Camila Cabello mostra seu lado mais romântico com o álbum "Romance"



Quase dois anos de seu debute, Camila Cabello retorna com seu segundo álbum de estúdio, Romance. A obra adiciona uma maior versatilidade ao repertório da cantora, que mistura a cultura latina com diversos elementos.


O álbum se baseia numa história de amor, mostrando os altos e baixos de uma relação. Ele é dividido em duas partes: a primeira mostra a parte boa de tudo, a intensidade da paixão, em alguns casos a “devoção”, e o amor em sua forma mais visceral. Já a segunda parte é mais triste, mostrando as nuances de um término, que passa por sentimentos como raiva, mágoa e infelicidade.

As faixas “Shameless”, “Liar”, “Cry For Me”, “Easy” e o hit mundial “Señorita”, em parceria com o cantor Shawn Mendes, já tem review aqui no site, e você pode conferir clicando na música desejada.

Devido ao grande número de apresentações, a faixa “Living Proof” pode ser considerada o atual single da era. Ela tem uma produção fantasiosa, angelical que combina perfeitamente com a letra, que literalmente canta “I wanna study every inch of you / 'Til you trust me to make the angels come through / Like a choir singing Hallelujah”. O clipe, lançado no mesmo dia do American Music Awards 2019, também transmite a atmosfera divina da canção. 


“Should’ve Said It”, narra todas as tentativas de um cara de se reaproximar, enquanto a cantora deixa claro que já seguiu em frente. A produção é muito criativa, misturando elementos latinos com pop de maneira ainda não feita pela cantora. Vale dizer que o instrumental lembra muito “Wild Thoughts”, de DJ Khaled, Rihanna e Bryson Tyller. 

“My Oh My” implora para ser o próximo single do álbum. A produção é brilhante ao criar uma atmosfera de filme de terror, digna de um conto do Drácula. Narrando o clássico romance com um bad boy, Camila mostra suas habilidades de composição ao mostrar uma personagem confiante, que não se submete ao problemático papel de submissa, cantando “He's only here for one thing, but (so am I)”. A participação do rapper DaBaby é interessante e traz uma cara de Havana 2.0 para a canção.


A faixa “Bad Kind Of Butterflies” é uma que se ama ou odeia. O uso excessivo de efeitos na voz da cantora pode incomodar um pouco. É uma produção bem diferente do que se está acostumado do repertório da cantora. Aliás, produções diferentes são recorrentes em Romance. Essa em específico, pode soar um pouco caótica devido aos diversos elementos apresentados ao longo de quase 3 minutos. No entanto, a composição se prova um destaque, mostrando um eu lírico confuso, que está em um relacionamento, mas se sente atraído por outra pessoa.

Diante de tantas produções com diversos elementos, “Feel It Twice” surpreende por sua simplicidade, baseando majoritariamente em voz e violão. A composição narra um término, em que, por mais que Camila não queira machucar o outro, ela sabe que é inevitável. Algumas pessoas podem se sentir familiarizadas com a canção, e isso acontece porque a melodia lembra muito a música “Back To You”, do Louis Tomlinson. Já “Dream Of You” tem uma produção pop bem básica, e mostra um eu lírico que pensa na pessoa amada durante o dia todo, até mesmo quando está dormindo.

“This Love” é a única faixa explícita do álbum. Ela tem a essência de uma faixa grandiosa, como uma “Love On The Brain”. Apesar disso, acaba soando como uma versão menos intensa e interessante comparado à canção de Rihanna. É o tipo de música que parece soar bem melhor ao vivo, com uma atitude que só Camila pode entregar. A composição, por outro lado, narra um relacionamento disfuncional, em que a pessoa pede apoio e, logo em seguida, clama por espaço. 

A faixa “Used To This” surpreende por tem uma produção audaciosa, que muda de estrofe para estrofe, de forma coesa e interessante. A melodia fica mais intensa a partir da segunda estrofe, numa referência a um relacionamento se consolidando. A composição se destaca por ser claramente baseada no atual relacionamento da cantora, com o cantor Shawn Mendes.

Romance se encerra com o amor mais puro possível, em uma balada emocionante composta para homenagear o pai da cantora. Em “First Man”, ela narra as clássicas preocupações de pai, oferecendo jaquetas e abraços, até o momento em que ela é levada para o altar. 


Com Romance, Camila Cabello deixa claro que não vai ignorar suas raízes latinas, mas que também não vai apostar no safe. A mistura de elementos pode soar caótica em algumas faixas, porém, de maneira geral, prova a coragem e audácia da cantora, que não teve medo de arriscar em seu novo álbum.