Entenda a honestidade por trás de “Not A Pop Song” do Little Mix

A nova era do Little Mix já está com data marcada! Após uma série de atrasos por conta da pandemia, a nossa girlband preferida finalmente anunciou seu sexto álbum de estúdio, intitulado Confetti, previsto para sair no dia 6 de novembro. Além disso, o lyric video de “Not a Pop Song”, inédita que faz diversas alusões à carreira do grupo, também foi divulgado.

Para quem não sabe, a girlband foi formada durante a oitava temporada da versão britânica do The X Factor, de onde saíram vencedoras e com um contrato com a Syco Entertainment, gravadora de Simon Cowell, e também idealizador do show de talentos. De lá para cá foram 5 álbuns, sendo o segundo, Salute, considerado um momento turbulento para as garotas. Em entrevista, elas revelaram que ficaram com medo de serem dispensadas por causa do desempenho abaixo do esperado. Isso não aconteceu, e o álbum seguinte, Get Weird, rendeu os hits “Black Magic” e “Hair”.

Faltando uma semana para o lançamento do quinto álbum, LM5, o grupo anunciou a saída da Syco e o novo contrato com RCA Records. A notícia pegou muitos fãs de surpresa, pois um projeto inteiro já estava pronto e poderia ser comprometido por causa dessa troca. E a verdade é que não deu outra. Mesmo com uma estética mais adulta, fugindo do bubblegum pop que muitas vezes flertava com um público adolescente, a era foi bagunçada, com atraso no lançamento de clipes e potenciais singles desperdiçados. O single avulso “Bounce Back” e a canção natalina “One I’ve Been Missing” foram divulgados, e o ciclo foi encerrado com o clipe de “Wasabi”, gravado nos bastidores da LM5 The Tour, que rendeu a primeira passagem das misturinhas pelo Brasil, em março, no festival Grls!. 

Ainda em março o grupo deu início à uma nova era com o lançamento de “Break Up Song” e “Holiday”. E, apesar de atrasos por conta da pandemia, agora está tudo encaminhado para um novo ciclo, recheado de muita pop perfection e sinceridade.



Agora falando sobre “Not A Pop Song”! O single, lançado no começo de outubro, deu o que falar assim que sua letra ficou disponível para o público. Ao longo de 3 minutos, Little Mix faz diversas referências às imposições feitas pela Syco com relação ao seu som, além de soltar boas indiretas para a mídia e para o próprio Simon Cowell. “They look for picture perfect / Don't look deeper than the surface” mostra a cobrança pela perfeição estética, e a sensação de andar na corda bamba, pois, em suas músicas, se abordam temas triviais são consideradas fúteis, e se abordam temas complexos são forçadas. 

“I don't do what Simon says / Get the message cuz it's read” faz referência à brincadeira “Mestre Mandou”, no bom português, e à Simon Cowell. Boatos afirmam que o jurado do The X Factor constantemente interferia no processo criativo, mesmo não tendo sido o responsável pela formação do quarteto. “Said to follow any dream / Be a puppet on a string / Works for you but that isn't me” relembra discursos muito repetidos em programas de competição, em que é preciso seguir seus sonhos, mas a realidade é que existe um controle gigantesco dentro da mídia e da gravadora, que muitas vezes enxergam artistas como marionetes. A temática se repete na segunda estrofe, em que Jesy canta “A hamster on a wheel / That's how it feels trynna be real / These unrealistic expectations / Said we'll make it if we fake it”.

A ponte “No broken bottles or glitter on the floor from the night before / Ain't no boy troubles / If that's what you came here for / Then you should know that” serve para deixar claro o recado por trás da canção. O refrão também cumpre essa função, certificando que todos entenderam que “Not A Pop Song” não é sobre se apaixonar, festejar ou ter o coração partido. É sobre amadurecer, ser independente e fazer o que gosta, sem se importar com a opinião dos outros.

Com o álbum chegando daqui menos de um mês, a “The Confetti Tour” está programada para começar apenas em abril do ano que vem. Enquanto isso você pode curtir o reality show “Little Mix: The Search” e torcer para que nossa girlband favorita traga os confetes para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário