Lana Del Rey se liberta da imagem de seu passado com "Chemtrails Over the Country Club"

Após finalmente agradar a crítica especializada com o antecessor Norman Fucking Rockwell!, Lana Del Rey surge despretensiosa e bem consigo mesma em seu trabalho mais simplista e cru até hoje. Com Chemtrails Over the Country Club, a artista se desvencilha da imagem hollywoodiana glamourosa que vinha construindo durante a última década perante os holofotes e trouxe uma sonoridade que flerta entre o country e folk norte-americano.

Não podemos nem dizer que fomos pegos de surpresa com essa guinada de Lana em direção ao interior dos Estados Unidos. A cantora já vinha ensaiando esse movimento desde a sua última turnê, o que se percebia pela estética das roupas e até dos convidados dos shows, como Nikki Lane, cantora e compositora country, quem participa da faixa “Breaking Up Slowly” do novo álbum, emplacando um incrível dueto que extrai o melhor da influência de Johnny Cash.

Outro alerta dado por Lana na turnê do Norman Fucking Rockwell! foi o cover recorrente de “For Free”, originalmente de Joni Mitchell. Zella Day e Weyes Blood foram convidadas para acompanhar a cantora no show do Hollywood Ball, o que deu tão certo que Lana incluiu essa versão com suas amigas no álbum.


Não bastasse tanto spoiler, “Let Me Love You Like a Woman”, primeira faixa do álbum a ser liberada, deixa claro que a vida Californiana não a servia mais, e por isso ela estava indo rumo ao interior: “I come from a small town, how’bout you? I only mention it ‘cause I’m ready to leave LA”. Além disso, a faixa já adiantou que a produção dessa nova fase não contaria com tantos arranjos grandiosos como estávamos acostumados, o que na época pode ter deixado muita gente desapontada, mas que funciona bem melhor quando ouvida dentro do álbum.

Contraditoriamente, a faixa-título “Chemtrails Over the Country Club” é a que mais destoa de todo álbum por remeter à canções da cantora de outras épocas, com camadas de vozes sobrepostas, eco, e conter a produção mais empenhada que Jack Antonoff teve no álbum todo. Outro destaque nesse mesmo sentido é “Tulsa Freak Jesus”, faixa que trouxe sensualidade a um álbum arriscadamente monótono, remetendo aos tempos áureos de Ultraviolence, ainda que ambientado num contexto interiorano.


E falando em outras épocas, provando não rejeitar seu passado embora esteja numa fase completamente diferente, “How to Disappear” teve um novo uso ao ser sampleada em “Wild at Heart”, mas construindo novas emoções que nos tira da costa oeste norte-americana.

Embora o estilo musical que o Chemtrails Over the Country Club possa parecer desinteressante se comparado ao resto de sua discografia, engana-se quem acha que a cantora resolveu trilhar esse caminho por ser mais fácil e simples. “White Dress”, a faixa de abertura, prova que Lana chega a explorar limites vocais até então nunca utilizados por ela e investe em sussurros para preencher a emoção que ficou faltando pela falta de grandiosidade nos instrumentais.


A partir de “Dark But Just a Game”, Lana deixa de contemplar sua auto-imagem de ícone californiano e quer distância da toxidade que o mundo da fama lhe trouxe, e por isso resolve buscar uma vida mais simplória e menos mundana como retrata em “Not All Who Wander Are Lost”. E finalmente, para nossa surpresa, "Yosemite" revela sua expectativa de um relacionamento estável e saudável, faceta que não tínhamos visto em 5 álbuns de estúdio.

Diferente do Chemtrails Over the Country Club, que Lana já vinha dado diversas pistas sobre o que podíamos esperar, a cantora também havia mencionado a sua vontade de fazer um álbum com clássicos americanos para o Natal de 2020, o que acabou não acontecendo, e não contente com seu novíssimo álbum, já anunciou que seu próximo álbum, Rock Candy Sweet, será lançado 1º de junho em resposta à perseguição que ela sente da mídia.

Com isso, podemos esperar uma obra bem diferente da nova faceta de Lana que acabamos de conhecer e já parece não durar muito (mesmo levando em conta que a cantora é famosa por não costumar cumprir o que promete quando o assunto é lançamentos). Fato é que Lana Del Rey parece tratar o recém lançado Chemtrails Over the Country Club como passado e já está planejando seu próximo passo. Em entrevista recente para a Music Week, seu empresário, Ed Millett revelou que “ela tem o seu próprio plano para alguma coisa, não vou dizer o que é, mas ela tem há anos, e agora pode ser algo que possamos realizar”. Nem sabemos o que é mas com certeza já queremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário