Imbapê fala sobre sua estreia e afirma "Espero que a minha arte sirva como um acalanto"

"Eu tenho esse desejo de expor a minha arte há um tempo, então eu estou muito feliz de poder expor pro mundo e ver a reação das pessoas". É assim que Lucas Barbosa define a importância do seu primeiro projeto como Imbapê.

Em março, Imbapê lançou seu primeiro single, "Pisciano". O momento em que estamos vivendo, fez com que os planos para essa estreia fossem alterados. "Essa música era pra ter sido lançada no carnaval, pra vir com uma outra vibe.. Não que ela não tenha vindo, tanto que eu espero que minha arte sirva como acalanto, um alívio para as pessoas". Além disso, foi de caso pensado lançar a canção durante o sol em peixes. "Eu lancei no último dia de sol em peixes, porque pisciano é assim, atrasado (risos)", conta o mineiro de forma descontraída. Sobre como essa música foi escolhida como o primeiro lançamento, Imbapê diz "Eu queria que Pisciano fosse o primeiro, porque eu estou me apresentando para o mundo e eu carrego esse signo comigo".


O primeiro EP do cantor se chama Bicho Solto e está previsto para ser disponibilizado no segundo semestre de 2021. O nome do EP não é título de nenhuma faixa e desde sua produção, Imbapê já sabia que não queria um nome de alguma das faixas. "Queria um nome que resumisse o momento. Tem a parte de `Pisciano` que fala 'sou pisciano solto', mas este EP para mim representa realmente um bicho solto, eu estou fora da minha jaula agora. Esse nome carrega o momento que estou vivendo e da maneira que estou expondo esse projeto".

Por trás das composições de três das quatro faixas de Bicho Solto, inclusive "Pisciano", está a cantora e compositora Laura Jannuzzi, amiga do artista. "Laura não abriu a porta, ela mostrou a casa toda. Mostrou como se trabalha com música, isso foi muito importante. A questão de trazer a Laura pro EP não foi porque somos amigos, a questão é que a linguagem dela como compositora, agora para este trabalho, me define". Imbapê também é compositor, mas afirma "Acho incrível esse processo enquanto intérprete, trazer para mim e me colocar como mais um instrumento para valorizar a música".

Junto à estreia da música, "Pisciano" recebeu um videoclipe e todas as canções do EP receberão um audiovisual dirigido artísticamente pelo intérprete. "Eu não vejo meu trabalho desassociado do audiovisual. Quando gravei as músicas no estúdio, eu já tinha uma ideia do que fazer com o clipe. Eu falo que ninguém consegue explicar melhor o que tá na minha cabeça que eu mesmo. Não recuso ideias, deixo toda a equipe trabalhar artísticamente livre, mas direciono muito para tudo que eu quero que o trabalho seja, porque é a minha imagem, é como eu quero expor, então eu tenho que estar presente, ciente de tudo. Além disso, gosto de estar presente nos processos".

Até o momento em que essa matéria foi escrita, o clipe de Pisciano já ultrapassa 20 mil visualizações, em pouco mais de duas semanas. O número é bastante significativo para um artista que está se lançando agora, mas Imbapê optou por não alimentar expectativas de como seu trabalho seria recebido. "Minha expectativa foi no trabalho, eu coloquei expectativa em fazer um clipe e em trazer um resultado bom. Fiquei impressionado com a repercussão das pessoas, porque eu não esperava. Precisava expor desse jeito e estou muito feliz com o que as pessoas estão falando. Só gratidão mesmo!".

Nascido em Juiz de Fora, MG, Lucas Barbosa já foi atleta de taekwondo. Aos 15 anos, o mineiro já fazia parte da seleção brasileira. "Gostava muito daquilo, mas sabia que tinha uma validade pra mim, porque com 16 anos, eu mudei de casa, mas comprei um violão. Coitada das pessoas que moravam comigo, porque eu ficava lá o dia não sabendo tocar e nem cantar ainda". Porém, a decisão de abandonar a carreira de atleta e seguir para a música não foi fácil. "Foram muitos anos investidos com o objetivo de chegar nas Olimpíadas. Esse era o meu objetivo, eu treinava para isso. Abandonar um sonho muito grande que você dedicou muito tempo não é muito fácil, mas foi algo necessário pra eu começar a correr atrás daquilo que eu acreditava e do que eu queria", afirmou o artista.

Após decidir criar uma carreira musical, Lucas se lançou com o nome artístico "Barbosa", mas foi depois de uma live no Instagram que surgiu o Imbapê. "O Imbapê é um presente da minha tia Bianca, uma pessoa que eu acredito muito, que é muito sábia. Fiz uma live no Instagram, minha tia assistiu e no outro dia, veio conversar comigo. Ela disse 'seu nome artístico é bonito, porém ele não é um nome de força', e aí ela sugeriu o Imbapê. Descobri que o significado é uma variação do idioma zulu da África e significa Leão. O Imbapê não veio da noite pro dia, foi um processo de construção e quando eu vi a capa do single, com esse nome... Foi quando eu disse 'esse é o Imbapê' e fez todo o sentido".

Segundo o cantor, Pisciano é só um gostinho do que está por vir e sobre o que podemos esperar, ele afirma: "Eu sou muito fã da Nina Simone e sigo muito o que ela fala, tento seguir muito como levar a minha arte. Ela fala que o dever do artista é de refletir os tempos, seja o dele mesmo ou seja os sociais. Esse projeto vem muito disso, quero muito que as pessoas reflitam o tempo que a gente tá vivendo, mas que também entendam meu momento de libertação. O EP traz reflexões, eu espero que as pessoas não só consumam, espero que elas entendam".

Nenhum comentário:

Postar um comentário