5 Seconds of Summer demonstra maturidade e sai da zona de conforto em "5SOS5"

"Sinto que é nosso melhor álbum, que as pessoas vão responder muito bem. Colocamos muito amor e alegria neste trabalho”, afirmou o vocalista Luke Hemmings em entrevista à revista Quem. E ele realmente estava certo: o 5SOS5, quinto álbum de estúdio do 5 Seconds of Summer, é o melhor trabalho do grupo até agora.

O disco é mais maduro do que os antecessores, não só liricamente, como sonoramente. Michael Clifford, guitarrista, ficou à frente da produção da maioria das 19 faixas e realizou a tarefa com maestria, trazendo uma vibe dançante, fresh e atmosférica para o projeto. "Bloodhound", "Easy For You To Say" e "Take My Hand" explicitam esses instrumentais, combinados com as composições poéticas sobre fins de relacionamento, amor e inseguranças.


5SOS5 abrange o pop em sua totalidade e deixa um pouco de lado as influências passadas punk e rock. Por mais que "2011”, faixa disponibilizada no fim de 2021, resgate esse gênero, desta vez os australianos saíram 100% da zona de conforto e utilizaram muitos sintetizadores e elementos eletrônicos sem medo.

Isso não significa que eles não pensaram nos fãs antigos, até mesmo porque o processo de criar o 5SOS5 pareceu com o do álbum de estreia, nas palavras do quarteto. O disco é nostálgico, seja tendo a participação do produtor John Feldmann, responsável pelo Self Titled e pelo Sounds Good Feels Good, ou celebrando lindamente a amizade em "Best Friends". Ainda, Calum Hood (baixista), Ashton Irwin (baterista) e Clifford cantam em muitas canções, função que pouco tempo atrás havia ficado quase restrita à Hemmings.

“Esse foi o álbum em que todos adquiriram suas próprias habilidades e elas estavam prosperando. Parecia que tínhamos coragem suficiente em nossa arte para ir mais além, para ver se poderíamos criar mais autoconsciência como banda e explorar a profundidade de quem somos como uma banda”, contou Irwin ao Grammy.

Não é exagero dizer que as melhores músicas do quarteto estão no conjunto. "Bad Omens", por exemplo, explora o melhor de Luke e emociona com os gang vocals na ponte. A música encerrou a apresentação "The Feeling of Falling Upwards", realizada em Londres, no Royal Albert Hall, na última quinta-feira (22).


O show, descrito como "uma das noites mais especiais" de suas carreiras, teve uma orquestra, um coral e muitos hits no repertório. Entre os destaques, ficaram "She Looks So Perfect", performada acusticamente, "Outer Space/Carry On", fora dos setlists das turnês recentes, "Take My Hand", deixando a plateia toda iluminada, e "Older", com a participação de Sierra Deaton, cantora e noiva de Luke Hemmings.

5SOS5 marca uma fase nova para a banda de muitas formas. Além de tudo mencionado, é o primeiro disco que eles lançam de maneira independente em parceria com a BMG, após saírem da Interscope. Agora, eles têm o controle de sua própria arte em todos os sentidos. Como explicou Clifford para o Grammy: “Esse álbum foi libertador para nós, então queríamos que a música refletisse isso”. 

É surpreendente a evolução musical do 5SOS e louvável o acerto do grupo nesse álbum. Eles estão em sua melhor fase, indo na direção certa e o mais importante: claramente felizes com o que estão fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário