Isso e uma emergência do pop: Lady está em sua fase mais Gaga no clipe de "911"


Atendendo a muitos pedidos, Lady Gaga deu continuidade à divulgação do Chromatica, escolhendo a faixa “911” como próximo single da era! Para nossa sorte, a cantora, que já havia dando sinais de que sua persona mais excêntrica tinha voltado a aflorar como no início da carreira, e agora entregou um dos clipes mais comentados do ano e recheado de significados escondidos, do jeito que só a aquela Gaga fazia no ápice do sua criatividade.


A música já era uma das favoritas entre os fãs desde o dia de lançamento do álbum, ainda mais pela transição única entre “Chromatica II” e “911”. A escolha de ser trabalhada como single é ainda mais interessante, já que, segundo a cantora, foi a música do Chromatica que mais lhe fez sofrer nas sessões de gravação por tratar da sua saúde mental e do uso de medicamentos anti-psicóticos como suporte em momentos de dificuldade.


O vídeoclipe, por mais metafórico que seja, é o que melhor expõe o conceito de Chormatica. Nesse curta-metragem não encontramos tribos, cores, ou  uma realidade distópica. Ele nos coloca para dentro da cabeça da Gaga e passamos a ver as coisas sobre o seu ponto de vista, assim como Chromatica, que é justamente um lugar criado dentro de sua mente.


Outra grande diferença no clipe de “911” é que, diferente de “Stupid Love” e “Rain On Me”, não temos coreografia e dançarinos ao fundo. Agora, a cantora, com a ajuda do diretor indiano Tarsem Singh, deu espaço à uma narrativa complexa que só vai fazer sentido na cena final, mas que ainda assim é indispensável rever o clipe várias vezes até entender tudo que se passa.



O vídeo contém claras inspirações do filme soviético “A Cor da Romã”, inclusive alguns enquadramentos muito similares ao longa. A narrativa, a princípio, pode parecer meio sem pé nem cabeça. Ao som de “Chromatica II”, logo no início, Gaga esta deitada no meio do deserto com uma bicicleta quebrada e algumas romãs espalhadas. Não há nada de racional que possa explicar o que estamos prestes a ver.


Ao chegar numa vila, outras coisas sem sentido tomam conta do vídeo. Um homem levando sua cabeça ao chão, uma mulher abraçando um corpo embalsamado, alguns sujeitos apenas olhando os acontecimentos e dois personagens que interagem tanto com a Gaga quanto com os demais em cena.


O surrealismo que vinha tomando conta do vídeo é explicado na cena final, que mostra a cantora caída no chão sendo socorrida por paramédicos, além  um grande acidente ao seu redor. Na verdade, tudo que tínhamos visto até agora era uma versão dos acontecimentos na cabeça de Gaga. Tivemos até um spoiler do que na verdade  estava ocorrendo nas pinturas da parede presente em certo ponto do clipe.



Absolutamente toda cena retratada pelo que se passava na cabeça de Gaga possui uma explicação com o que estava realmente acontecendo com ela. Dialogando perfeitamente com a letra de “911”, a realidade paralela surrealista é só mais um dos efeitos que os remédios que a cantora vem tomando em prol de sua sanidade.


Não bastasse tantos enigmas a serem desvendados, Lady Gaga ainda pode ter deixado uma pista de qual será seu próximo passo. Na visão dela, conseguimos ver que a cantora estava quase ascendendo aos céus, mas foi impedida pelos personagens que são a representação dos paramédicos. Na verdade, ela conseguiu ser salva a tempo momentos antes de morrer. Essa experiência de quase morte ainda pode ser aprofundada no próximo clipe, que pelo que tudo indica, deve ser “Sine From Above”, já que “Chromatica III” foi reproduzida assim vimos a cena do acidente.


O clipe de “911” com certeza será eternizado na videografia da cantora, que já conta com tantos outros vídeos icônicos e rehcio de significados, como “Alejandro” e “Marry the Night”. Os anos se passaram, e mesmo após quase uma década do seu auge artístico, Lady Gaga conseguiu trabalhar para ser aclamada pela crítica e ainda ser exaltada por sua criatividade fora dos padrões. Artista é uma palavra muito curta para definir o que ela é capaz de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário