Foals inova em novo álbum de estúdio e nos traz uma nova mensagem


Imagem relacionada

Inovadores e intensos, Foals traz um novo álbum cheio de ideias incríveis e com uma ótima mensagem. Everything Not Saved Will Be Lost é o quinto trabalho da banda que logo, logo estará no Lollapalooza 2019!

Foals começou desde 2005 lá na Inglaterra. Os caras decidiram apostar em um indie rock e conseguiram muito bem o que queriam. Foram ficando cada vez mais populares e juntam uns bons anos pela experiência no cenário musical. Eu diria que não é tão simples encontrar uma banda que consegue exemplificar tão bem o que gostariam de passar ao público. 

Neste ano eles são um dos artistas a se apresentar no Lollapalooza e, desde 2015 não tínhamos um álbum novo para colocar na setlist. Bem, finalmente recebemos o mimo e eles acabaram de lançar um fresquinho. Mas não só isso de novidade, esse quinto álbum é apenas o começo, porque é a primeira parte! Logo mais, ainda esse ano (possivelmente em setembro), teremos o Everything Not Saved Will Be Lost, Part 2

Desde já não deixo de dizer que a mensagem que eles pretendiam passar pelo álbum foi muito bem elaborada - e também recebida por nós que a ouvimos. Segundo as explicações do próprio Yannis (o vocalista), o álbum se trata de algo incomum - como ele mesmo gosta. Inclusive, ele afirmou que apesar de gostar de álbuns que não são tão bem-vindos assim, ele gosta de tratar das proporções e respeito para com quem ouve e, bem, isso parece transparente quando ele também diz que queria que o trabalho fosse algo mais inspirador e direto com os ouvintes. 
Esse é o álbum dos Foals que mais fala diretamente com as pessoas, porque nós estamos no mesmo barco. Num nível musical, nós queríamos que tudo fosse inspirador e urgente. Nós queríamos que fosse algo gratificante, num nível físico e, então, que isso pudesse ser contra-argumentado com letras mais ambivalentes e melancólicas.

As faixas dessa vez têm um diferencial do álbum anterior, fugindo um pouco daquele clássico indie rock para algo mais alternativo, ou experimental talvez. É por isso que eles se mostram inovadores com esse novo trabalho. Em "Moonlight" nós já notamos a diferença. É uma música perfeita para introduzir o álbum tendo em vista que ela já se mostra muito diferente de todas do What Went Down. Uma atitude ousada, mas que valeu a pena o risco de mostrar o diferencial mais diretamente, como queriam.

"Exits" é um dos singles do álbum. Uma canção mais slow, mas que ao mesmo tempo não enfraquece a composição do álbum. E contraditoriamente é seguida por "White Onions" que é uma canção de pura energia que marca o álbum muito bem e ainda resgata o indie rock que só eles fazem. Uma das minhas favoritas.

"In Degrees" acrescenta a energia que a anterior passa. É uma faixa dançante e até paradoxal com o álbum, com elementos diferentes e alternativos -  um flerte do rock alternativo com o dance music que deu certíssimo. Já "Syrups" é a que contrasta com essa, como se nos transpassasse no tempo e trocasse as gerações, de uma mais ao auge da juventude para uma mais madura e underground.


A banda contou que "On The Luna" resgatou o riff de uma outra canção descartada, mas ganhou uma peculiaridade a mais e que também tem mensagens críticas à política - como ao governo Trump, por exemplo. A música é seguida por "Cafe D'Athens" que contrasta totalmente com todos os sons anteriores. Numa viagem deles a Paris eles tiraram inspirações de pessoas que tocavam vibrafones, xilofones e marimba. Por aí surgiu a composição de uma música um tanto quanto peculiar e meio Glass Animals da vida.

"Surf, Pt. 1" é um interlúdio bem chill que leva para uma outra atmosfera do álbum, que entra com "Sunday", a qual carrega muito bem aquele mood do dia de domingo que nos arrasta a relaxar e manter aquele estado. Talvez essa seja a música que mais passa tudo o que eles queriam com o álbum. A letra rodeia o lado mais melancólico e ambivalente, resgata peculiaridades de cada álbum e traz o novo. Mais uma das favoritas.


Para encerrar, o álbum traz "I'm Done With The World (& It's Done With Me)", a mais melancólica de todo o álbum com o predominante som do piano. É bem como os créditos finais e ainda carrega toda a atmosfera inspiradora e gratificante que eles pretendiam. A escolha perfeita para encerrar a primeira parte do álbum.

Everything Not Saved Will Be Lost, Part 1 soube bem carregar a mensagem e os trouxe um novo olhar, algo diferente e bem elaborado. E, durante a espera da próxima parte, poderemos vivenciar a nova experiência deles no Lollapalooza em São Paulo no dia 05 do próximo mês. Quem sabe eles também não voltem no próximo ano para juntar as duas partes aqui... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário