Conheça Maikão, um artista plural que aborda temas necessários da atualidade!

Em novembro, o Keeping Track se propôs a fazer uma ação de Mês da Consciência Negra para dar visibilidade a artistas emergentes que representam essa luta e o Maikão não podia ficar de fora dessa. Um artista autêntico, versátil e surpreendente. Vem com a gente conhecer mais sobre ele!


Quem é Maikão?

Maikão é um cantor, compositor, percussionista, baterista e ativista, natural de Miguelópolis, São Paulo. Sua jornada na música começou muito cedo, aos 5 anos de idade quando aprendeu a tocar sozinho violão e viola caipira. Desde então, o músico aperfeiçoou seus talentos nos palcos de Piracicaba e foi se dedicando a diferentes estilos musicais, como Jazz, MPB e ritmos latinos. Maikão integrou as bandas Pirajazz Band e Zaíra, participante do reality show Superstar da Globo, e também já realizou diversas parcerias, com artistas como Monarco da Portela e Silvério Pontes. Atualmente, seu foco é em ritmos afro-brasileiros.

Tudo sobre seu último lançamento

Em outubro, o artista lançou o EP Ascender. Com a proposta de celebrar suas origens paulistas na sonoridade e abordar temas como fé e questões políticas nas letras, o trabalho cumpre o que propõe e é um retrato profundo e sincero desses tópicos.

“Ascender é uma obra consequente de uma ampla trajetória de vida, visões sociais políticas de reconhecimento, de empoderamento e resiliência diante das condições estruturais em uma classe social com paralelo entre a situação atual política e artística. ‘Ascender’ integra e envolve a diversidade como potência e complemento no autoconhecimento reconhecida por uma grande parcela de quem vivencia. Trazer críticas e observações do cenário político e social também reverencia nossas origens, nossas ancestralidades e a importância da diversidade humana”, disse.

O projeto é composto por 5 faixas: “Inteiro”, “Deus acuda”, “A Gente Dança”, “Sal grosso” e “Fumaça de pamonha”. Cada canção tem suas reflexões, desde o comportamento da sociedade até golpes eletrônicos, e particularidades, que ao serem todas unidas, formam um conjunto poderoso.


Por que você deveria ouvir?

Maikão é um artista excepcional e necessário. Ele aborda temas relevantes e de extrema importância, ainda mais no contexto atual brasileiro, de forma plural, eclética, didática e original, resgatando influências importantes para o país e misturando elementos que tornam o seu som único. Cantores como Maikão conseguem transformar assuntos tão complexos em uma arte que ensina, acolhe, faz dançar e que ajuda a refletir em cenários como o que vivemos.

Um comentário: