McFly começa nova era com single “Where Did All The Guitars Go?”, inspirado no rock oitentista

Inspirado pelo rock clássico dos anos 80, o McFly disponibilizou nesta semana o primeiro single de seu próximo álbum de estúdio, com lançamento previsto para o dia 9 de junho. “Where Did All The Guitars Go?” mostra saudades dos tempos de ouro do hard rock e marca o início de uma nova era, que, desta vez, olha para o passado. 

Para muitos, aconteceu recentemente a volta definitiva do emo, do pop-punk e do pop-rock ao mainstream, usando de influência dos anos 2000. Em entrevista à revista Quem, o guitarrista Danny Jones até disse ser fã de tais estilos. Porém, o McFly optou por seguir uma direção um tanto quanto diferente, com referências ainda mais antigas.

“Where Did All The Guitars Go?”, assim como todo o disco de inéditas Power to Play, é permeada por um saudosismo dos cabelos longos, extravagância e guitarras presentes em bandas como Van Halen, Mötley Crüe, Poison e Def Leppard.


Sobre tal resgate, o baixista Dougie Poynter destacou em comunicado.

"Bem no início do processo criativo, Jason trouxe um quadro branco e pediu para escrevermos ali o que todos nós amamos no McFly. Ficou claro que o que queríamos criar era uma música divertida e enérgica, com guitarras e inspirada nas lendas do rock dos anos 80. No dia seguinte, Tom compôs ‘Where Did All The Guitars Go?’ em sua cabeça enquanto dirigia para o nosso estúdio. Musicalmente e liricamente, essa canção parece a introdução perfeita para esta próxima era do McFly. Desde o dia em que terminamos a música, sabíamos que queríamos que o riff de abertura fosse a primeira coisa que as pessoas ouvissem em ‘Power to Play’.”

A direção que os britânicos tomaram não necessariamente foi uma surpresa. Conversando com o Tenho Mais Discos que Amigos no ano passado, Dougie deixou claro qual caminho a banda estava trilhando no novo material e quem estava os orientando no processo:

“Rock dos anos 1970, rock dos anos 1980… Muito do que estava acontecendo naquela época quando o rock dominava as paradas musicais. Muito Van Halen, Rush… tem uma música que é bastante ‘McFly encontra Rush’, Weezer… que não é tão anos 1980 mas tem um pouco de grunge. Tem muitas guitarras, muitas bases com guitarras.”

E dá até para traçar uns paralelos entre “Where Did All The Guitars Go?” e "All the Good Ones", do Weezer. Na primeira faixa citada, o eu-lírico se pergunta, enquanto está dentro do carro ouvindo o rádio, por que as antigas músicas de rock não tocam mais e não estão mais presentes. Já na segunda, mesmo abordando propriamente um romance, o eu-lírico cita como é melhor ouvir rock enquanto dirige e como todas os "bons" já se foram. 

Apesar de o McFly não ter adotado de fato a estética oitentista, o trabalho parece fazer várias referências à época - não só musicalmente. A capa do “Power to Play”, por exemplo, lembra a do primeiro álbum de estúdio do Vinnie Vincent Invasion - projeto do ex-guitarrista do Kiss. Até mesmo o nome de uma das onze faixas, “God of Rock & Roll”, remete ao clássico “God Gave Rock 'n' Roll To You” - da banda Argent, regravado posteriormente pelo Kiss no início da década de 90.

Tracklist:

1 - Where Did All the Guitars Go?
2 - Land of the Bees
3 - Forever's Not Enough
4 - God of Rock & Roll
5 - I'm Fine
6 - Taking Back Tonight
7 - Honey I'm Home
8 - Route 55
9 - Crash
10 - Make It Out Alive
11 - Shine On

Nenhum comentário:

Postar um comentário