Mike Posner surpreende com o álbum ópera rap "Operation: Wake Up"

De surpresa, Mike Posner lançou seu mais novo álbum, Operation: Wake Up nessa sexta-feira (18/12). O projeto conceitual chega no formato inusitado de "ópera rap" e narra, de forma fictícia, uma trama que se passa em dois dias corridos com o músico de volta a Los Angeles após ter se isolado por um tempo em sua cidade natal. Controvérsias, construções angustiantes e extremamente instrospectivas marcam o disco de forma genial.

Para quem não lembre logo de cara, Mike é um daqueles artistas que você já ouviu, só não está se recordando. Apesar de não ter o devido reconhecimento, ele está sempre se reinventando. Foi assim que ele conquistou o mundo com o hit "Cooler Than Me", foi indicado ao Grammy com "I Took a Pill In Ibiza", além de ter escrito sucessos para grandes outros artistas, como Justin Bieber, Maroon 5 e muitos outros.

Agora, com este lançamento surpresa, o músico entrega algo diferente de tudo que já fez antes. Operation: Wake Up é um álbum que vai muito além da música, para contar uma história cheia de tensão que é envolvente e muito coesa. O álbum foi escrito no porão da casa de seus pais, onde Mike esteve por um bom período enquanto seu pai tratava um câncer de cérebro. Infelizmente, ele faleceu no começo de 2017.

O caos que se instalava na vida de Mike foi refletido diretamente no projeto, que mostrou um lado visceral e vulnerável extremamente impactante. O artista discorre sobre crises emocionais, depressão, abuso de drogas e suicídio se imaginando como protagonista da história, além de dar vida a outros personagens baseados no contexto social real de sua própria vida. Toda essa atmosfera é construída com um esplendor poético admirável e uma produção latente que entrega toda a instabilidade de Mike através de sintetizadores, instrumentos de metais, piano e outros efeitos que se juntam em uma nuance dramática e penetrante.


O álbum é tão forte e trata temas de forma tão crua que o próprio Mike fez um aviso em suas redes sociais: "OPERAÇÃO: WAKE UP é uma história de ficção que confunde a linha entre a realidade e a arte performática. Todos os personagens e eventos neste álbum, mesmo aqueles baseados em pessoas reais, são inteiramente inventados. Respeitosamente, qualquer pessoa que esteja lutando contra uma doença mental deve ouvir com cautela.".

Já começando com "Shave It All Off", Mike Posner inicia sua narrativa em sua mansão alugada em Los Angeles raspando seu cabelo, enquanto canta sobre estar tentando uma segunda chance na carreira carreira e sobre estar lutando contra um término de relacionamento. Em busca desse recomeço, o cantor diz ter uma sessão de estúdio com Jessie J e um jantar com seu amigo de longa data Blackbear. Mas nada acontece como esperado.

Em "Once In a While (Mike Meets Jessie J)”, Mike se encontra com a cantora britânica e deixa suas inseguranças tomarem conta: “Ela está pensando que eu sou um idiota / então vou cantar para ela uma música que já escrevi e fingir que acabei de inventar”, canta ele. O resultado da parceria vemos na deslumbrante e teatral balada "Weaponry”, que se destaca por si só no disco. A faixa se relaciona diretamente com a trama entre Mike e sua ex da história, Noelle. No clipe, a canção ilustra o conceito e essência do álbum de forma ainda mais agonizante, mostrando uma mulher chorando olhando através de uma janela de vidro para Mike, em uma cela acolchoada, enquanto ele raspa o cabelo lentamente. A emoção de Mike chega a pesar no coração.

A partir daí, seguindo o tracklist, as coisas vão de mal a pior. Mike se encontra com Blackbear em um restaurante e eles decidem marcar uma grande festa na mansão alugada de Mike para animá-lo. O evento conta com várias mulheres, celebridades, bebidas e drogas. Ele já não está tão confortável naquela noite. Sua mente está instável e, como se não fosse o bastante, sua ex aparece inesperadamente e contribui para um final conturbado e obscuro.

Venha entrar nesse universo você também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário