5 Seconds of Summer inicia nova fase da carreira com a reflexiva "Complete Mess"

Quase dois anos atrás, em abril de 2020, o 5 Seconds of Summer promovia seu quarto álbum de estúdio recém-lançado CALM. Por causa da pandemia, toda a divulgação aconteceu online, com entrevistas em diferentes veículos e lives. Em uma delas, para o ET Canada, o baterista Ashton Irwin fez uma revelação surpreendente: “Já estamos pensando no nosso quinto álbum há cerca de um ano”.

De lá para cá, muita coisa aconteceu: noivados, casamentos, términos, períodos extensos longe de casa, projetos solo (que tornaram Ashton e Luke Hemmings melhores colaboradores dentro do 5SOS, como explicaram) e os 10 anos da banda, responsável por originar o especial “The 5 Seconds of Summer Show”, o podcast “5 Seconds of Summer Talk 10 Years” e a faixa “2011”.

Agora, em março de 2022, o 5 Seconds of Summer inicia oficialmente uma nova fase em sua carreira com o lançamento do single “Complete Mess”.

Sobre a faixa

Desde fevereiro de 2021, os australianos começaram a aparecer frequentemente em estúdio, trabalhando no novo material. Entretanto, conforme entrevista para o Extra TV,  eles fizeram “Complete Mess” antes disso, um ano e meio atrás, durante uma viagem para Joshua Tree, na Califórnia. "Adoramos essa faixa, é um ótimo primeiro passo para o álbum. Fizemos só nós mesmos, sozinhos. Foi um momento legal da banda e essa música é uma verdadeira reflexão", explicou o vocalista Luke Hemmings no Elvis Duran and The Morning Show.

No dia 18 de fevereiro deste ano, o 5SOS estreou os preparativos da nova era. Inesperadamente, os meninos mandaram para uma fã uma revista com fotos e curiosidades do "The 5 Seconds of Summer Show". Dentro, havia a frase "Complete Mess, March 2". A propósito, não foi a primeira vez que eles deram dicas pré-lançamento! Com "Easier", carro-chefe do CALM, a banda enviou pôsteres misteriosos. “Complete Mess” é inteiramente escrita pelo grupo e produzida por Michael Clifford, o guitarrista (co-produtor também de "2011"). Na letra, eles discorrem a respeito de mudanças e despedidas, por meio de metáforas profundas e comparações. Os vocais do quarteto, que harmoniza junto em alguns momentos, junto da produção paradisíaca são o ponto alto da faixa.

E para os fãs antigos: Luke garantiu que o nome da canção não é uma referência à camiseta usada por ele ao longo de 2014 (com os dizeres “YOU COMPLETE MEss”)!

Sobre o clipe


Segundo Ashton, esse é um dos clipes mais filosóficos do 5SOS. “Realmente queríamos mostrar a jornada da banda no vídeo e o jeito que nos conectamos com nossa inspiração e o jeito que nos interligamos um ao outro como pessoas. Queríamos fazer esse vídeo para meio que carimbar onde estamos como artistas”, disse em live no Instagram.

No vídeo, dirigido por Lauren Dunn, eles aparecem andando em um deserto, remetendo à faixa “Red Desert” e à fotos promocionais tiradas em 2019. Há cenas dos quatro juntos, como também imagens de cada um indo para caminhos diferentes. Em determinado instante, Ashton e Calum se abraçam, o que pode simbolizar o apoio mútuo e a grande amizade dos dois. O baterista já escreveu uma música sobre isso, chamada “Best Friend”, que integra a versão da Target do Youngblood (2018)

O que esperar do 5SOS5?

O quinto álbum do 5SOS, apelidado de 5SOS5, deve sair neste ano, mas não há data estabelecida. Michael contou no Elvis Duran and The Morning Show que o disco não está finalizado e que não decidiram o nome: eles fizeram até então cerca de 50 músicas e pretendem colocar muitas no resultado final. Podemos aguardar, com certeza, mais faixas produzidas pelo guitarrista e por John Feldmann, produtor dos primeiros discos do 5SOS e de outros artistas (Avril Lavigne, Blink-182 etc.).

Michael descreveu o trabalho como “muito muito especial” e “o álbum mais pessoal que a banda já fez”, enquanto Ashton, para o Extra TV, definiu o 5SOS5 como “eletrizante”, “inspirador”, “ filosófico” e “auto-reflexivo”

"Eu não acho que a gente já tenha feito nosso disco mais icônico", disparou Irwin na era CALM. Bem, isso aparentemente mudará em breve com o próximo projeto. 

Em abril, os australianos embarcarão na sua primeira turnê desde 2019, a “Take My Hand Tour” (originalmente, “No Shame Tour”, programada para 2020). O baixista Calum Hood falou recentemente que, nos shows, tocarão muitas músicas pela primeira vez e Ashton havia adiantado, no programa Beats 1 em 2020, que fariam o set mais longo que pudessem.

Espera-se, assim, canções do 5SOS5 no repertório! Na "Rock Out With Your Socks Out Tour" (2014/2015), por exemplo, eles performaram “Permanent Vacation” e “Jet Black Heart” antes do lançamento oficial, assim como fizeram com “Talk Fast”, “Lie to Me”, "Moving Along", “Valentine” e “Youngblood” na "5SOS III Tour" (2018).

Um lembrete: ano passado, o 5SOS deixou a Interscope Records, gravadora da Universal Music Group. O 5SOS5 será o primeiro álbum dos meninos lançado em parceria com a BMG. "Eles apoiaram fortemente nossa visão para o futuro e encorajaram nossa independência como artistas", relatou a banda, que agora tem total controle de sua música. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário