a gente acaba fazendo mais shows e também fora do Brasil. No nosso primeiro disco, a gente passou por quase 30 países. Só na Alemanha e Holanda foram mais de 10 shows... Rodamos bastante com essa turnê. E o segundo disco recomeça esse ciclo!