Em entrevista, Zeeba fala sobre o novo single “Passeio”, o significado por trás do videoclipe e revela os detalhes do próximo álbum!

Os preparativos para o novo álbum de Zeeba estão a todo vapor. Recentemente, o cantor lançou seu mais novo single “Passeio” que veio acompanhado de um videoclipe que traz uma homenagem super especial. Em um bate papo com o Keeping Track, Zeeba contou sobre o processo de composição da nova música, o conceito do videoclipe, o método de compor faixas em inglês e português e ainda deu spoilers sobre o que veremos no novo disco.

Zeeba começa contando que está ansioso para o lançamento do seu próximo álbum e que está com expectativas altas para o segundo single do disco, “Passeio”, que é todo em português, diferente da maioria dos sons que tem feito e também fala da reflexão por trás dela.

A inspiração por trás de "Passeio"

“[A música] veio depois de um papo que eu tive com o meu vô, antes dele partir. A gente teve um momento assim na família que ele meio que se despediu da gente. Minha avó faleceu ano passado e ele tava se sentindo meio sozinho. E a gente teve uma conversa depois do natal, ele falou assim: ‘Caramba como passou rápido né, já ta no fim, eu sou a mesma pessoa de 90 anos atrás só que agora vai acabar, chegou ao fim, tá chegando ao fim’ e num papo assim meio nossa, não fala isso né, vô’. É uma coisa simples e clichê de se dizer, mas a vida passa muito rápido, então não vale a pena a gente perder tempo com coisas que não vão somar, vamos viver a vida de uma forma mais leve, focar nisso porque passa rápido né, então não vamos perder tempo”.

A faixa surgiu quando ele estava no estúdio junto com a compositora Bibi, eles estavam em um papo falando sobre a vida e alguém falou: ‘A gente só tá aqui a passeio né’. “Aí eu falei nossa isso é muito legal e aí veio o nome da música. Espero trazer uma felicidade aí para a galera, essa sensação de aproveitar e curtir o agora, dá um relax para toda essa loucura que a gente tá vivendo no mundo do jeito que tá”.

O impacto da pandemia e evolução pessoal

Durante a música, Zeeba canta sobre coisas que deixou passar, que não se arrepende, mas queria voltar no tempo. E perguntamos para ele se a pandemia o impulsiona a ter um olhar diferente sobre sua vida: “Bem, a correria de show, com a rotina que eu tinha antes, até mesmo quando eu fazia os shows com o Alok assim, era uma loucura. Eu acho que a pandemia foi bom pra dar uma pausa forçada né. Sempre quis fazer um álbum, mas nunca tive tempo e agora a gente ficou 1 ano direto só fazendo música.”.


Falando um pouco de anos atrás, quando o cantor lançou o hit “Hear Me Now” até agora e como foi a sua transformação e evolução no cenário musical nacional, Zeeba conta sobre sua trajetória “é muito louco que “Hear Me Now” entrou na minha vida assim. Eu venho de uma banda de indie rock, mas o Alok amou a música e quis fazer um som mais eletrônico. Aí eu entrei de cabeça nesse mundo do eletrônico. Foi muito legal, eu sempre curti festa, David Guetta, Kygo, etc. Mas não era o lance que eu pensava assim pra mim. Acabou acontecendo.

O cantor confessa que levou tempo até se encontrar na música: Com o tempo eu fui vendo ‘Caramba, quem é o Zeeba’. A “Passeio” veio nessa onda, a “Cansei” tem um lance mais R&B, mas é uma mistureba, lancei um álbum acústico também na pandemia que, aliás, eu ia fazer uma turnê acústica de shows. Não penso no mercado pra fazer o que tá funcionando, na real. Inclusive até o português foi algo que foi mais espontâneo, todo mundo sempre falou pra eu fazer, mas eu nunca fiz e aí chegou uma hora que eu falei 'cara, eu acho que eu to afim de entrar nessa pegada' e comecei a escutar mais música nacional. Tô empolgado e ansioso para essa nova fase de Zeeba”, afirma ele.

“Hoje em dia, eu já começo o improviso pensando a música direto em português. E também já estive com um pessoal muito legal da composição. Me juntei com a galera do OUTROEU, a gente fez algumas músicas. Até o Pedro do Lagum, a gente encontrou e também fizemos um som. Tem a Bibi, que é uma baita compositora, já fez músicas com Vitor Kley também. Eu sou muito perfeccionista então eu to me juntando com um pessoal legal assim pra fazer as músicas, finaliza.

O conceito desse novo disco

Nesse novo projeto, o cantor vai trazer um clipe para cada música do disco e cada uma delas será gravada em cômodos diferentes da casa que era dos seus falecidos avós, como uma forma de homenagem. “A casa dos meus avós é vizinha de muro com a casa dos meus pais e assim que meus avós faleceram, a casa ficou vazia e a gente não sabia o que fazer, meu pai não queria alugar, a casa, na verdade, quem é dono é o meu pai e aí ela ficou meio paradona. E eu falei ‘cara, vamos usar’, é linda a casa, tem memórias e é muito louco que as pequenas coisas que a gente deixa mostra um pouco de quem a gente era também, foi um tipo de homenagem e também trazer uma luz para casa, vai ter música que a gente vai mudar bastante e outras que a gente vai deixar algumas coisas de como era mesmo, tipo a estante do meu vô.”.

Zeeba aproveitou para mostrar para gente alguns cômodos da casa que serão gravados os videoclipes. Ele mostrou parte do quintal que teve o piquenique da gravação do clipe “Passeio”, falou da parte de cima da casa onde foi filmada o clipe de “Cansei” e mostrou a livraria do avô que ele quer muito usar em algum visualizer. “São pequenas coisas que trazem ali lembranças legais dos meus avós. Minha avó me criou quando eu era mais novinho, cuidou de mim, meu avô teve uma fase de colégio, ele era engenheiro, então ele me ajudou com matemática. Eles sempre foram muito presentes na minha vida, foi punk né, quando as pessoas vão embora assim, mas a gente cada vez percebe mais que é tudo um ciclo, que faz parte, que é a vida e “Passeio” é sobre isso também, daqui a pouco acaba e vai indo, essa é a vida né”, conta ele.

Falando ainda sobre o conceito dos videoclipes e a conexão entre as músicas. Zeeba diz que “Passeio” tinha um astral mais solar e eles quiseram uma pegada mais verde, um lance com área externa. Já na música “Cansei”, eles quiseram falar de um relacionamento desgastado usando como analogia uma cozinha, já que é um ambiente de rotina, do dia a dia. O casal sempre se cruza ali de manhã mesmo quando estão brigados.

Então, cada música estão sendo pensadas em um ambiente diferente, às vezes pensando no vídeo antes e decidindo qual música pode ficar legal naquele cômodo. Aliás já estão no processo de fazer o terceiro clipe que será o terceiro single do disco.


Experimentando novos sons

O cantor também já experimentou vários sons diferentes e promete um som bem versátil para o novo disco. “Eu acho que a gente sempre vai viajando assim no que a música pede também, o lance do sax agora a gente colocou em algumas músicas do álbum, ficou bem legal, os metais, trompete e tal. Achei muito legal porque trouxe um pouco da brasilidade também então fica essa mistura aí. Às vezes eu vou fazer um som em português e fica com muita cara de um gringo fazendo e eu não quero isso, eu quero que tenha o meu lado brasileiro ali também, então a gente vai explorando. Eu com o Bruno, a gente sempre tenta ir atrás de sons novos e sem se prender.”

O último disco de Zeeba, Reset, foi feito totalmente na versão acústica com releituras de músicas já lançadas. Agora, para o próximo álbum, o cantor conta que será mais solar, mais pra cima, como a música “Passeio” que é uma faixa mais feliz, terá coisas reflexivas e será bem dinâmico, bem eclético mas com muitas produções diferentes, sempre tentando inovar. Ele diz que pode dar uma chocada no ouvido, mas de um jeito bom e também revela que terá feat internacional com uma cantora australiana, feat nacional e que será lançado no final do ano entre outubro e novembro.

Expectativa para o período pós pandemia

E claro, ele também está muito animado para voltar aos palcos e se apresentar para o público com as músicas novas. “Eu quero fazer muito show, já tô ensaiando com a banda. Aliás vai ser uma loucura porque vai ser um show com tanta música nova, vou até ver como fazer isso, porque há 2 anos atrás era um show e agora, depois de ter soltado aí 15/16 músicas novas, vai ser uma missão encaixar as músicas no show. “Hear Me Now” eu nunca vou poder parar de tocar nos meus shows, mas é isso, vou ter que dar uma estruturada no show”.

Já estamos ansiosos para chegar esse momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário