Mais sincera do que nunca, Selena Gomez retorna com o incrível álbum "Rare"


Quatro anos após o lançamento do álbum Revival, Selena Gomez está de volta aos holofotes com o tão aguardado novo disco Rare. Com 13 faixas em sua versão standard, ele promete ser o mais honesto e vulnerável da cantora.

Os fãs não precisam se preocupar com a versão deluxe do álbum, disponível apenas na loja Target, pois ela não traz faixas inéditas. São apenas canções previamente lançadas pela cantora: “Bad Liar”, “Fetish”, “It Ain’t Me”, “Back To You” e “Wolves”.

Por ser uma pessoa pública, Selena Gomez viu esses quatro anos de intervalo sendo narrados pela mídia. O namoro com os cantores The Weeknd e Justin Bieber, o transplante de rim, os trabalhos humanitários, tudo foi acompanhado pela imprensa, e agora serve de inspiração para seu álbum inédito.

O álbum começa com a faixa-título “Rare”, que já se destaca pela composição rica, capaz de abordar diversos temas, desde a decadência de um relacionamento até a busca por amor próprio. Ela canta sobre uma relação marcada pela indiferença e falta de vontade, em que reconhece seus defeitos, mas deixa claro que não é a responsável pelo seu fim, como nos versos “I don't have it all / I'm not claiming to / But I know that I'm special (so special), yeah”. Assim, a canção termina com Selena afirmando que não vai implorar por atenção, e que espera encontrar alguém que reconheça a sua raridade.


“Dance Again” surpreende pela produção mais eletrônica, porém que não soa genérica. Nela, a cantora celebra a sua felicidade após passar por momentos difíceis. O verso “Happiness / Ain't something you sit back and you wait for” é, provavelmente, o melhor da canção inteira. As canções “Look At Her Now” e “Lose You To Love Me”, que anunciaram o comeback de Selena, já tem review no Keeping Track e você confere clicando aqui.

A faixa “Ring” tem uma vibe mais latina e uma produção caprichada, com elementos sonoros que remetem a telefones antigos. A letra fala sobre ter consciência de seu valor e, assim, ter homens na palma de sua mão. Além disso, ela brinca com os significados da palavra ring, que pode significar tanto anel quanto o som de um telefone chamando. 

“Vulnerable” é uma das melhores composições do álbum. Nela, Selena fala sobre o medo de se abrir para outra pessoa, por não saber suas reais intenções com aquilo. Apesar disso, ela garante que prefere ser vulnerável e encarar as consequências do que simplesmente ir embora. A produção lembra, em sua maioria, as canções mais calmas da cantora Carly Rae Jepsen.

“People You Know” tem um dos melhores refrões do álbum, principalmente por causa de sua melodia marcada. Já a composição fala sobre a raiva e a dor que ela sente por ter gastado tanto tempo com pessoas que, após determinado período, se transformaram em desconhecidas. Já “Let Me Get Me” é a irmã mais velha de “Me & The Rhythm”, do álbum Revival. A letra aborda a determinação de Selena ao não deixar sua mente sabotá-la, como nos versos “I need to let my mind rest / While my body reflects (Ooh) / Don't get me down, I won't let me get me (Ooh)”.


A parceria com o rapper americano 6LACK em “Crowded Room” é impressionante. O tom de voz do cantor combina perfeitamente com a melodia, marcada por estalos, o que não deixa a colaboração forçada. A composição, que também é assinada pela cantora Bebe Rexha, fala sobre desejar um relacionamento com uma pessoa após perceber a ligação que elas têm.

“Kinda Crazy” tem uma produção super pop, com uma melodia muito gostosa. A faixa fala sobre um relacionamento que, num primeiro momento, parece maravilhoso, mas que logo se transforma numa relação tóxica, com mentiras e falsas acusações, e Selena não se importa de ser sincera com relação à isso, como nos versos “I think you're kind of crazy / And not the good kind, baby / 'Cause you're actin' super shady / You know it, you know it”.


A produção de “Fun” lembra uma música dos anos 80 e combina muito com a letra. Ela fala sobre um relacionamento que provavelmente não vai dar certo, mas que garante a diversão de ambas as partes. Teorias apontam que a canção é baseada em seu relacionamento com The Weeknd, pois existem referências ao fato de ambos terem relações complicadas com seus antigos parceiros.

Junto de “Lose You To Love Me”, “Cut You Off” é a canção mais honesta da cantora. A letra tem claras referências ao seu relacionamento com Justin Bieber, como o verso “I've been carrying for fourteen-hundred-sixty days” que faz menção ao tempo que, entre idas e vindas, a relação durou. Ela mostra uma Selena cansada, porém confiante, que percebe que tal relação é tóxica e precisa ser cortada.


O álbum se encerra com a faixa “A Sweeter Place”, uma parceria com o rapper Kid Cudi. Ela serve como o fechamento de um ciclo, uma espécie de desabafo da cantora com relação a tudo que passou durante os últimos quatro anos. Na canção, Selena busca por um lugar doce, onde suas preocupações não existem e ela pode aproveitar a vida.

Rare se prova um álbum muito coeso, que explora diversas nuances do pop sem soar repetitivo. As composições, todas assinadas por Selena, mostram que, apesar da demora para seu segundo álbum de estúdio, o tempo foi essencial para abordar situações delicadas pelas quais a cantora passou durante o hiato.