A música urbana no Lollapalooza 2020!



O Lollapalooza nem sempre foi um festival que exalou representatividade. Porém, esse ano com um line-up rico em gêneros musicais para todos os gostos, ele inaugura mais uma edição que surpreende pela diversidade no próximo mês, nos dias 3, 4 e 5 de abril. Desta vez, a música urbana vem com ainda mais força, tanto no cenário nacional, quanto no internacional.

O que mais predominava nas primeiras edições do evento eram as bandas de rock e pop alternativos, mas o cenário passou a mudar nos últimos anos. Em 2016, já começamos bem quando presenciamos o show de Eminem. Devido ao sucesso e aceitação do público, a partir daí as atrações de rap e hip hop não pararam de aparecer, e com grande força. No ano seguinte, contamos com a presença até de dois grandes nomes nacionais: Criolo e Haikaiss, que arrasaram no festival.

A representatividade da música urbana se tornou tão grande que agora é de costume ter um rapper como headliner. Ano passado pudemos prestigiar o sucesso do premiado Kencrick Lamar em terras brasileiras e em 2018 o lineup contou com Wiz Khalifa. Agora, em 2020, seremos agraciados pelas rimas de Travis Scott, rapper que constrói diferentes cenários e realidades para cada álbum, que em sua maioria giram em torno da temática das drogas e ostentação, tudo também pautado em relações amorosas, críticas e reflexões sobre a vida.


Outra grande atração do gênero é o grupo Brockhamptom. Os seus integrantes bi raciais tendem mais para o lado do hip hop e falam de suas angústias em relação ao mundo. O grupo promete ser uma das mais promissoras revelações do Lolla desse ano.

Trazendo tudo mais próximo à nossa realidade, ainda teremos ótimos nomes nacionais para essa edição, como Djonga, Emicida e Rashid, que decidiram tornar críticas sociais belas canções. Os primeiros citados talvez sejam os que produzam de forma mais aparentes. A luta negra e desigualdade social são os assuntos mais discutidos e relembrados por eles. Mostra situações que membros das classes mais baixas brasileiras tem de enfrentar diariamente. Por isso, o tamanho de sua importância. Além de abrir os olhos do público ainda tem o poder de denúncia, principalmente em meio a um festival elitizado e de entradas de valores tão altas.


O mais interessante é que a representatividade não vem se limitando apenas ao rap e hip hop esse ano. Ainda teremos grandes nomes do funk como Ludmila, PK, Kevin O Chris e MC Tha, trazendo ainda mais do som popular e cultura brasileira moderna.

2020 talvez seja o ano com maior representatividade no Lollapalooza até agora. Essa edição contará com o um número notável de música urbana e visibilidade negra, e por conta disso, temos certeza que o sucesso será certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário