Rihanna mostra que não está para brincadeira em clipe de “Needed Me”


Depois de ter sido sexualmente abusada em Man Down e de ter seu dinheiro roubado em Bitch Better Have My Money, badgalriri continua mostrando que só faz justiça com as próprias mãos e volta com a sua boa leva de clipes para uma das melhores faixas do álbum.

Inaugurando uma nona semana em primeiro lugar nos charts da Billboard com a faixa-que-não-sai-nunca-mais-da-sua-cabeça, Work, Rihanna continua promovendo seu álbum Anti com mais um single dessa nova era, simultaneamente com Kiss It Better, cujo clipe prefiro nem de lembrar, tamanha decepção que tive. Deixando a preguiça de lado, a cantora volta a boa forma de clipes com histórias marcantes carregadas de mensagens e simbolismos culturais e sociais, do jeitinho que tem que ser e que se espera que seja de uma das maiores artistas da história. Needed Me é definitivamente uma das melhores de um álbum com muita personalidade em suas canções e o vídeo só ajuda a reforçar tudo isso. É mais um grande acerto em sua carreira, independente de desempenho comercial.

A essa altura do campeonato, todo mundo já deveria saber que Rihanna é a melhor pessoa desse planeta e que ninguém bate de frente com ela simplesmente pelo fato de ser uma mulher negra muito bem empoderada e auto-confiante. Nada mais justo do que lançar um vídeo que continue firmando essa imagem -- que serve de exemplo num contexto de lutas contra uma sociedade patriarcal – da maneira mais real e crua possível. Durante a maior parte das cenas, a cantora faz questão expor a objetificação, o desrespeito e a falta de credibilidade para com a figura feminina. Então se você é mais um conservador que acha que pode fazer o que bem entender sem respeitar ao próximo, Riri quer mais é que você tenha o mesmo destino do antagonista do filme, e é ela quem vai se certificar de fazer o trabalho. Mexe com as minas para ver o que acontece!


O storytelling aqui é relativamente simples, mas se faz presente e é bem efetivo. O clipe não nega que foi dirigido por Harmony Korine, responsável também pelo longa metragem Spring Breakers (2013), já que revela novamente toda a sua aparente obsessão pelo paraíso ilegal no litoral norte-americano. Há o retrato de um outro lado de uma cidade movida pelas riquezas de seus habitantes, muitas vezes criadas e sustentadas a partir de organismos criminosos que funcionam como uma sociedade hierárquica, e a personagem de Rihanna faz parte de um deles, juntamente com seu rival. Com uma fotografia belíssima já utilizada em BBHMM, o vídeo contrasta fielmente realidades luxuosas com as realidades de base de tudo aquilo, cenários para uma história que aponta ser de traição – não fica claro se amorosa ou financeira – que acaba com um final nada feliz para um dos personagens.

Needed Me foi produzida pelo DJ Mustard, um grande nome que já alavancou hits no mundo todo e que promete fazer mais um acontecer. A parceria traz um trap slow-tempo bem característico de suas músicas, com sintetizadores marcantes, batidas bem sentidas e um ritmo contagiante. Faixa e clipe foram pontos extremamente positivos desta vez e é bom ver que a barbadiana está explorando bastante o álbum, que ainda tem muito conteúdo bom que pode ser aproveitado. Riri confirma seu status de destruidora e ainda nos proporciona ótimos momentos de análise de núcleos sociais que necessitam de atenção ao mesmo tempo em que dá socos na cara do patriarcado. Gênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário