Matty Healy, do The 1975, vive amor de circo "A Change of Heart"


O quinto single do I like it when you sleep, for you are so beautiful yet so unaware of it – segundo álbum do The 1975 – ganhou um clipe simples, porém coerente e cheio de significado. O vídeo para “A Change of Heart” faz com que qualquer pessoa se apaixone pelo clássico e delicado amor entre o casal de palhaços, que culmina em um final um tanto quanto triste.

Nessa segunda fase da banda, The 1975 deixou bem claro que quer esbanjar modernidade em suas músicas. Ou seja, os meninos andam explorando a multiplicidade cultural mais do que nunca, sempre com muita personalidade em tudo que fazem. A variedade, portanto, não poderia faltar no clipe de “A Change of Heart”. Ao incorporar o palhaço do vídeo, Matty Healy – o vocalista da banda – se apropria de distintos símbolos culturais: os movimentos de Charlie Chaplin, explorando até um moonwalk do Michael Jackson e o “dab”, o passinho viral realizado pelo jogador de futebol americano Cam Newton.


O vídeo pode ser divido em duas partes: a primeira apresentando o amor energético dos dois palhaços, em contraste com a segunda, em que as coisas desandam após uma mudança de perspectiva. Na primeira parte, nos comovemos facilmente pelo romance de cinema que idealiza a perfeição de um relacionamento, com toda suavidade e sincronia dos dois personagens, que dançam e fazem mímica pelo parque de diversões. E ainda aí, começamos a perceber algumas referências ao clipe de “Robbers” – em que Matty Healy vive um amor tão intenso que chega a ser doentio.
Entramos, então, na segunda parte do clipe, que chega a quebrar o coração de muitos quando o parque não é mais tão divertido e o palhaço perde toda sua graça, desencantando sua parceira. Todas os truques e as brincadeiras acabam cansando a palhaça, intensificando o significado da música sobre mudança de sentimentos. E, para nossa tristeza, o vídeo tem seu desfecho com a mais honesta representação de solidão. O clipe termina com o palhaço se perdendo em lágrimas na chuva, sem ninguém para retribuir suas brincadeiras, já que ele mesmo virou a piada.

Assim como a própria banda, o vídeo para “A Change of Heart” é bem intenso e precisa de uma reflexão maior para ser entendido. Mas por outro lado, de cara, o plano da sensação é ativado com o comovente e teatral romance dos dois construtores da cena. E convenhamos que, mesmo com o visual preto e branco, quem é responsável por grande parte do efeito sentimental do vídeo é Matty Healy, assim como a dançarina. Ele nos mostrou que não é só um vocalista ou um compositor, mas sim um artista por completo, que é capaz de envolver e impactar qualquer um. The 1975 sempre tem sacadas geniais no que fazem, com ideias inteligentes e uma criatividade fora do normal e é, com certeza, por isso que a banda evolui a cada dia, ainda mais nessa nova fase, que está bem madura e consistente. 

Um comentário:

  1. Que análise maravilhosa. Muito obrigada por dividirem conosco. Diz muito sobre o conceito do vídeo e da banda, concretizando ainda mais o que nós fãs pudemos absorver. ❤

    ResponderExcluir