Porque você não pode perder o show de Kacey Musgraves no Lolla 2020


Kacey Musgraves é uma cantora country norte-americana, ganhadora de 6 prêmios Grammy, incluindo o de Álbum do Ano em 2019, com o aclamado Golden Hour. A artista é presença confirmada no Lollapalooza desse ano, e se apresenta no domingo, dia 05.

Apesar de se considerar uma artista country, o que pode causar muita estranheza por parte do clássico público do festival, Kacey nunca escondeu que se inspira em outros gêneros musicais. Fleetwood Mac, Bee Gees e Tame Impala são só algumas inspirações para o excelente Golden Hour

O cenário musical country nos Estados Unidos é marcado pelo conservadorismo e pelo preconceito. Um triste exemplo é a carreira do trio Dixie Chicks, que teve seu impacto “apagado” pela mídia após criticar as decisões do então presidente, George W. Bush. Tal boicote é lembrado até hoje por artistas como Taylor Swift, que comenta como essa punição afetou sua coragem de se posicionar sobre determinados assuntos.


Porém, Kacey é uma das únicas artistas do meio a se posicionar contra essa “fama”, sempre deixando claro o seu apoio à comunidade LGBTQ+, e criticando as atitudes machistas da indústria. Aliás, duas canções presentes em seu quarto álbum de estúdio abordam esses temas. “Rainbow” é uma balada motivacional, que celebra a calmaria depois da tempestade, ou nas palavras da própria cantora, “para qualquer um que tenha algum peso sobre os ombros”. Por ter uma mensagem de esperança e fazer referência ao arco-íris, rapidamente a canção foi ligada à comunidade e, sobre isso, Kacey diz que “pode ser algo dedicado à ela [comunidade LGBTQ+]”.

“High Horse”, que surpreende por ter uma sonoridade oitentista, bem disco, ironiza pessoas que sempre querem estar no topo e não conseguem ser humildes. Kacey já deixou claro que vários high horses já passaram por sua vida, incluindo executivos de gravadoras. Assim, ao longo da canção, Musgraves deixa claro para os arrogantes que todos estão cansados de suas atitudes, e que eles podem simplesmente ir embora.


Sobre o show em si, não espere uma estrutura megalomaníaca, cheia de pirotecnia e números acrobáticos. Os shows de Kacey são compostos, em sua maioria, apenas por ela, sua banda e poucos elementos cenográficos. Mas não enxergue isso como um defeito. A magia de seus shows está justamente nessa simplicidade, que faz com que você consiga focar toda a sua atenção em apenas curtir suas composições.

É bem provável que o setlist de seu show no festival se baseie na “Oh, What A World Tour”, mais especificamente na versão adaptada para festivais. Assim, é possível esperar muitas canções do seu mais recente disco, Golden Hour, algumas do Pageant Material, e um cover escolhido a dedo para o evento. 

De modo geral, o show de Kacey Musgraves é do tipo que você curte cantando bem alto e balançando os braços, como se estivesse limpando sua alma. Mas caso você não conheça o trabalho de Kacey, aqui vão mais algumas músicas, além das já citadas, para te convencer que o seu show no Lollapalooza 2020 é imperdível:

“Love Is A Wild Thing”


“Happy & Sad”


“High Time”


“Golden Hour”


“Space Cowboy”


“Biscuits”


“Velvet Elvis”