10 artistas country que se tornaram pop!

De Nashville para os holofotes de Hollywood! Você já deve ter ouvido falar de alguns artistas country que foram muito além das barreiras de seu nicho e se tornaram grandes potências pop e mainstream na cena musical. Viemos hoje relembrar aqui alguns desses nomes que levaram o country para novos ouvidos que não curtiriam esse estilo de música normalmente.

Venha conferir essa lista a seguir:

Taylor Swift

Nossa querida Taylor Swift é, sem dúvidas, o exemplo mais conhecido e bem sucedido dessa transição do country para o pop. Ainda muito jovem, a garota de cabelos loiros e cacheados ganhou o mundo com um country humilde e letras românticas, refletindo em toda uma geração de adolescentes sentimentais. Hits como “Tim McGraw” e “Fifteen” são grandes exemplos disso.

Não demorou muito, porém, para que Taylor desse um novo passo, divisor de águas em sua carreira. Entre os discos Red e 1989, a cantora assumiu de vez o pop, com um penteado mais despojado, roupas mais modernas, produções extravagantes e uma coleção de recordes quebrados, tirando o trono até de grandes divas pop.

Kacey Musgraves

Ao que tudo indica, Kacey está seguindo um caminho semelhante ao de Swift. Após dois álbuns essencialmente country, a cantora deixou o experimentalismo aflorar sem limites em seu disco Golden Hour, muito bem recebido por toda a crítica especializada e sendo coroado como "Álbum do Ano" no Grammy Awards. A partir daí, já era nítido que a cantora não era só uma grande cantora country, mas sim uma figura pop muito promissora.

Entre melodias doces e hipnotizantes, ela expandiu seus horizontes para outros gêneros e outros públicos. E agora em sua nova era, Kacey promete entregar mais uma superprodução ambiciosa. O disco Star-Crossed é divido em três atos e chega acompanhado de um filme inusitado que irá narrar a jornada da cantora em seu recente divórcio. O projeto está sendo descrito como uma ressaca do lúdico e apaixonado Golden Hour. Para esse novo capítulo, Musgraves fará o lançamento com sua gravadora de sempre MCA Nashville, mas, dessa vez, em conjunto com o selo mainstream Interscope Records, que possui artistas como Billie Eilish e Olivia Rodrigo no catálogo. A era pop vem aí!

Dolly Parton

E se você acha que esse crossover entre country e pop é algo recente na indústria musical, você está enganado! Lá no começo da década de 80, a diva Dolly Parton, que já era muito amada e consolidada no country, impressionou a todos daquela época com o o hit atemporal "9 to 5", que a posicionou como uma figura emblemática da cultura pop e a levou para o topo dos charts pop.

Glen Campbell

Um verdadeiro fenômeno da década de 60, Glen Campbell foi provavelmente um dos primeiros artistas a fazer essa transição. Com hits como "Rhinestone Cowboy" e "Gentle On My Mind", o artista conseguia trazer uma raíz country, porém muito requintada, além de uma energia pop refrescante que contagia no primeiro play. Glen fez muito sucesso nos filmes de John Wayne, apresentando seu próprio programa de televisão. Ele também fez um marco histórico no Grammy ao se tornar a primeira pessoa a ganhar o gramofone tanto na categoria pop, quanto na country. Um ícone!

Faith Hill

Ela já era uma verdadeira musa do country no começo dos anos 90, mas foi no final dessa mesma década que Faith Hill voou ainda mais longe. A popular "This Kiss" marcou sua entrada no pop de uma vez por todas. Com muita personalidade, a cantora trouxe uma pegada envolvente que a presenteou com seu primeiro sucesso Top 10 da Billboard Hot 100. Pouco tempo depois, seu smash hit "Breathe" se tornou a faixa mais popular de 1999, tanto nos charts pop, quanto nas paradas country. Rainha faz assim, né?

Shania Twain

O impacto de Shania Twain e sua influência na indústria são indiscutíveis, e isso ficou mais do que claro em seu disco Come On Over, lançado em 1997. O álbum contou com o hit "You're Still The One", que chegou ao segundo lugar da Billboard Hot 100 e rendeu dois Grammys para a cantora. Ela, que já era um nome respeitado no country, agora estava rompendo as fronteiras com o estrelato internacional e conquistando alguns dos discos mais vendidos da história da música. Lendária demais!

Dan + Shay

O duo é, sem dúvidas, um dos artistas country pop de maior sucesso atualmente. Dan + Shay tem tomado conta das rádios pop americanas, além de serem aclamados em todos os tipos de premiação: Grammys, Billboard Awards, Teen Choice Awards, CMAs, ACMs, e a lista só cresce. Isso prova que eles tem ido muito além da bolha country e agradado todos os tipos de público. Hits como "Speechless" e "10,000 Hours", em parceria com Justin Bieber, estão aqui para provar esse ponto.

The Chicks

Não podíamos deixar de falar delas. Conhecidas como Dixie Chicks, o trio fez um comeback grandioso recentemente e com um novo nome: The Chicks. Com produção do hitmaker Jack Antonoff, o disco Gaslighter foi um passo transgressor para as artistas. Não só ele une seu tradicional banjo e rabeca com sintetizadores e sons mais modernos, como ele também reposiciona as veteranas da música em um novo momento, se rebelando contra o country e todos os fãs do segmento que as cancelaram em 2003 após um posicionamento político contra o governo Bush. Essa nova era, veio para mostrar o potencial do grupo de caminhar independente dos rótulos country.

Lady A

O trio conhecido como Lady Antebellum alcançou um nível de sucesso estrondoso que não só os transformou em um nome forte do pop, como também garantiu um renome internacional muito forte. Os hits "I Run To You" e "Need You Now" fizeram história nas paradas country e pop globais e até hoje tocam nas rádios. Se formos falar de crossover entre esses dois universos, Lady A é um nome que não pode faltar nunca.

Maren Morris

Sendo uma das grandes potências da música atualmente, a cantora é uma estrela que transita entre os dois estilos com proeza. Sem medo de se desprender das regras country, Maren furou a bolha de vez com o smash hit "The Middle", em parceria com Zedd e Grey. Desde então, a artista vive o melhor dos dois mundos, garantindo sempre bons lugares nos charts pop e country, além de se destacar em parcerias de sucesso com artistas mainstream como Niall Horan, Hozier e Taylor Swift.

Nenhum comentário:

Postar um comentário