Sasha Sloan mostra todos os seus lados com o EP “Self Portrait”

Na preparação para cair na estrada com a “let’s get sad tour”, a cantora americana Sasha Sloan lançou o seu terceiro EP Self Portrait. Composto por 4 músicas já conhecidas pelo público e 3 inéditas, a obra promete surpreender com sua versatilidade.

O título Self-Portrait (ou autorretrato em português) pinta vários lados de Sasha, que passa por baladas românticas, indie pop melancólico, além do bom e velho pop, carregado de muita ironia e deboche. 

O EP abre com a faixa “Thoughts”, uma canção que aborda a falta de autoestima através de situações do dia a dia. A produção é bem básica, dando ainda mais destaque para a composição, que traz versos como “Sometimes, I just can't control my thoughts / No medication's ever made them stop / All I think about is everything I'm not / Instead of everything I got”

“Thank God” tem a composição mais provocativa da carreira de Sasha. A cantora narra atitudes condenadas por pessoas mais conservadoras, assim como admite ter as praticado. A partir daí ela agradece à Deus por ter criado o inferno, onde ela pode se sentir acolhida, como é mostrado nos versos “Thank God for knowing me well / Thank God for making a place I can smoke / And tell fucked up jokes / Eternally just be myself / Thank God for Hell”

A melodia de “Keep On” é a mais agitada do EP. Ela combina com a composição, que aborda a ansiedade, com um eu lírico que continua “andando”, mesmo que com dificuldade. A melodia rápida e a repetição da frase “You just gotta keep on” simulam a sensação de estar tendo uma crise de ansiedade. 

“Dancing With Your Ghost” é a balada pop do EP. A composição fala sobre sentir falta de alguém e ter medo de nunca mais amar. Sasha canta sobre sempre escutar a mesma música para lembrar de sua presença, entrando num ciclo vicioso que não tem perspectivas de se encerrar. 


As composições de Sasha são constantemente marcadas pela tristeza, porém na faixa “at least i look cool” tal sentimento ganha uma abordagem diferente, que decidi rir para não chorar da situação. A letra debocha das pessoas que posam de cool apenas para mostrar nas redes sociais, mesmo que ela também faça isso. Os versos “But before I leave I know I got to / Find somewhere dope that I can post / Adjust my hair, adjust my clothes / So I can get that fire pose / And it's all for show, but at least I look cool” mostram a triste ironia por traz da canção. 

“Too Sad To Cry” é a faixa mais delicada, tendo a depressão e a fé como temas. A letra fala de um eu lírico que tenta rezar e pedir por ajuda, mas se vê sem forças para isso. Os versos “Don't even try to go out with my friends / Lied to my doctors she knew I was faking / Gave me some pills but I'm too scared to take them / I try and I try / But I'm too sad to cry” são apenas alguns que narram a situação pela qual o eu lírico está passando. 

“smiling when i die” é a faixa responsável por encerrar o EP. Ela reflete sobre aproveitar todas as oportunidades da vida, para que quando ela acabe não exista sentimento de arrependimento. A review completa dessa canção você encontra aqui no site. 

Self-Portrait mostra a capacidade de Sasha de compor sobre diversos temas, sem perder sua essência melancólica e irônica. Infelizmente, a “let’s get sad tour” não tem previsão de passar pelo Brasil, então nos resta enaltecer Sasha Sloan através das plataformas digitais.