Alt-J aumenta expectativa para o terceiro álbum de estúdio com muito dinamismo


Após dois grandes álbuns de sucesso, Alt-J está de volta com seu som abstrato tão único que todos amam. A banda já lançou três singles nos últimos meses, deixando todos bem curiosos e ansiosos para a estreia do terceiro álbum de estúdio.

Desde o lançamento do álbum de estreia, mas majoritariamente após a estreia do segundo, Alt-J vem conquistando o público com o seu som alt-pop instrospectivo e esquizofrênico, responsável pelos nossos momentos “mindblown” de cada madrugada. Em ambos os trabalhos anteriores, a banda soube fugir dos rótulos e criar seu próprio gênero musical, que mistura um pouco de experimentalismo com momentos de pura fervura extremamente contagiantes. O trio sempre foi muito conhecido pela originalidade de sua atmosfera abstrata e artística, que leva a banda para um nível muito além do Radiohead – com quem a mídia comparava demais o Alt-J no começo –, ainda mais por conta de todo o modernismo trazido ao seu som, algo que poucas bandas conseguem fazer.

Depois dos grandes sucessos dos dois últimos álbuns, respectivamente An Awesome Wave e This Is All Yours, a banda está de volta aos holofotes com o novo álbum, Relaxer, que só com três singles já está sendo nomeado por alguns fãs como um dos melhores materiais da carreira do Alt-J. As três primeiras amostras do álbum – “3WW”, “In Cold Blood” e “Adeline” são bem diferentes entre si, porém todas são impecavelmente bem produzidas, cada uma em seu campo.


O carro chefe “3WW”, lançado no começo de março, engloba desamparo, amor e impulso sexual através de um conto emocionante de um garoto que, ao passar por uma perda e por experiências selvagens, sempre volta no conceito frágil do amor e como a demanda pode ser tão alta por um sentimento tão desgastante na sociedade. Todo o enredo é acompanhado de uma estrutura sonora extremamente delicada, protagonizada pela voz vulnerável de Joe Newman e acompanhada da percussão suavemente tocada por Thom Green, juntamente com uma guitarra e piano que só ampliam a atmosfera sentimental. A música por completo é um tremendo acerto, mas os grandes momentos são definitivamente quando Newman e Unger-Hamilton harmonizam perfeitamente em a capella, nos levando quase que para uma esfera extremamente angelical como eu nunca havia ouvido antes em materiais anteriores da banda. Outro destaque fabuloso é a participação de Ellie Rowsell, vocalista do Wolf Alice, que encanta com sua voz genuína e traz para “3WW” uma perspectiva feminina que torna a música ainda mais intimista e profunda, principalmente com a frase “Love is just a button we pressed last night by the campfire”. Por fim, a música termina com Rowsell e Newman cantando juntos na mais bela sincronia, que abre portas finais para um outro de guitarra que finaliza a música com chave de ouro.


A segunda lançada, “In Cold Blood”, já segue uma linha diferente da primeira, mais próxima do som extravagante já apresentado pela banda antes, em músicas como “Left Hand Free” e “Breezeblocks”. A música é uma das mais contagiantes da discografia do Alt-J, sem dúvida alguma, fazendo dela a responsável por trazer o valor comercial pro Relaxer. Logo de cara, você já se entrega pelo “01110011/Crying zeros and I'm nearing 111” que já nos dá aquele feeling de que o repeat dessa música vai ser intenso – e pelo menos pra mim, realmente foi. Brincando muito com o absurdo e uma pegada mais despojada, a banda explora uma gama instrumental maravilhosa, guiada principalmente por metais épicos durante a música toda. Os “La-la-la” e todo o crescente faz da música uma grande aposta pros charts!


“Adeline”, a mais recentemente lançada, é a mais introspectiva e melancólica de todas. A temática peculiar conta a história de um diabo da tasmânia que se apaixona por uma mulher enquanto ele a vê nadando, fazendo com que o mesmo caia aos prantos ao perceber que nunca vai poder ficar com ela. O diabo da tasmânia funciona como uma analogia óbvia ao estado degradante que um homem pode chegar ao se apaixonar obsessivamente por uma mulher, a ponto de se rebaixar ao nível de um animal. A angústia da música é construída através dos vocais fechados de Newman, do coral agonizante das crianças e das camadas musicais que só crescem ao longo da faixa, com direito até a um violino. É maravilhoso observar como “Adeline” evolui, muda e se torna um grande monstro de emoções. O diabo da tasmânia provavelmente deve ter se transformado no Hulk ao fim da música. E o mais especial de tudo: Hans Zimmer é o principal compositor e produtor da música, e realmente é perceptível a influência cinematográfica. “Adeline” não falha em trazer arrepio atrás de arrepio.

Com essas três faixas, pode-se perceber que Alt-J permanece ainda enraizado no som pelo qual nos apaixonamos na primeira vez, o que é muito bom, mantendo sua criatividade lírica cheia de analogias inovadoras e sua produção instrumental tão bem trabalhada, que está em falta no mercado, até na cena alternativa. A banda parece estar até trabalhando mais em suas camadas durante as músicas, e se isso continuar acontecendo nas outras do álbum, acredito que ele poderá se tornar o melhor disco da carreira do trio. As três faixas soam totalmente diferentes umas das outras, porém cada um tem seu encanto e momento marcante que nos aquece suficientemente para o álbum completo. Relaxer contará com oito faixas e será lançado no dia 02 de Junho. Ansiedade é o que não falta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário