Precisamos falar sobre “Depois do Fim”, novo álbum da Lagum



No dia 14 de abril, a banda Lagum lançou seu quarto álbum de estúdio com 14 faixas. “Depois do Fim” chega após o lançamento de um single e um EP, “FIM”, ambos ainda esse ano. Bom, precisamos falar sobre o novo disco! 

Em fevereiro, os mineiros que compõem a banda divulgaram o single “Olha Bela”, tocaram a música ao vivo no Planeta Atlântica e anunciaram o fim da turnê MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui), afirmando que fariam uma pausa nos shows… Só não sabíamos que essa pausa seria para lançar um EP! “FIM” foi lançado em março com três faixas e um live sessions.


Com um single e um EP já estava bom demais, não é? Considerando que eles avisaram que fariam uma pausa e rolou até rumores sobre a banda acabar. Bom, eles provaram que não quando anunciaram que já tinha mais um álbum a caminho.

E aí veio essa teoria boa: 

… que acabou sendo certeira! “Depois do Fim” chegou aos streamings no dia 14 de abril, com visualizers e o clipe de “Olha Bela”. Das músicas do EP, apenas “Ponto De Vista” entrou no disco. “FIM” aborda aquele sentimento bruto de quando um relacionamento chega ao fim, quando tudo está mais intenso. Já o álbum, trata do depois, fala sobre o recomeço, mas sem deixar a dor do término de lado. É uma obra genial! 


O novo disco deu espaço para a Lagum mostrar novas facetas, diria que é o disco mais MPB deles, mas sem deixar de ser a “Lagum raíz”. Diria também que é o álbum mais maduro da banda, falando sobre sonoridade, composição e voz. 


A introdução do disco é cantada por Zani (guitarra/voz) em curtos 1:33, mas que transborda paz para os nossos ouvidos. Logo em seguida, vem a faixa-título do álbum, que com o refrão “Vê se vai sem voltar / Não olha pra trás que eu tô seguindo em frente / Tem gente que começa só depois do fim” já levanta o astral e mostra que dá sim para ficar bem depois de um fim. 



E assim, entre altos e baixos, segue com as faixas “De Amor Eu Não Morri”, a já conhecida “Olha Bela” e “Nem Vi Que O Tempo Voou”. Até que chegamos no ponto de olhar para si e refletir sobre os próprios sentimentos com “Outro Alguém” (em minha opinião uma das músicas mais gostosas de ouvir e que mistura inglês, italiano e um pouco de francês), “Habite-se” vem em seguida com o recado dado de bandeja no título que discorre no refrão e soa como um mantra: “Habite-se / Alimente-se de si / Decido me escolher antes de me dividir”. “Frágil” tem um canto falado que traz reflexões sobre esse momento frágil pós-término.


Indo para o fim do disco, “Mudou Nada” carrega a essência da Lagum e me lembra músicas como “FESTA JOVEM”, do MEMÓRIAS e “É Seu”, do disco “Coisas da Geração”, que são músicas mais curtas, mas que envolve todo mundo. Seguimos para “Ou Não”, “Sobre Mim” e “Ponto De Vista”, essa, na minha opinião, uma das músicas mais lindas que a banda já fez. 


Mantra Do Bom Término” finaliza o disco e não poderia acabar melhor! É quase como se fosse o encerramento da primeira fase depois do fim. O álbum está muito coerente e muito bem amarrado. As músicas se conversam e, quando ouvidas da ordem, fazem todo o sentido. Não é como se todos nós sentíssemos as coisas da mesma forma, mas certamente dá para entender bem o que está sendo dito e dá para sentir junto. 


Ah, e a faixa 11, “Coisa Boa” segue sendo um mistério. Tudo o que sabemos é que é a melhor música do álbum, isso segundo eles. 

Em minhas considerações finais, devo dizer que a Lagum segue sendo a banda que só tem música boa. Eles simplesmente não erram! Na verdade, cada lançamento acaba sendo melhor. “Depois do Fim” é o melhor álbum da banda e vale a pena escutar, é de escutar no repeat e tomar cuidado para não enjoar (porque, por experiência própria, digo que dá vontade de escutar todo dia, toda hora e em todo lugar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário