Tudo que você precisa sobre o próximo álbum da Daparte e o novo single, "Nunca Fui Desse Lugar", em parceria com a Lagum!

Dois grandes nomes da cena mineira se juntaram em uma parceria inusitada! Estamos falando de Daparte e Lagum com o delicioso single “Nunca Fui Desse Lugar”. Acompanhada de uma levada acústica cativante, a música fala sobre inseguranças da vida amorosa e outras reflexões do cotidiano. O lançamento é o primeiro single de trabalho do novo álbum da Daparte, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2021. Com quanta novidade acontecendo, batemos um papo com Juliano Alvarenga, vocalista da Daparte, sobre curiosidades da parceria, detalhes do novo disco e muito mais!

Confira a entrevista na íntegra:

KT: Primeiro de tudo, preciso comentar que vi que “Nunca Fui Desse Lugar” havia sido escrita há um tempo, né? Como vocês viram que esse era o momento certo para lançá-la?

Juliano: Essa música já tem uns quatro ou cinco anos. Ela foi escrita por um amigo nosso, Júlio Anfer. Ele é meu amigo de infância. Na época, acho que 2016, o Pedro Calais (Lagum) estava em uma festa na minha casa e acabou criando uma amizade legal com ele. Aí, o Júlio começou a sempre ir nos shows da Lagum e um dia mandou pra ele a música para ver se ele curtia. O Pedro delirou na música, achou linda e até chorou. A gente foi ao estúdio de um amigo nosso e gravamos uma demo com o Júlio cantando. Mas o Júlio não quis lançar e acabou esfriando.

Mais tarde, depois de uns três anos, o Pedro queria colocar no álbum da Lagum, Coisas da Geração. Mas o Júlio não quis. Ele achava que não estava na hora e não se sentiu à vontade. E agora, nos tempos de hoje, quando fomos pensar na parceria do álbum, logo pensamos na Lagum, por já ser uma banda de amigos, mas a gente já tinha gravado muita música e não tinha sobrado outras para gravar com eles. Aí, me veio a ideia de fazer aquela canção do Júlio que eu gosto tanto e o Pedro adora. Deu tudo certo dessa vez. Tivemos a produção do Pedro Peixoto, que produz muito pro Lagum, e ficamos muito felizes com o resultado e de finalmente lançá-la.

KT: Quais foram suas coisas favoritas de trabalhar com a Lagum nessa faixa? 

Juliano: Cara, essa pergunta é muito legal! A versão original da música era mais melancólica e triste. Eu acho que dei uma interpretação mais sentimental, mas o Pedro, conforme vai cantando a música, ele vai a levando pra cima. E eu sou um grande fã da voz do Pedro. Ele tem um drive muito legal, e nessa faixa ele incorporou isso bastante. Outra coisa legal é que a música vai evoluindo e no terceiro refrão ela explode tudo, ficando mais rock. Vai ganhando mais vida!


KT: Falando do clipe, pode nos explicar quais foram os principais conceitos e propostas por trás da produção? Acho que ele pode levantar várias terorias, inclusive!

Juliano: O foco que a gente deu pra ele foi mostrar as duas bandas tocando juntas. Porque vemos tantos artistas solo e as bandas ainda estão muito no underground. Então, queríamos mostrar no clipe que BH tem duas bandas de respeito tocando juntas. Além disso, temos a cena do casal que conta a narrativa de uma pessoa que não estava se entendendo com o parceiro. Aí, tem um pássaro dentro da gaiola indicando isso. Tem a cena do xadrez também, que é um jogo que é muito sobre cercar e de ter estratégia. Relacionamento pode ser assim às vezes. Foi um roteiro que escrevi com o João. Por mais que tenha essa história perversa, foca sempre nas duas bandas tocando junto.

KT: E a cena de BH tem nomes incríveis, né? Muito legal ver dois artistas assim se unindo. Quais artistas vocês mais curtem que vem daí? Podem indicar alguns?

Juliano: O que você falou é pura verdade! BH está com uma cena artística e criativa muito efervescente. A cada dia aparece um novo rapper, uma nova banda de pop, de rock, de maracatu, de samba. É difícil de falar de bandas, porque BH é um ovo e todo mundo se conhece. Tem várias bandas de amigos nossos que tão começando e outras que já se consolidaram. Mas se fosse para escolher dois nomes, por exemplo, eu diria que é, em primeiro lugar, a Devise. Eles tem uma pegada meio Oasis, mas também com uma pegada de rock de garagem. Outra banda que está começando agora e que gosto muito dos meninos é a Banda Noema. Eles tem um ouvido muito legal, o vocalista é muito bom, o Cruvinel. Essas bandas são algumas que eu confio e boto muita fé! 

KT: Agora falando do álbum, o que a gente pode esperar desse lançamento no geral? 

Juliano: Esse é um disco que mostra duas identidades nossas: canções reflexivas e mais calmas, como essa, contrastando com nosso lado dançante e feliz. Vão ter músicas com bastidas gostosas de ouvir, que lembram um pouco o clima praiano. Algumas pessoas podem até notar referências de Sugar Ray, Sticky Fingers... O Rex Orange County foi um cara que eu e o João ouvimos muito para fazermos esse disco. Tem alguns timbres que você vai encontrar essa pegada. As melodias vão caracterizar mais o nosso estilo, no sentido de olhar e falar: "isso aqui é a Daparte".

KT: Com a pandemia, tudo mudou, principalmente na estratégia de lançamento das músicas. Como isso impactou vocês para o planejamento desse álbum?

Juliano: A gente conversa muito sobre isso. Inclusive, esse disco que vamos lançar já está todo gravado desde o ano passado. Mas resolvemos segurar um pouco para esse ano, achando que ia estar tudo normal, e que poderíamos fazer shows, viajar, fazer agendas em rádios. Mas a gente viu que não ia rolar e por isso decidimos lançar. Se seguramos muito as músicas, a gente vai mudando e aquilo vai ficar remetendo a um passado nosso. Então, o lançamento vai ser todo virtual mesmo, não tem como fugir muito disso. Estamos investindo nos videoclipes, vamos começar a postar mais conteúdos no YouTube, falando das composições e referências de bandas que a gente gosta. Basicamente, tentar fazer essa aproximação com o público, né? Nessa pandemia, ganhamos muitos fãs e isso foi muito legal. E, se der tudo certo com a vacinação, tomara que role de ter um show no fim do ano. 

KT: E para encerrar, o que você gostaria de falar para os seus fãs?

Juliano: Queria falar para ouvirem “Nunca Fui Desse Lugar” com muita atenção e reparar na letra. Ela tem frases enigmáticas e as pessoas vão gostar de ficar decifrando. E espero que o pessoal curta o clipe, de ver as duas bandas juntas. Tanto a Daparte e a Lagum está muito feliz com esse lançamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário