EDEN expõe sinceridade e nos apresenta seu novo eu com 909


Resultado de imagem para eden 909

Já faz um pouco mais de um ano do primeiro álbum de EDEN, desde então tivemos uma grande turnê, poucas atualizações e lançamentos. Depois de um 2018 agitado para o cantor, não sabíamos quando ele voltaria à cena... e finalmente aqui está a nova canção "909".


Vertigo: uma das melhores obras artísticas do século! (Sim, é isso que eu me arrisco a dizer). Um álbum impecável e sem defeitos. De uma produção magnífica (pelo próprio Jonathon Ng), harmonicamente mixado, com letras trazendo uma imensa crise existencial com diversas fases. O álbum e suas partes é uma obra crua sobre a vida de um jeito intensamente emocional, uma grande mistura de sentimentos verdadeiros que Jon trouxe no período de criação. A atmosfera se transforma ao longo de cada música sentida nesse trabalho. Aqui nós falamos anteriormente sobre todo o álbum.

Depois do lançamento, ele já rodou uma parte do mundo com sua turnê de muitos shows esgotados. Nesse meio tempo ele lançou mais duas músicas impecáveis, produziu e compôs canções com outros artistas e sumiu. Vez ou outra que ele dava um "alô" em alguma rede social para mostrar que ainda estava vivo. Uns meses passaram e ele prepara a nova surpresa: uma nova era. Mas "909" é como o  fim da nova era que está apenas começando; já vou explicar o porquê.

EDEN sempre costumou retratar seus ciclos emocionais da forma mais crua e honesta em suas canções. Com "909", a sua sinceridade não foi deixada para trás, mas, desta vez, ele retrata a música como o fim de um ciclo, a saída dele.
Eu acho que com muitas mudanças e acontecimentos rápidos nos últimos anos, pode haver uma espécie de acúmulo de energia emocional. Não que '909' tenha sido uma explosão ou uma erupção mas, através disso, acho que encontrei uma saída, uma porta.

Na letra da música ele fala exatamente sobre como o último ano foi longo e turbulento na vida dele com tudo que aconteceu. Ainda relata sobre como tantas coisas mudaram e influenciaram que ele já não é mais o mesmo. Fala de seus ciclos e ambições - principalmente quando cita Cassini, um satélite que foi enviado para estudar Saturno conhecido como um dos trabalhos mais ambiciosos e bem feitos. Para mim, ao que tudo indica, algo diferente e bombástico está por vir.

O clipe exemplifica muito bem a ideia da música. Retratando duas personagens, uma mais velha e outra mais nova, como para exemplificar um trauma antigo, um "eu" antigo. Ao mesmo tempo, a mais velha parece sempre mostrar que sua essência continua a mesma, sempre com as ambições de ser livre e sempre mudar. Uma aceitação de todos os ciclos e mudanças - os altos e baixos; isso explicaria muito bem a ideia das borboletas no clipe. Ao final, parece que tudo já está bem resolvido com a personagem mais velha "indo embora" pelas paisagens do norte da Tailândia.

Parece apropriado dizer que '909' é o lançamento que diz como vai ser o que quer que seja que vem em seguida. Algumas pessoas dizem 'comece pelo começo', mas eu estranhamente acho que trabalho melhor começando pelo final.

EDEN como sempre não deixou de caprichar em mais uma faixa. A questão de mostrar tudo como um lado bem resolvido dele é o que comprova a ideia de começar por um fim. O jogo inteligente traz o final do que seria uma nova "crise existencial" de Jon. Há muito do que se esperar desse novo suspense e estamos aguardando tudo ansiosamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário