10 documentários de artistas que você precisa conhecer!

Ser fã de um artista é algo estranho, afinal a gente grita, chora, discute e, às vezes, compromete os gastos do mês, tudo em prol de uma única pessoa, que está “apenas” fazendo músicas e tentando um lugar ao Sol na indústria. Mas um ponto que percebi ao longo dos anos é que, por mais que acompanhar clipes e performances seja maravilhoso, a verdade está por trás das câmeras. É lá que estão os momentos mais espontâneos, mais polêmicos e, infelizmente, os mais tristes.


E esse é apenas um motivo para o artista lançar um documentário. Além disso, ele pode mostrar os bastidores de uma turnê memorável, relembrar a trajetória de um artista que já faleceu, revelar o processo criativo de um álbum marcante, ou simplesmente mostrar o dia a dia de uma pessoa famosa. 

Por isso, a gente resolveu separar 10 documentários de artistas que você PRECISA CONHECER!

“Miss Americana” - Taylor Swift

Lançado em 2020 e dirigido por Lana Wilson, o documentário “Miss Americana” mostra os bastidores da vida de uma das maiores artistas do mundo, Taylor Swift. Entre conversas com seus pais, amigos e executivos da gravadora, a cantora aborda temas como machismo, distúrbios alimentares e posicionamento político. O longa ainda revela um pouco do processo criativo do álbum Lover e da faixa avulsa “Only The Young”. Passando pelo VMA de 2009, o cancelamento em 2016, e o silêncio forçado para não se tornar a próxima The Chicks - boicotadas por se posicionarem politicamente - o documentário expõe o que Taylor sentiu nesses momentos e como deu a volta por cima.

Onde assistir: Netflix


“Gaga: Five Foot Two” - Lady Gaga

Visto em primeira mão durante o Festival de Toronto em 2017, o documentário da Mother Monster mostra o processo criativo do álbum Joanne e os bastidores do show de intervalo do Super Bowl. Tida por alguns como excêntrica e aparecida, Lady Gaga mostra os motivos por trás de suas escolhas, enquanto permite ao público conhecer um pouco de sua vida por trás da pop star. Definitivamente é um ótimo exemplo para conhecer a pessoa não apenas Lady Gaga, mas Stefani Joanne Angelina Germanotta.

Onde assistir: Netflix


“Simply Complicated” - Demi Lovato

Enquanto o documentário “Dancing With The Devil” ainda não é lançado, vamos enaltecer sua irmã mais velha. O longa equilibra perfeitamente trechos da cantora gravando o álbum Tell Me You Love Me com conversas sinceras e necessárias. Demi Lovato não tem medo de abordar temas delicados como sobriedade, saúde mental e sua sexualidade. Ele ainda mostra, de forma muito orgânica, a vida além das câmeras, conversando com seus amigos e até mostrando pretendentes no apps de relacionamento.

Onde assistir: Youtube


“Homecoming” - Beyoncé

Beyoncé é chamada de Queen Bey por um motivo, e o documentário “Homecoming” é apenas uma ponta da sua realeza. Mostrando sua força nos palcos e sua vulnerabilidade com a família, o longa oferece um olhar íntimo por trás de uma das maiores artistas de todos os tempos. Não apenas a perfeição de seu show no Coachella, mas também o seu papel em defender pautas sociais, como feminismo e racismo, no palco do festival mostram que Beyoncé é a dona da coroa.

Onde assistir:
Netflix


“Amy” - Amy Winehouse

Lançado em 2015, o documentário é um verdadeiro retrato do lado mais sombrio da fama. Passando pela adolescência e a fama repentina, até a morte precoce, o longa mostra uma Amy Winehouse humana, além do vocal forte e visual marcante. Com vídeos caseiros, entrevistas e inéditas, “Amy” busca não apenas explicar o que aconteceu com a cantora, mas provocar a reflexão ao redor da cobertura midiática, que acompanhou de perto seus últimos passos. Então prepare os lencinhos porque lágrimas são garantidas.

Onde assistir: Youtube


“Dangerous Woman Diaries” - Ariana Grande

Confesso que estou trapaceando com essa indicação, porque não é um longa, e sim uma série. Eu até poderia indicar “excuse me, i love you”, mas a verdade é que o exclusivo da Netflix não chega nem aos pés de sua irmã mais velha. Dividido em 4 episódios, o projeto mistura gravações da Dangerous Woman Tour com o processo criativo e divulgação do álbum Sweetener. O talento insano de Ariana e sua espontaneidade com os amigos são apenas alguns motivos para você maratonar a série.

Onde assistir: Youtube


“What Happened, Miss Simone?” - Nina Simone

Dona dos clássicos “Feeling Good” e “I Put A Spell On You”, o documentário relembra a conturbada vida da cantora, compositora e defensora dos direitos civis para negros norte-americanos, Nina Simone. Sem entregar muitos spoilers, o longa mostra a trajetória de uma mulher forte e talentosíssima, enquanto discute temas como violência doméstica e sexual, além de abusos no meio artístico. Não espere menos que uma história de tirar o folêgo.

Onde assistir:
Netflix


“Framing Britney Spears” - Britney Spears

Sob os holofotes desde muito nova, o longa aborda os desdobramentos do fatídico ano de 2007 e que perduram até hoje. O falecimento da tia, o divórcio de Kevin Federline, o ato de raspar o cabelo e a ida para uma clínica de reabilitação são apenas alguns motivos que levaram o pai de Britney, Jamie Spears, a conseguir a tutela mental da cantora. Com declarações de fãs e pessoas próximas da artista, o documentário questiona a polêmica custódia, que proíbe Britney de, dentre tantas coisas, votar e controlar o próprio dinheiro.

Onde assistir: Globoplay


“AmarElo - É Tudo Pra Ontem” - Emicida


Com o Theatro Municipal, localizado em São Paulo, de palco principal, o rapper Emicida mostra os bastidores de seu show enquanto discute diversas pautas sociais. É ao reverter a ideia preconceituosa de que apenas a cultura de elite é correta, que o artista escancara a discriminação dentro da sociedade e do meio artístico. Abordando o racismo, a cultura periférica, o hip-hop e o apagamento histórico, Emicida traz um documentário emocionante, daqueles de tirar o fôlego com apenas uma cena.

Onde assistir: Netflix



“Na cama com Madonna” - Madonna


O projeto, que começou como apenas uma gravação da Blond Ambition World Tour, se tornou um olhar dentro da vida da rainha do pop. Acompanhando os bastidores da turnê, os problemas de saúde e as polêmicas ao redor dos shows, o longa mostra uma Madonna irreverente, ácida e poderosa, provando o porquê de sua incontestável realeza. Apesar das filmagens antigas - o documentário foi filmado em 1990 - é uma ótima experiência para entender a magnitude da cantora na indústria.

Onde assistir: Youtube



- MENÇÃO HONROSA - 

“Coachella: 20 Years in the Desert”

O longa sobre um dos maiores festivais do mundo aborda sua origem e seus desafios durante os primeiros anos da empreitada. A fusão de diversos estilos musicais, como rock, rap e eletrônica conseguiu unir diferentes públicos em torno de um único objetivo: amar a música. Não é à toa que, atualmente, fazer parte do lineup do Coachella é sinal de uma consolidação na indústria musical. Então, se você gosta de conhecer os bastidores desse tipo de evento, o documentário é a sua cara! 

Onde assistir: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário