Lukas Graham impressiona com sua maturidade musical e seu pop diversificado


Já imaginou se a gente misturasse Bruno Mars, Maroon 5 e Magic! em uma só banda? Bom, pode-se dizer que já podemos experimentar essa fusão maravilhosa na banda Lukas Graham. O grupo dinamarquês está ganhando cada vez mais visibilidade na mídia americana, fazendo com que todos se apaixonem pelo pop soul de qualidade deles.

Ainda em 2011, o vocalista, também chamado Lukas Graham, começou a gravar vídeos para o Youtube para disseminar seu talento e assim, dar um começo para seus sonhos e ambições de se tornar bem sucedido com a música. Desde os três anos, a voz do cantor tem impressionado os moradores de Christiania – cidade independente da Dinamarquesa na qual morou desde a infância –, mas foi só em 2012 que, junto à banda, lançou um álbum com uma gravadora regional.



Na Dinamarca, fizeram sucesso e, assim como muitas bandas, explodiram de suas pequenas restrições locais para o mundo, em um piscar de olhos. Graças à Warner Bros., a banda está bombando nos  Estados Unidos, ainda mais com o single “7 Years” e, agora, com o novo álbum da banda, auto intitulado, que foi lançado no começo desse mês.

Em seu novo álbum – e primeiro com a Warner Bros. –, Lukas Graham mostra a personalidade que está escassa na indústria, já que, a todo momento, a mídia força os artistas a venderem ideais. A banda dinamarquesa faz diferente. Só porque ela tem um som mais suave e tranquilo de se ouvir, não espere um disco cheio de baladas românticas, no padrão Adele e Sam Smith. Lukas é um baita de um compositor e seria injusto limitar esse talento à clichês de amor melancólico, portanto ele tenta colocar, sem medo, suas experiências pessoais nas músicas, trazendo cada ouvinte para seu universo individual. Portanto, ao ouvir a este álbum, espere uma reflexão da vida, contendo uma variedade de temas: a vida em uma cidade pequena como Christiana; os sentimentos por um amigo presidiário do cantor; a morte do pai de Lukas; entre outros.



A sonoridade da banda é, assim como o conteúdo lírico, um tanto quanto única. A banda define o som deles como “guetto-pop”, mas vai muito além disso. Lukas Graham explora todo o tipo de instrumento no novo álbum, produzindo algumas faixas de arrepiar e até de cantar junto. A fusão musical deles é quase inédita e bem diversificada: tem trompete com melodias funk, mas em o grande marco é o pop soul, misturado com R&B, que fica impecável com a voz do Lukas, natural desse gênero. E, claro, a inclinação para o folk acústico é mantida durante o material inteiro.

Você com certeza irá se apaixonar por algum dos elementos encantadores do grupo. Ou vai se entregar pelo storytelling genial da banda, ou pelo instrumental totalmente relaxante, ou pelos dois – o que é bem provável também. Só aconselho manter um alerta ligado para Lukas Graham, pois a banda tem um potencial tremendo de atrair novos fãs, além de trazer um conteúdo de qualidade para as rádios. Logo, teremos uma banda de âmbito internacional, que pode inovar o modo de fazer música.

Para Fãs de: Maroon 5, Magic!, Ed Sheeran.

Principais Influências: Al Green, Questlove, Dr. Dre, Ella Fitzgerald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário