Metallica relança seu icônico EP de clássicos do rock


O Metallica está relançando seu primeiro trabalho de estúdio com Jason Newsted, o famoso Garage Days Re-Revisited! O EP esteve fora de catálogo e volta às lojas pela primeira vez desde 1989! Relembre conosco esse clássico esquecido e não tão produzido!

Ainda que 1987 tenha sido há muito tempo, este EP de covers ainda é um dos trabalhos mais bem feitos do Metallica, acredite se quiser! A produção crua do disco e a ótima escolha de faixas, fizeram desse um disco icônico, não só por ter uma banda gigantesca tocando suas maiores influências, mas por ser um ótimo showcase do talento do então recém-chegado Jason Newsted.

O disco abre com uma versão pra lá de pesada de “Helpless” do Diamond Head, originalmente lançada em 1980, no álbum Lightning to the Nations. O Metallica deu um novo ar à canção, tocando-a em ritmo mais acelerado, com pedal duplo na bateria e adicionando um solo, além de terem removido a parte final presente na música original.

Quem achou que não ia ter metal escocês, achou errado! A segunda faixa “The Small Hours” foi originalmente lançada em 1983, no álbum Live (Hot Curry & Wine) da banda Holocaust. A versão do Metallica diminui o ritmo, deixando-a mais arrastada e consequentemente mais pesada, adiciona um novo solo (e que solo!), e faz pequenas mudanças na estrutura da canção.

Saindo um pouquinho do underground, mas não muito, temos “The Wait” do Killing Joke, presente no debut autointitulado deles, lançado em 1980. A canção pós-punk tomou uma forma mais pesada nas mãos do Metallica, que mais uma vez diminuiu o ritmo, abaixou de leve o tom original, mudando o clima geral da música, e fez pequenas mudanças na seção do refrão e também na linha de baixo.


Deixando a princesa Diana orgulhosa, o Metallica regravou o clássico da banda galesa Budgie, “Crash Course In Brain Surgery”, originalmente lançada no álbum In For The Kill de 1974. A canção, que era praticamente um hard rock, foi convertida em heavy metal da melhor qualidade, com um ritmo mais acelerado, um tom abaixo, a adição de um solo de guitarra e outras mudanças estruturais menores como a remoção de um pequeno verso contido quase no final da original.


A cereja do bolo vem no final, com a dobradinha de punk rock “Last Caress/Green Hell”, ambas do icônico grupo Misfits. “Last Caress” foi lançada originalmente em 1980 no EP Beware e “Green Hell” no álbum Earth A.D./Wolfs Blood de 1983. Ambas tiveram sua simplicidade punk convertida em peso, especialmente a segunda, que foi transformada em um thrash metal que beira o bizarro. Ao final da faixa, ainda se ouve um pequeno trecho pra lá de desafinado da introdução de “Run to the Hills”, um clássico do Iron Maiden.

O EP já está disponível nas plataformas de streaming e também em CD, vinil e cassete (!!!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário