"Vilão Particular": Cortesia da Casa fala sobre amadurecimento na música, lançamento do álbum e parceria com Xamã e Sorriso Maroto

Que o Cortesia da Casa arrasa nas músicas a gente já sabe. O grupo carioca formado por Philipe Tangi e Renato Sheik vêm desde de 2014 emplacando uma série de hits com diversas parcerias incríveis e agora não foi diferente. Em um bate papo super legal com o Keeping Track, eles contaram tudo sobre o álbum Vilão Particular, a nova música com Xamã e o Sorriso Maroto, as parcerias dos sonhos e todas as novidades sobre o grupo em 2021!


Venha conferir a entrevista completa:


KT: Vocês acham que mudou muito o som de vocês desde o começo do grupo até agora no lançamento de “Vilão Particular”?

Cortesia da Casa: Mudou muito. Quando a gente começou a fazer música, o Renato já cantava melodicamente e eu não sabia que eu gostava de cantar, então eu só rimava mesmo e a gente aos poucos foi pesquisando os artistas que a gente gostava, fazendo o afunilamento e foi encontrando a nossa identidade, mas com certeza mudou bastante. Esse álbum vai ser mais uma coisa nova pra gente sabe? Pra englobar no nosso trabalho desde 2013.

 

KT: Quais foram as maiores inspirações pra vocês nesse novo álbum?

Cortesia da Casa: A gente não tem um, são mais de 30, 40 artistas que a gente já pesquisou a vida inteira e escuta até hoje alguns deles, a gente escuta alguns novos, só que eu acho que esse álbum especificamente não tem essa puxada artística de alguém ou uma influência tão forte. Acho que é mais nossa hoje, acho que a gente faz a nossa música bem já do nosso estilo.

A gente chega aqui no estúdio, lança um instrumental, acha um beat e já começa a escrever juntos e vamos fazendo. A gente tem referência de batida, mas não artística, no caso de cantar.

KT: E como que surgiu esse nome “Vilão Particular”? O que seria afinal “Vilão Particular”?

Cortesia da Casa: Então, a gente criou isso meio que sem sentido, foi um nome meio que achado assim, foi coisa de maluco. Artista é tudo doido, mas a gente já tentou até criar significado (para o nome). Tem um significado, mas acho que “Vilão Particular” engloba vários significados em duas palavras, é um nome meio que subjetivo, o “Vilão” que parece uma coisa ruim, mas não. O “Vilão Particular” pode ser uma coisa bem boa sabe?

KT: Me conta também sobre como surgiu a música em si. Como foi o processo de criação?

Cortesia da Casa: Então, foi uma parada bem do nada mesmo, porque a gente faz música praticamente todo o dia e esse estúdio aqui é o nosso estúdio, eu moro aqui e o Renato mora aqui do lado, então a gente está sempre fazendo música todo dia. Foi um dia que tinha uma galera trabalhando aqui e eu pensei ‘Vou escrever alguma coisa porque não to fazendo nada’ e aí resolvi fazer uma música mais radiofônica assim, uma parada que pegue bastante, vou tentar supostamente ‘apelar’’.

Aí eu fiz essa primeira parte, com o refrão e mostrei para o Renato, ele já gostou muito, fez no dia seguinte a parte dele e a gente tem uma proximidade muito grande com o Xamã, já conhecemos ele há 5/6 anos por causa das rodas de rima que a gente ia e ele rimava também. O Xamã foi o primeiro nome que veio na cabeça. E a gente ligou, mostramos pra ele e ele se amarrou na música. Fui lá na casa dele, ele escreveu na hora, rapidinho e depois a gente fez uma reunião pra saber quais músicas seriam do CD e o Miguel Afonso, Guto e o Rodrigo da Universal falaram que a música estava muito boa e que a gente podia botar o Sorriso Maroto e a gente ficou sem palavras, ele super gostou também e adotou a gente.

 



KT: E quando vocês fizeram a música, vocês já pensaram que queriam que ela fosse a faixa-tema do álbum?

Cortesia da casa: Na real não. A gente já tinha essas músicas até antes da pandemia. Sempre fomos assim. Se a gente gostou, a gente investe na parada. Só que o nome é sempre a última coisa que a gente pensa, nós pensamos ‘E agora o nome?’, então é algo bem natural mesmo, a gente chegou, conversou e demos a ideia do “Vilão Particular”, por ser um nome bem forte, um nome diferente e a música ser o carro-chefe desse álbum, então a gente já trouxe pro nome do CD mesmo.

KT: Vocês falaram que a música costuma vir do nada. Vocês acham que algumas músicas vêm mais rápido que outras? Algumas demoram mais para serem feitas?

Cortesia da Casa: Com certeza. Porque a gente tem a nossa zona de conforto em fazer música, o estilo do beat e as músicas que não são da nossa zona de conforto são mais difíceis. A gente nunca tinha feito um tipo de música igual a essa, “Vilão Particular”, e descobrimos que é uma zona que a gente também se adaptou muito fácil. Nós conseguimos produzir bem fácil igual a gente faz na nossa zona de conforto. Todo processo foi bem tranquilo, porque a gente teve tempo também.

KT: Vocês trabalharam com o Xamã e o Sorriso Maroto nessa música. Quais foram as melhores coisas de trabalhar com eles? Vocês acham que a conexão foi boa, por isso a música ficou boa?

Cortesia da Casa: Então, o Xamã a gente já conhece há um tempo, então a conexão com ele já vem de anos. A gente já teve uma música com ele, inclusive, era com o Tangi, o Xamã e o Chayco, que era Família Madá. E o Bruno (vocalista do Sorriso Maroto), em específico, eu já era muito fã a vida inteira, ele faz parte musicalmente da minha vida, na minha carreira artística mesmo e estar trabalhando com ele, conhecer ele pessoalmente, trocar essa ideia é algo que é surreal assim, eu levo como um aprendizado pra vida.

E essa conexão é uma parada que a gente já estava querendo fazer há muito tempo, com a galera do samba, do pagode, e logo o Sorriso Maroto, é algo surreal sabe. E o Xamã também, se adapta muito bem a qualquer estilo de música, ele é muito versátil, fez música com Marília Mendonça que é de outro nicho, fez com a Luísa Sonza, Glória Groove. Então, a gente sabia, com certeza, que ele iria fazer algo surpreendente como ele sempre fez junto com a gente. Todo mundo se adaptou a todo mundo.

KT: Mesmo o Sorriso Maroto tendo um estilo diferente, acabou sendo uma conexão boa para todo mundo né?

Cortesia da Casa: Sim. Se eu não me engano, o irmão do Bruno (vocalista do Sorriso Maroto) canta rap há muito tempo, então ele sempre gostou e ele já tinha feito, se eu não me engano, uma música com o 3030, então foi fácil assim, não teve alguma coisa que fosse difícil dele se adaptar ou do Xamã se adaptar. Como ele já gostava, do rap em específico, da galera e a nossa música também ser uma vertente bem melódica, ele encaixou super certo e já topou de primeira, já conhecia o trabalho.

Pra você ver que a gente, o Xamã e o Sorriso Maroto nos vestimos até parecidos, só que cada um foi pra um canto, mas todo mundo gosta da mesma coisa.

KT: E falando nessas parcerias assim, vocês já fizeram várias parcerias desde o começo da carreira com a Clau, Haikaiss, Rincon Sapiência. Vocês sonham com alguma colaboração no futuro?

Cortesia da Casa: Seu Jorge, Djavan, Ferrugem. Tem uma galera que a gente pensa e com certeza a gente vai fazer trabalho com muita rapaziada boa.

A gente pensa em algumas pessoas que não são do rap, do hip hop, pessoas que a gente ouve há muito tempo, tipo Jorge Vercillo sabe, uma coisa que tem uma influência musical e de vida e que seria alguma coisa que não fosse da nossa zona de conforto também, alguém do rock sabe. Quanto mais explorar o desconhecido, mas vai descobrindo coisa nova, coisa muito boa.

KT: O que a gente pode esperar de vocês esse ano? Além do álbum, vai ter mais alguma coisa que vocês podem falar?

Cortesia da Casa: Com certeza. Além do álbum, a gente vai lançar os clipes de todas as músicas do álbum, mostrando outro lado que a gente tem, que é o lado da dança também, que a gente está querendo mostrar cada vez mais.

O meu pensamento é que esse álbum venha com uma pegada mais de love song mesmo, mais leve, mas mais pra frente a gente vai vim um pouco mais pesado com mais dança, com vários efeitos, a gente pode estar até sair voando aí em um clipe ou alguma coisa assim, a gente só quer crescer. Mas vai vim coisa muito boa, isso aí é só o começo.

A dupla finalizou contando um pouco sobre o novo álbum: “No álbum tem música pra chorar, pra chorar muito, pra mandar pra ele/ela, pra reconciliação, pra dançar, varrer a casa, tem música pra ficar pulando, pra botar de despertador, pra night, pra tudo”. Assim que a gente gosta né?



Escrito por: Beatriz Amorim

Um comentário: